Já reparou que quando vamos comprar pela internet uma das preocupações que temos é sobre a idoneidade e qualidade do vendedor? Esse é um dos motivos para existir a reputação no Mercado Livre. Dessa forma, compradores podem ter maior segurança na compra e vendedores maior destaque nos resultados de pesquisa.
Sabemos que para um vendedor manter uma boa reputação no Mercado Livre pode ser um desafio. Porém, podemos garantir que todos os esforços valem muito a pena.
Principalmente porque uma boa reputação pode aumentar suas chances de vender mais produtos, já que os compradores tendem a confiar mais em vendedores com bom atendimento.
Neste artigo vamos lhe dar mais detalhes sobre a reputação e mostrar porque ela é importante para vender mais no Mercado Livre.
Para começar entenda bem como ela funciona. Vamos lá?
O que é reputação no Mercado Livre?
A reputação no Mercado livre é o indicador de confiabilidade e bom atendimento de um vendedor na plataforma. Assim, quanto maior for a reputação, os benefícios são maiores e aumenta a chance de vender mais no Mercado Livre.
Como a reputação no Mercado Livre é representada?
A classificação da reputação no Mercado Livre é feita por um termômetro por meio de cores. Ou seja, uma faixa que vai do vermelho (pior classificação possível) ao verde escuro (nível máximo de qualidade).
Então, se um vendedor quer aumentar as vendas no Mercado Livre e fazer sua conta crescer, é essencial construir e manter uma boa reputação.
Portanto, ficar verde no Mercado Livre será o melhor cartão de visita para mostrar aos compradores que eles terão uma boa experiência de compra.
Quais critérios o Mercado Livre usa para calcular a reputação?
A reputação é calculada com base nos critérios:
- Reclamações;
- Vendas canceladas pelo vendedor;
- Despachos com atraso.
Além disso, a plataforma leva em conta as vendas nos últimos 60 dias e os dias do mês em curso. Esse cálculo é atualizado diariamente.
Caso o vendedor tenha um número abaixo de 60 vendas, o Mercado Livre analisa seu histórico de vendas dos últimos 365 dias.
Contudo, para quem tem uma conta nova e está começando a vender no Mercado Livre, a reputação só será calculada após as 10 primeiras vendas.
Entenda melhor como funcionam os critérios da reputação.
Reclamações
Antes de tudo, o vendedor deve ter atenção para que as reclamações não excedam 3% do seu total de vendas.
Contudo, somente as reclamações relacionadas à qualidade dos produtos afetam a reputação. Ou seja, produtos defeituosos, com problemas de fábrica, que não funcionam ou deixaram de funcionar.
Dessa forma, as outras reclamações como embalagens violadas ou danificadas, não impactam no cálculo da reputação no Mercado Livre.
Se um comprador se arrepender da compra, a reputação também não será impactada.
Vendas canceladas pelo vendedor
Todas as vendas que o vendedor cancelar e que não receberam uma reclamação, serão contabilizadas para efeito de cálculo.
Para reputação não ser afetada, o vendedor que for MercadoLider, não deve cancelar mais de 2% do total das vendas. Contudo, caso a reputação for verde, não se pode cancelar mais de 3% do total das vendas.
Despachos com atraso
Como dito, os atrasos no envio vão afetar sua reputação no Mercado Livre. A plataforma considera o tempo de envio desde o momento que a venda é concretizada até o momento em que você deixa o produto no serviço de envio.
O importante é que seus envios em atrasos não excedam 15% das suas vendas totais.
Para saber o limite de tempo nos despachos é importante ver qual modalidade de envio o vendedor está usando.
- Agências de Coleta;
- Correios;
- Transportadoras;
- Mercado Envios Coleta;
- Mercado Envios Flex.
Desse modo, o tempo de despacho dos pedidos fica determinado a partir do horário de corte.
- Pedidos aprovados antes do horário de corte deverão ser despachados no mesmo dia;
- Pedidos aprovados depois do horário de corte deverão ser despachados até o horário de corte do dia seguinte.
Quando o vendedor cumpre com seu prazo de entrega, o cliente fica satisfeito. Além disso, evita comentários negativos que outros compradores verão em seu produto.
Por isso, fique atento às vendas concretizadas e aos horários de corte.
Mas, existem algumas exceções na hora de calcular reputação no Mercado Livre!
O Mercado Livre sabe que existem situações que exigem tratamento diferenciado:
- Reclamações: não são consideradas as reclamações quando o comprador se arrepende da compra ou quando quer trocar o produto. Por exemplo, roupa, bolsa ou calçado por outro tamanho ou modelo. Por serem produtos mais específicos, pode ser que eles não sirvam conforme o cliente deseja.
- Vendas canceladas pelo vendedor: vendas que foram canceladas porque o comprador se arrependeu não entram no cálculo desta variável.
- Despachou com atraso: para efeito de cálculo dessa variável, as vendas de categorias de arte e artesanato, de alianças e kits de brinquedos personalizados, não são consideradas. Entretanto, o vendedor deve indicar corretamente a disponibilidade de estoque para evitar a perda de posição nos resultados de busca.
Impacto da reputação nas campanhas de Product Ads
A reputação baixa também influenciará nos custos de anúncios patrocinados no Product ADS. Quanto menor for a sua reputação, mais caro será o custo do clique (CPC), pois o ADScore do seu anúncio será baixo.
Abordamos melhor este assunto no artigo “Mercado Ads vale a pena?”.
Além disso, também perderá o posicionamento orgânico na plataforma. O Mercado Livre sempre vai dar preferência nas primeiras posições aos vendedores com boa reputação, pois o mau atendimento do comprador também afetará a imagem do Mercado Livre!
Conclusão
Se você quer vender mais no Mercado Livre, é importante manter uma boa reputação. Mesmo os vendedores que usam os anúncios patrocinados de Product Ads, devem ter atenção quanto a isso.
Dificilmente vão atingir suas metas se tiverem uma reputação baixa. Se você vende no Mercado Livre e utiliza Mercado Ads, mas está com problemas de reputação, nossos especialistas podem te ajudar. Entre em contato conosco agora mesmo!