O marketing está em constante evolução e, nos últimos anos, temos assistido a uma verdadeira revolução no setor de publicidade digital. Considerada a nova era do marketing digital, a retail media é uma das principais tendências do momento e está mudando a forma como as marcas se relacionam com os seus clientes.
A publicidade digital baseada na retail media é uma forma de colocar anúncios em canais de venda de grandes lojas online como o Mercado Livre, Amazon e Americanas. Esta é uma área em plena expansão e que oferece um enorme potencial para as marcas.
Neste artigo, vamos explorar como a retail media pode transformar a forma de fazer publicidade on-line. Vamos mostrar também algumas ideias para implementar a retail media na sua estratégia de marketing.
Como a retail media está impactando o mercado publicitário on-line?
Até bem pouco tempo atrás as únicas formas de fazer publicidade on-line eram comprando palavras no Google Ads ou impulsionando posts nas redes sociais.
Mas, nos últimos anos, surgiram novas formas de publicidade on-line, como a publicidade nativa e a publicidade programática. A retail media é uma das principais tendências do momento e muda significativamente a forma como as marcas se relacionam com os seus clientes.
Por isso, cada vez mais, vemos grandes marcas adotando a estratégia de publicidade em redes de varejo e colocando seus anúncios em Marketplaces, aplicativos, lojas virtuais, sites de notícias, entre outros. Isso permite que as empresas impactem diretamente o público-alvo, aumentando as chances de vender mais.
Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, em 2017, o número de anúncios veiculados em retail media cresceu 50% em relação a 2016. E esse número só tende a crescer nos próximos anos.
Em matéria da Forbes publicada em 01 dez de 2022, a consultoria McKinsey prevê um crescimento robusto de investimento com anúncios em redes de varejo, de aproximadamente $ 45 bilhões para mais de $ 100 bilhões até 2026.
Por que os anunciantes estão cada vez mais interessados na retail media publicidade?
Isso se deve ao fato de ela ser uma forma extremamente eficaz de marketing. Ela impacta diretamente o público-alvo, que está mais propenso a comprar produtos nos sites onde vê os anúncios. Além disso, a publicidade em redes de varejo é uma forma mais barata de veicular anúncios, já que eles aparecem para o público segmentado pela marca.
Isso permite que as empresas criem campanhas publicitárias personalizadas e direcionadas para um público específico.
O interesse pela retail media também é maior, visto que as marcas conseguem mais visibilidade e alcance de público. Principalmente quando se compara às ações nas mídias sociais que, cada vez mais, atingem um menor público organicamente.
O poder dos anúncios na retail media.
Amazon fatura 31 bilhões de dólares em publicidade, Facebook: 26 bi, Google: 95,4 bi. Apenas esses três gigantes já são responsáveis por 152,4 bilhões de dólares em publicidade.
E o que isso significa? Significa que a publicidade on-line está cada vez mais em alta e as empresas estão cada vez mais dispostas a investir nessa área.
Nesse sentido, a retail media tem tudo para se tornar cada vez mais popular, e isso não deve parar tão cedo.
Após a Amazon e outros grandes varejistas passarem a adotar soluções proprietárias de publicidade (chamada de martech) para monetizar seu tráfego de visitantes nos sites, o Walmart acabou de anunciar que faturou nada menos que US$ 2,1 bilhões com sua solução de publicidade. (Fonte: Meio&Mensagem – Retail Media e Commerce Ads: a nova revolução do varejo.)
A solução de publicidade do Walmart, chamada Walmart Media Group, é uma plataforma de publicidade programática que oferece acesso a um grande volume de dados de compras do varejista. Os anunciantes podem usar esses dados para segmentar o público e direcionar suas campanhas para os consumidores que têm maior probabilidade de comprar seus produtos.
As principais plataformas de retail media e seus cases de sucesso.
A plataforma de publicidade do Amazon, chamada Amazon Advertising, é a segunda maior plataforma de retail media do mundo e faturou US $2,2 bilhões em 2018. O Walmart, com a plataforma Walmart Media Group, faturou US $2,1 bilhões em 2018, enquanto a plataforma de publicidade do Target, chamada Target Media Network, faturou US $1,3 bilhão. (Fonte: eMarketer – US Retailers Will Generate $7.5 Billion in Digital Advertising Revenue in 2019.)
No Brasil a plataforma de publicidade do Magazine Luiza, chamada LuizaAds, é a maior plataforma de retail media do país e faturou R$ 100 milhões em 2018.
O Mercado Livre segue nessa esteira com as suas soluções de Mercado Ads. Nela, as grandes marcas podem anunciar seus produtos para um grande número de consumidores que estão navegando no site ou APP.
O Mercado Livre é o marketplace que mais recebe visitas no Brasil. O total de usuários ativos chegou a 82,2 milhões no fim de 2021, número 11,1% maior em comparação ao ano anterior. Em outras palavras, quase 4 em cada 10 brasileiros são usuários ativos do Mercado Livre. (Fonte: Mercado Livre)
Isso mostra o quanto usar anúncios patrocinados no Mercado Livre deve ser uma estratégia interessante e imprescindível para as marcas.
A performance está nos dados!
Uma das grandes oportunidades para as marcas conseguirem melhores resultados na estratégia de rede de varejo está no uso de dados ricos.
Quando as informações são coletadas diretamente pela empresa que utiliza os dados, estamos diante de dados primários (first party data).
Por exemplo, o Mercado Livre utiliza o seu first-party-data (dados primários) dos usuários que compram na plataforma para auxiliar as marcas a atingirem um público muito bem selecionado com base nos seus comportamentos de compra.
Plataformas de varejo, como o Mercado Livre, tem dados muito ricos e consolidados sobre o comportamento dos usuários, assim entregam assertividade às marcas que querem trabalhar seu branding.
As redes de varejo: oportunidade de impactar os compradores com a sua marca.
Com diversas possibilidades de canais de vendas e de comunicação, fica mais complexo mapear o comportamento dos usuários em diversas plataformas.
Onde o usuário clicou primariamente, navegou e fechou?
Quem pensa que plataformas como o Mercado Livre têm apenas pesquisas com intenção de compras, está enganado.
Conforme os dados do próprio Mercado Ads, aproximadamente 90% das pesquisas são unbranding (sem marca), ou seja, há muitas pessoas em topo de funil pesquisando por produtos sem uma marca específica.
É ou não uma baita oportunidade de branding no Mercado Livre?
É neste momento que os profissionais de marketing das marcas podem impactar os usuários que estão pesquisando qual produto comprar.
E como fazer isso? Com ajuda do Retail Media!
Dessa forma, as marcas podem atingir o topo, meio e final de funil em usuários com alta intenção de compra.
Conclusão
Vimos que a retail media é uma das principais tendências do momento e está transformando a forma como as marcas se relacionam com os seus clientes. Com o crescimento dos marketplaces no Brasil, essa é uma boa hora para investir em publicidade patrocinada com a Conecta Ads.
Somos especialistas em anúncios patrocinados no Mercado Ads e podemos te ajudar a alcançar os melhores resultados. Entre em contato conosco e saiba mais!