A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores brasileiros. É nessa ocasião que as lojas físicas e virtuais fazem grandes promoções, e os clientes aproveitam para fazer compras de produtos que desejam há muito tempo.
Para quem tem um E-Commerce, a Black Friday é uma ótima oportunidade para turbinar as vendas. Mas, como aumentar as vendas nessa data tão importante?
Neste artigo, você vai descobrir como!
Por que a Black Friday é uma boa data para as vendas online?
Embora o Brasil ainda esteja longe de considerar a Black Friday como a principal data no comércio, algumas lojas já perceberam o potencial que essa data representa para as vendas online.
Isso porque nesta data as pessoas estão procurando ofertas e dispostas a comprar. Uma pesquisa encomendada pelo Google em agosto de 2022 mostrou que 71% dos entrevistados pretendem comprar na Black Friday em 2022. Apenas 20% estão indecisos.
A Black Friday surge na véspera do feriado americano de Ação de Graças, sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro. Em meados da década de 1980 o comércio americano passou a fazer promoções e ofertas especiais nessa data para atrair os consumidores que iam às lojas para comprar presentes de Natal.
Com o tempo, ela foi se popularizando e ganhando adeptos em outros países, inclusive no Brasil. Em 2021 o total de vendas ultrapassou a marca de R$ 4,2 bilhões.
Mesmo em um momento de incertezas econômicas, não há dúvidas de que vale a pena investir na realização de promoções e ofertas para essa data.
Mas antes de começar a pensar nos resultados que as vendas na Black Friday podem trazer para o seu negócio, é importante definir suas estratégias para atrair os clientes.
Turbinar as vendas do seu negócio nessa época do ano, requer ter em mente alguns cuidados para garantir o sucesso da campanha.
A importância de uma boa campanha de marketing na Black Friday.
Bom, você viu que a Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para aumentar as vendas da sua loja. Mas é muito importante estar bem preparado para aproveitar ao máximo essa oportunidade.
Uma boa campanha de marketing pode fazer toda a diferença, aumentar as vendas e atrair os clientes.
Lembre-se: as pessoas querem descontos atrativos durante a Black Friday.
Para criar uma campanha de marketing bem-sucedida na Black Friday, é importante definir claramente os objetivos da promoção e escolher o público-alvo certo. Além disso, é preciso preparar um bom plano de comunicação e divulgação, utilizando os canais que melhor se adéquam às necessidades do negócio.
Em outras palavras, é importante que o seus produtos tenham visibilidade para o seu potencial cliente.
Para isso, você pode utilizar diversas ferramentas de marketing, como anúncios nas redes sociais, e-mail marketing e até mesmo publicidade paga em Marketplaces (Retail Media).
Plataformas como Mercado Livre, Shopee e Amazon disponibilizam o recurso de anúncios patrocinados para impulsionar as vendas.
Se você tem uma loja virtual própria é importante elaborar campanhas para aumentar o tráfego de visitantes para as promoções que estarão acontecendo na sua loja durante a Black Friday.
Uma vez que a campanha esteja definida, é hora de executá-la da melhor forma possível, com foco na qualidade do atendimento e na entrega dos produtos prometidos.
Por fim, é preciso acompanhar os resultados para saber se a estratégia utilizada foi realmente eficaz e rentável.
Resumindo, veja que investir em uma boa campanha de marketing é fundamental para aumentar as vendas da sua loja nesta data especial.
Mas como fazer isso na prática? Como turbinar as vendas durante a Black Friday?
Confira agora nossas dicas para aumentar as suas vendas!
13 Dicas para aumentar as vendas na Black Friday
Dica nº1 – Defina o público-alvo
Antes de começar qualquer campanha ou promoção, é importante definir qual é o público-alvo da sua loja virtual ou produtos. Quais são os seus clientes ideais? Onde eles moram? Quais são as suas preferências?
Identificar o perfil dos seus clientes ideais irá te auxiliar na hora de escolher quais produtos oferecer em promoção e quais canais utilizar para divulgar sua campanha.
