Saiba tudo sobre ACOS no Mercado Livre Ads [Guia Completo]

Acos no Mercado Livre
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ACOS (advertising cost of sales) é a relação entre o faturamento total das vendas por publicidade e o investimento realizado. Ou seja, métrica que permite conhecer a porcentagem que representa o custo das vendas com publicidade. Ele indica os gastos com anúncios e a receita com anúncios.

Se você usa o Product Ads no Mercado Livre para criar campanhas de produtos patrocinados, você precisa saber como usar o ACOS Mercado Livre do modo certo. Do contrário, não conseguirá atingir os resultados que deseja e perderá seu investimento. Mas não se preocupe, vamos te ajudar com isso.

Hoje, nosso especialista em publicidade no Mercado Livre e CEO Joel Jonathan Cunha vai lhe apresentar um GUIA COMPLETO sobre ACOS no Mercado Livre com tudo que você precisa saber sobre ele.

Depois de ver nosso conteúdo você vai configurar suas campanhas de Product Ads do jeito certo para ter os melhores resultados e, claro, não gastar seu dinheiro à toa com um ACOS alto.

Não adianta criar campanhas de qualquer jeito e não configurar corretamente o ACOS objetivo. Isso certamente fará você gastar seu dinheiro e não ter os resultados que se espera.

Bora conferir as principais informações sobre o ACOS? Que tal começarmos pela explicação do que é?

O que é ACOS Mercado Livre?

ACOS Mercado Livre é um coeficiente que relaciona o custo das campanhas de anúncios patrocinados com as receitas que elas geraram. Essa métrica permite saber se houve retorno do investimento nas campanhas de Product ADS.

Por exemplo, se os anúncios geram R$ 50,00 em vendas e você gastou R$ 5,00, seu ACOS é de 10%, com isso pode-se saber se houve lucro ou não.

Portanto, o ACOS é uma das métricas mais importantes para quem usa o Product Ads. Ele é fundamental para entender o rendimento do seu investimento em publicidade.

Atenção: ACOS não é o custo por clique em cada anúncio, nem o preço que você pagará em suas campanhas.

Explicaremos isso mais a frente. Mas, só para garantir que você entendeu o conceito:

Qual coeficiente relaciona o custo da campanha com as receitas obtidas?

O ACOS! Pois ele representa o percentual da relação do total de investimento em campanhas de publicidade com as receitas geradas pelos anúncios patrocinados.

Para ficar mais claro, vamos mostrar como é feito o cálculo do ACOS Mercado Livre.

Como calcular o ACOS do Product Ads?

Então, para calcular o ACOS Mercado Livre de suas campanhas, some o total de investimento em publicidade e divida pelas receitas obtidas com as campanhas. Depois disso, multiplique por 100.

calcular o ACOS do Product Ads

Vamos a um exemplo para esclarecer bem o ACOS:

Você investiu R$ 2.500,00 em campanhas patrocinadas com o Product Ads. Isso impulsionou seus anúncios e você vendeu um total de R$ 33.850,00. Então, o coeficiente que relaciona o total de investimento pelas receitas geradas foi de: 7,38%.

(2500/33850) x 100 = 7,38%

Esse número é alto ou baixo? Isso depende do objetivo do seu negócio, margem de lucro e rentabilidade dos seus produtos. Falaremos disso mais adiante.

Nesse momento o importante é saber o que é o ACOS e como o cálculo é feito.

Agora que você já sabe disso, vamos ao próximo passo.

ACOS ideal Mercado Livre para sua campanha.

O ACOS ideal é o percentual que não compromete sua margem de lucro quando você investe em anúncios patrocinados e ainda permite vencer a concorrência no leilão de cliques. Em outras palavras, você consegue gerar receitas com a lucratividade necessária para continuar investindo em publicidade.

A primeira pergunta (e mais importante) que você deve se fazer antes de pensar no ACOS de suas campanhas de Product Ads, é:

O que eu quero atingir com os anúncios patrocinados no Mercado Livre?

Fazer publicidade no Mercado Livre, ou em qualquer outro Marketplace, requer primeiro entender porque usar a estratégia de Ads.

Talvez você tenha produtos novos que queira promover. Ou já tem um anúncio que vende bem, mas precisa de maior visibilidade.

Enfim, seja para garantir a presença de seus produtos nas primeiras posições dos resultados de pesquisa ou impedir que um concorrente fique à sua frente, primeiro você precisa definir uma estratégia para suas campanhas de Ads no Mercado Livre.