Sua loja é de nicho ou tem várias categorias de produtos?
É para um público jovem, crianças, idosos, etc?
É importante saber quem é o público-alvo dos seus produtos para escolher a melhor forma de se comunicar com eles.
Lembre-se, cada geração de idade têm estilos de vida diferentes e utilizam a internet de uma forma. Você precisa estar onde seus clientes estiverem.
Dica nº2 – Ofereça descontos em produtos relevantes para o seu público-alvo.
Não adianta oferecer descontos em um produto que não tem apelo para seu público-alvo. Considerar os produtos que realmente interessam aos potenciais clientes da sua loja virtual é fundamental para garantir um bom resultado nas vendas durante a Black Friday.
Portanto, analise bem os itens mais procurados pelos seus clientes nos últimos meses e ofereça descontos reais nesses produtos durante a campanha.
Dica nº3 – Ofereça descontos reais
A Black Friday é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas online, mas é importante oferecer descontos reais. Não engane seu cliente com descontos fictícios ou com produtos que não estão realmente em promoção.
Também, nada adianta oferecer um desconto irrelevante em um produto que ninguém quer comprar!
Muitos sites utilizam essa data como estratégia de marketing para atrair os clientes com descontos enganosos. Em certos casos chegam até a aumentar os preços semanas antes para dar um desconto que impacte percentualmente.
Não faça isso! Hoje em dia existem sites comparadores de preços e especializados em acompanhar o histórico de preços de vários produtos, além disso, é crime previsto na lei, caracterizando publicidade enganosa conforme CDC (Código de Defesa do Consumidor).
Ofereça descontos reais e faça a Black Friday valer a pena para o seu negócio! Não ajude a transforme a Black-Friday em ‘Black-Fraude’.
Dica nº4 – Divulgue os descontos de Black Friday com antecedência
Uma dica infalível para turbinar as vendas do seu negócio na Black Friday é anunciar com antecedência qual será o período da campanha e quais serão os produtos em promoção.
Isso irá despertar o interesse dos clientes e fazer com que fiquem atentos às suas redes sociais e site nos dias anteriores à Black Friday.
Além disso, faça um calendário editorial bem planejado para divulgar teasers sobre as ofertas especiais nos dias anteriores à grande campanha. Assim você mantém os clientes interessados nas suas promoções durante todo o período da campanha!
Fique atento, pois alguns marketplaces bloqueiam ajustes de preços durante o período! Por isso, é vital ficar atento aos avisos da plataforma, algumas delas irão avisar que os preços ficarão ‘travados’ durante os dias ou semanas da Black-Friday.
Dica nº5 – Crie promoções especiais
– Ofereça descontos exclusivos: Crie descontos especiais para os diferentes canais de marketing. Isso vai atrair clientes que procuram exclusividade e navegam por diferentes mídias. Se você utilizar uma única promoção, não vai chamar a atenção.
Você pode criar um desconto diferente para quem está no Instagram e no Facebook, por exemplo. Os consumidores vão se sentir motivados a entrar no perfil e saber mais sobre seu produto.
– Faça pacotes promocionais: outra forma de atrair os clientes é criar pacotes promocionais. Ofereça produtos ou serviços em conjunto com descontos imperdíveis. Assim, você aumenta as chances de fechar negócio.
Se você vende no Mercado Livre, por exemplo, crie anúncios de Kits. Isso traz como grande vantagem um maior ticket médio nas vendas.
– Ofereça brindes: os brindes também são uma ótima forma de atrair os clientes. Ofereça brindes para quem fizer compras na sua loja durante a Black Friday. Os clientes ficarão mais incentivados a comprar se forem receber um presente junto.
Dica nº6 – Crie uma landing page específica para a Black Friday
Não importa qual é o produto ou serviço que você oferece, uma das melhores maneiras de aumentar as vendas nesta época do ano é criar uma landing page específica para a Black Friday.