Você sabe quais são as estratégias possíveis? Mais frente vamos explicar em detalhes!

Calculando o seu ACOS objetivo Mercado Livre:

Antes de tudo, para definir corretamente seu ACOS objetivo, primeiro você precisa saber o que ele é.

ACOS objetivo é um percentual (%) que um vendedor está disposto a ofertar, do seu preço de venda, para vencer o leilão de cliques em anúncios patrocinados nas campanhas de publicidade paga em marketplaces como Amazom e Mercado Livre. Exemplo: se o vendedor definir o acos objetivo com 12%, significa que ele está disposto a dar um lance de 12% em relação ao preço de venda para vencer o leilão de cliques. Assim, ganhar as posições mais importantes de impressões de anúncios patrocinados dentro da plataforma.

Mas para definir este percentual, é preciso calcular a margem de contribuição do seu produto. Em outras palavras, a margem de lucro.

Para obter a margem de contribuição do seu produto, desconte do preço de venda do seu produto, todos os custos envolvidos:

  • comissões do Mercado Livre,
  • custos de produção,
  • custos operacionais,
  • custo de envio e
  • impostos.

Como resultado você terá a margem de contribuição.

Por exemplo:

  • Preço de venda: R$ 120,00
  • Todas as despesas e custos: R$ 72,00 (60%)
  • Margem de contribuição: R$ 48,00 (40%)
Calcular-a-Margem-de-Contribuição-Para-o-Acos

Agora que você já sabe que seu produtos tem 40% de margem, podemos ir para o próximo passo.

Estratégias para campanhas em Ads no Mercado Livre.

A escolha da estratégia depende da etapa do processo de compra em que você decidir exibir seus anúncios. Essa escolha permite que o algoritmo consiga ter as informações necessárias para administrar melhor o seu investimento em função do que você deseja conseguir com seus anúncios. 

O processo de compra (ou jornada de compra) ocorre desde o momento em que as pessoas identificam uma necessidade até se tornarem clientes. No marketing isso é representado por um funil com três etapas: a superior, chamada de “Notoriedade” ou “Awareness”; a do meio, referente à “Consideração”; e a inferior, relacionada à “Conversão”.

Nas campanhas de Procuct Ads as estratégias também são três e cada uma delas tem ACOS objetivo de referência:

1- Estratégia de visibilidade: para adquirir melhores posições. Indicada para produtos novos ou categorias muito concorridas. Essa estratégia permite ganhar mercado rápido e escalar posições.

Referência de ACOS objetivo é: 30%

2- Estratégia de crescimento: ela aumenta a exposição dos seus anúncios. Indicada para produtos de média rotação. Essa estratégia gera maior exposição dos seus anúncios e mantém equilíbrio entre visibilidade e rentabilidade.

Referência de ACOS objetivo é: 15 a 30%

3- Estratégia de rentabilidade: para manter o rendimento do investimento. Indicada para produtos mais vendidos ou com baixo lucro. Essa estratégia otimiza o investimento e mantém boa presença digital.

Referência de ACOS objetivo é: 5 a 15%

Viu só porque é importante definir antes os objetivos de suas campanhas?

Sem isso, você corre sérios riscos de gastar seu dinheiro em campanhas que não vendem nada.

Portanto, utilizando a estratégia certa de ACOS objetivo, maiores são as chances de ver o potencial das vendas aumentarem no Mercado Livre.

Além de utilizar a publicidade paga, para vender mais no Mercado Livre você deve seguir algumas recomendações importantes.

Veja nosso artigo: 14 dicas para vender mais no Mercado Livre e turbine as suas vendas.

Definir os níveis de rentabilidade do ACOS no Mercado Livre.

Lembra das estratégias que abordamos anteriormente? Pois então, agora é a hora de usá-las.

As campanhas de Product Ads seguem um objetivo, certo? Em cada uma dessas estratégias existem porcentagens recomendadas como níveis de rentabilidade ideais.

  • Rentabilidade: 5 a 15%
  • Crescimento: 15 a 30%
  • Visibilidade: acima de 30%
Níveis-de-Rentabilidade-das-Estratégias-de-Acos

Conforme a estratégia que você quer para suas vendas, defina o ACOS das suas campanhas.

Por exemplo, a margem de contribuição que calculamos em nosso exemplo foi de 40%.

Assim, se sua estratégia for de rentabilidade você poderá definir a porcentagem de ACOS entre 5 e 15%. Ou seja, você considera que ao final das vendas por publicidade seu lucro poderá ser entre 35 e 25%.

Imagine por exemplo que você definiu um ACOS objetivo de 14%. Isso significa que está disposto a ter um lucro de 26% nas vendas com Product Ads.

Acos-de-Rentabilidade

Mas, caso você escolha a estratégia de crescimento, seu ACOS objetivo deve ser entre 15 e 30%.

Por exemplo, se você escolher um ACOS de 25%, então está disposto a ter um lucro de 15% com as suas vendas de anúncios patrocinados.

Acos de Crescimento mercado livre ads

Veja que para definir o ACOS objetivo nas campanhas de Product Ads, antes de tudo, é importante saber qual estratégia usar e qual a “margem de lucro” do seu produto.

Isso quer dizer que o preço do Product Ads será o ACOS que eu definir?

NÃO. O Acos é o percentual para comparar o investimento das campanhas com as receitas geradas.

Ele é um objetivo de verba em publicidade em função das margens que você tem em seu produto.

O que ele vai te mostrar é o quanto suas campanhas são eficientes e se estão configuradas corretamente, não é o Mercado Ads preço.

O valor que você paga por cada clique recebido em um anúncio patrocinado no Mercado Livre, é outra coisa. Recebe o nome de CPC (Custo por Clique).

Mercado Livre Ads preço.

Como dito antes, cada vendedor define um ACOS objetivo para sua campanha. A partir desse ACOS, Product Ads calcula o CPC (custo por clique) máximo que esse vendedor está disposto a pagar. Isso sim tem relação com o Mercado Livre Ads preço.

Mas, para cobrar o CPC real dos anúncios vencedores, o Mercado Livre Ads utiliza a modalidade de segundo melhor preço (em inglês, second-best price).

Nesta modalidade os vendedores vencedores pagam apenas o mínimo necessário para vencer seu concorrente mais próximo.

Cálculo-do-CPC-em-Product-Ads

Posso alterar meu ACOS objetivo a qualquer momento?

Sim, você pode! No entanto, o ideal é deixar a campanha ativa por pelo menos 15 dias antes de fazer qualquer alteração no ACOS.

Dessa forma, o algoritmo terá tempo suficiente para entender e otimizar da melhor maneira sua campanha de Product Ads.

Após 15 dias, recomendamos analisar os resultados e tomar melhores decisões estratégicas que impulsionem o crescimento do seu negócio.

No início você pode começar com uma porcentagem que não prejudique seu lucro. Depois disso, ajuste aos poucos.

No entanto, considere o seguinte, se você definir um ACOS muito baixo pode ser que não vença o leilão e, como resultado, não apareça nas primeiras posições dos produtos patrocinados.

Então, se o seu objetivo estratégico for de crescimento, terá de optar por níveis mais altos de ACOS nas campanhas de Product ADS.

Mas não esqueça, cada estratégia de campanha (rentabilidade, crescimento, visibilidade) tem um intervalo de ACOS recomendado. Dentro desse intervalo, você pode escolher uma porcentagem que melhor se adapte às suas possibilidades.

Resumo

Muito bem! Chegamos ao final do nosso GUIA COMPLETO sobre ACOS no Mercado Livre Ads. Se você chegou até aqui, Parabéns! Agora sabe tudo sobre o assunto.

Lembre-se que é importante definir os objetivos estratégicos das campanhas para seu investimento não ser jogado fora.

Mas para isso, você deve calcular a margem de contribuição do seu produto. Assim, poderá definir melhor os níveis de rentabilidade das suas campanhas.

Somente dessa forma você poderá avaliar de fato se vale a pena usar o Mercado Ads.

Quer melhores resultados em seus anúncios e, assim, aumentar as suas vendas? Não tem anúncios patrocinados no Mercado Livre?

Podemos te ajudar a configurar corretamente e gerenciar suas campanhas, ou criar seus anúncios de Product Ads conforme os critérios e as boas práticas para aumentar o desempenho dos seus anúncios.

Venda mais no Mercado Livre com as ferramentas certas. Pare de gastar seu dinheiro com campanhas que não vendem nada. Otimizamos seu investimento para você vender mais!

Parte das referências para a elaboração deste artigo foram retiradas do MercadoAds Academy.

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