Assim, você pode oferecer descontos exclusivos para os clientes que visitarem seu site durante esse período.
Para criar uma landing page que realmente converte clientes na Black Friday, siga estas dicas:
Use um título chamativo e direto
As pessoas estão procurando ofertas na Black Friday, então certifique-se de que o título da sua landing page reflita isso. Evite usar frases como “venha conferir nossos descontos” ou “nossas melhores ofertas”, pois elas não são específicas o suficiente.
Em vez disso, use um título como “Ofertas imperdíveis da Black Friday: até 50% de desconto!” Isso chamará a atenção dos visitantes e os incentivará a ficar na sua página por mais tempo.
Além disso, será mais relevante para os algoritmos dos Google e eles vão saber do que se trata a página. Nessa época do ano a competição para aparecer no topo dos motores de buscas é extremamente alta. Por isso você deve ter uma página muito bem otimizada no título.
Inclua imagens atraentes
As imagens também são importantes em uma landing page de Black Friday, pois elas podem ajudar os visitantes a entenderem melhor as ofertas disponíveis.
Use fotos de produtos em destaque, banners com descontos claramente exibidos, para que as pessoas saibam imediatamente o quanto podem economizar comprando seus produtos naquele dia.
Além disso, certifique-se de que as imagens sejam carregadas rapidamente para evitar perder potenciais clientes.
Compacte as imagens, nada de usar arquivos pesados. O ideal é imagens com no máximo 100 kb.
Faça um bom uso do texto
Além das imagens, o texto também é importante na sua landing page de Black Friday. O primeiro parágrafo deve ser curto e direto, explicando rapidamente as principais ofertas disponíveis no seu site.
Utilize também ao longo do texto palavras-chave sobre seus produtos. Muitas vezes as pessoas pesquisam termos diferentes. Por exemplo, celular e smartphone, TV e smart tv, etc.
Em seguida, você pode listar alguns dos produtos mais populares com desconto e fornecer links para mais informações sobre cada um deles.
Por fim, certifique-se de incluir um CTA (call-to-action) claro no final da página, incentivando as pessoas a comprar seus produtos antes que acabem!
Dica nº7 – Prepare um e-mail marketing com ofertas imperdíveis
Se você já tem uma base de email de clientes, é hora de aproveitá-la. Afinal, são pessoas que já te conhecem, já compraram ou já estiveram em contato com você em alguma etapa da jornada de compra deles.
Para facilitar seu trabalho, utilize ferramentas de disparos de email marketing. Elas ajudam muito e fazem todo o trabalho em massa. Assim, você não precisa mandar um a um.
Veja algumas opções de ferramentas mais usadas para disparo de e-mails:
Além disso, várias hospedagens de domínios fornecem esse recurso em seus planos. A Kinghost, Hostgator e Hostinger são um bom exemplo disso.
Dica nº8 – Faça parcerias estratégicas
Principalmente com transportadoras. Nessa época do ano é comum a reclamação de atrasos na entrega, produtos avariados ou prazos muito longos.
Procure transportadoras que tenham estrutura para fazer as entregas no prazo que você divulgar. Existem empresas que se especializam em entregas rápidas para a Black Friday.
Em vendas para Marketplace, utilize a logística de Fulfillment para as entregas. O Mercado Livre, por exemplo, tem o Mercado Envios com frete Full para entrega no mesmo dia. Já a Amazon tem o programa Amazon Prime que oferece excelentes vantagens no frete para o comprador.
Dica nº9 – Prepare seus funcionários para o aumento de demanda
De nada vai adiantar você investir em campanhas para aumentar as visitas no seu site se você não conseguir atender com qualidade. Por isso, você deve:
Preparar os funcionários para o aumento de demanda: Ensine aos seus funcionários como lidar com o aumento de tráfego e volume de pedidos durante a Black Friday. Dê instruções claras sobre quais tarefas têm prioridade e certifique-se de que todos estejam cientes das expectativas.
Treinar seus funcionários para lidar com clientes exigentes: Durante a Black Friday, alguns clientes podem ser exigentes e até mesmo rude. É importante treinar seus funcionários para lidar com esses tipos de clientes da melhor maneira possível. Ensine-lhes técnicas de relacionamento com o cliente, como manter a calma e oferecer soluções rápidas para problemas.
Dê instruções detalhadas sobre promoções e ofertas especiais: certifique-se de que todos os seus funcionários saibam dos detalhes das promoções especiais ou descontos durante a Black Friday, antes da data chegar. Isso evitará confusão no momento em que os clientes começarem a fazer perguntas.
Dica nº10 – Utilize as redes sociais para divulgar suas ofertas da Black Friday
Utilize diversos canais digitais para alcançar um grande número de pessoas. Utilizar somente um canal de divulgação (seja ele qual for) costuma ser bastante difícil – especialmente em datas comemorativas em que todas as marcas estão investindo pesado na divulgação das suas promoções.
Dica nº11 – Ofereça condições de pagamento flexíveis e parcelamento sem juros
Não são todas as pessoas que se planejam para comprar na Black Friday. Por esse motivo, é importante oferecer condições de pagamento flexíveis e parcelamento sem juros.
Ofereça opções de pagamento flexíveis: Clientes adoram opções, então ofereça várias opções de pagamento para a sua Black Friday. Você pode oferecer parcelamento sem juros em todos os seus produtos, ou criar pacotes especiais com descontos para pagamentos à vista. Seja criativo e ofereça aos seus clientes opções que se encaixem no seu orçamento.
Ofereça um desconto extra para pagamentos à vista ou com PIX: Se você quer incentivar os clientes a fazerem pagamentos à vista ou via PIX, ofereça um desconto extra para este tipo de pagamento. Isso irá incentivar os clientes a escolherem esta opção e poderá gerar mais vendas na sua loja.
Dica nº12 – Use a tecnologia a seu favor (chatbots, etc)
Use a tecnologia a seu favor para garantir um atendimento online rápido no seu site durante as vendas na Black Friday.
Utilize chatbots para responder rapidamente às perguntas dos clientes e fornecer orientação sobre produtos e ofertas. Além disso, certifique-se de que o site esteja funcionando corretamente e de que os servidores estejam preparados para receber um grande número de visitantes.
Ferramentas de inteligência artificial para atendimento on-line são uma excelente alternativa para você não depender de uma equipe muito grande.
Quem vende em Marketplaces como o Mercado Livre, sabe muito bem como é importante ter um atendimento rápido. Além de favorecer para que o comprador decida pelo seu produto, o tempo de resposta também é critério para a reputação do vendedor.
Empresas como a GoBots desenvolveram soluções de inteligência artificial para atendimento em Marketplaces que respondem em segundos e reduzem o seu tempo médio de resposta. Isso aumenta sua exposição e libera mais tempo para a equipe de atendimento.
Dica nº13 – Faça uma live no dia da Black Friday para atrair ainda mais clientes
A Black Friday é um ótimo momento para aumentar as suas vendas, e uma das melhores maneiras de fazer isso é através da criação de vídeos nas redes sociais e lives no YouTube.
As lives são uma ótima maneira de se conectar com o seu público-alvo e mostrar o seu produto ou serviço em ação.
Mas, é importante planejar bem a sua live. Defina um objetivo e uma mensagem claros. Além disso, é essencial ter um bom equipamento e internet para garantir que a sua live seja transmitida sem problemas.
Uma vez que você tenha tudo pronto, basta anunciar a sua live nas redes sociais e no YouTube para atrair mais clientes na Black Friday.
Se você vende no Mercado Livre e quer aproveitar a Black Friday para turbinar as vendas dos seus anúncios, entre em contato com a Conecta Ads.
Somos especialistas no planejamento, criação e execução de campanhas publicitárias patrocinadas no Mercado Livre. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudá-lo a vender mais durante a Black Friday.