Palavras chave no Mercado Livre: Confira 5 dicas para aumentar as vendas.

Palavras-chave no Mercado Livre
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As palavras chave nos anúncios do Mercado Livre ajudam os compradores a encontrar os produtos que estão procurando com mais facilidade. 

Quando um comprador faz uma pesquisa no Mercado Livre ele usa certas palavras para expressar o que procura. Logo, o anúncio que usar essa palavra-chave, terá maiores chances de aparecer nos resultados de pesquisa.

Portanto, se o seu anúncio tem as palavras-chave certas, ele tem mais visibilidade nas pesquisas e sua chance de aumentar as vendas no Mercado Livre é muito maior.

Por isso, falaremos neste artigo um pouco mais sobre este assunto.

O que é palavra-chave no mercado livre?

Palavras-chave no Mercado Livre são termos relevantes que os vendedores inserem em seus anúncios para ajudar os compradores a encontrarem seus produtos com mais facilidade. 

Não é aquela palavra-chave de compra que o comprador deve informar no recebimento da encomenda. Esse é um recurso de segurança com propósito completamente diferente de uma palavra-chave no anúncio.

Para que serve a palavra chave no Mercado Livre?

Além de permitir que os compradores encontrem seu anúncio, elas também são usadas pelos algoritmos de busca do Mercado Livre para indexar e classificar os anúncios. Assim, ficam mais visíveis e acessíveis aos compradores que estão procurando por produtos específicos.

Por exemplo, se um vendedor estiver vendendo um celular da marca Samsung, ele pode incluir palavras-chave relevantes, como “celular Samsung”, “smartphone Samsung” ou “Samsung Galaxy”, para que o anúncio apareça nos resultados de busca quando um comprador estiver procurando por um celular Samsung.

Inserir palavras-chave relevantes em um anúncio é uma estratégia importante para ajudar os vendedores a alcançarem mais compradores e aumentarem suas vendas no Mercado Livre.

Como colocar palavras chaves no anúncio mercado livre?

O Mercado Livre recomenda que as palavras-chaves sejam inseridas nos títulos e descrições dos anúncios para ajudar os compradores a encontrar o produto com mais facilidade. 

Aqui estão algumas dicas de onde colocar as palavras-chave em um anúncio do Mercado Livre:

Título do anúncio

Inclua a palavra chave principal no título do anúncio. O título deve ser curto, objetivo e descrever o produto de forma clara e concisa. Além disso, você pode adicionar palavras descritivas para tornar o título mais atrativo e informativo.

Saiba mais em nosso artigo especial sobre: 7 dicas infalíveis de como fazer títulos de anúncios no Mercado Livre.

Descrição do produto

Inclua as palavras chave na descrição do produto. A descrição deve ser completa, objetiva e incluir todas as informações relevantes sobre o produto. Além disso, você pode usar palavras descritivas e técnicas para fornecer mais detalhes sobre o produto.

Ficha técnica do produto

A ficha técnica deve ser preenchida com o maior número possível de informações. Algumas palavras chave no Mercado Livre podem se relacionar com as funcionalidades ou especificações do produto.

Nem tudo cabe no título, por isso, use a ficha técnica do anúncio para incluir palavras-chave relevantes que o comprador usa no momento das buscas.

Importante! Não polua a ficha técnica, muitos vendedores hoje inserem milhares de termos ali, o que na verdade gera um efeito negativo! Evite ficar “enchendo linguiça”, coloque termos realmente relevantes!

Marca e modelo do produto

Se o seu público-alvo usa marca e modelo do produto nas pesquisas, inclua isso no título e na descrição. Mas atenção, cuidado para não infringir nenhuma regra do Programa de Proteção à Propriedade Intelectual (BPP). Sua conta pode ser bloqueada se você usar algum termo não autorizado.

Lembre-se de que é importante usar palavras chave relevantes e de alta qualidade que descrevam com precisão o produto que você está vendendo. 

Além disso, evite o uso de palavras-chave desnecessárias ou irrelevantes que possam confundir ou desviar a atenção do comprador. 

Ao seguir as recomendações do Mercado Livre e incluir as palavras-chave corretamente em seu anúncio, você aumentará as chances de vender mais.

Como escolher a palavra chave Mercado Livre certa para o título de um anúncio?

Saber escolher a palavra chave certa para o título de um anúncio no Mercado Livre pode parecer uma tarefa difícil. Porém, é uma das principais etapas na hora da construção do anúncio.

É fundamental para garantir que o seu produto seja encontrado pelos compradores que estão procurando por ele. 

Então, todo o esforço é muito válido para escolher a palavra-chave certa. Sem isso, seus anúncios podem nem aparecer nas pesquisas e, consequentemente, diminuir suas chances de venda.

Veja 5 dicas para escolher a palavra chave certa para o título do seu anúncio:

1. Identifique as palavras chave Mercado Livre mais relevantes para o seu produto.

Pense nas palavras que os compradores usariam para procurar pelo seu produto. Considere a marca, modelo, características e funcionalidades do produto. Você pode usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Google Keyword Planner, para identificar as palavras-chave mais usadas pelos compradores.

Você também pode usar a página de tendências do Mercado Livre e analisar: as buscas que mais cresceram, as buscas mais desejadas e as tendências mais populares.

Isso lhe dará uma boa base sobre o que as pessoas pesquisam no Mercado Livre e como usar isso nas palavras-chave no anúncio do seu produto.

2. Recurso “autocompletar” do Google.

Poucas pessoas utilizam esse recurso na hora de definir palavras-chave para um anúncio do Mercado Livre. Mas deveriam!

O autocompletar do Google (autocomplete) é uma ótima maneira de saber como as pessoas procuram por determinado termo.

Por exemplo, veja na pesquisa abaixo os principais termos para a procura sobre “cama box”. Repare que o Google mostra as principais buscas relacionadas. 

Elas podem servir de base para você criar o seu anúncio no Mercado Livre conforme as pessoas procuram (intenção de buscas).

autocomplete do google para escolher palavras-chave nos anúncios do mercado livre
Exemplo de autocomplete do Google para escolher palavras-chave nos anúncios do Mercado Livre.

3. Escolha uma palavra-chave principal. 

A palavra-chave principal é a mais importante, inclua-a no título do seu anúncio. Contudo, certifique-se de que a palavra chave Mercado Livre escolhida é relevante e correspondente ao produto que você está vendendo.

4. Evite palavras desnecessárias. 

Usar palavras desnecessárias ou irrelevantes no anúncio mais atrapalha do que ajuda. O título deve ser claro, conciso e objetivo. Evite abreviações, siglas ou termos técnicos que os compradores podem não entender ou mesmo nem usar para pesquisar. A descrição é um campo que te dá a oportunidade de se aproximar do comprador. Use-o para literalmente vender seu produto. 

5. Dica bônus: verifique os anúncios da concorrência.

Verifique os anúncios que estão à frente do seu, ou que vendem mais, para ter uma ideia das palavras-chave. Veja os títulos, o campo de descrição, a ficha técnica e procure fazer um anúncio melhor ainda!

Palavras chave em anúncios de Product Ads também são importantes.

Aqui na Conecta Ads usamos muito uma expressão com nosso clientes:

“O Product Ads é uma ferramenta tão poderosa que melhora o que está bom e piora o que está ruim (rs)”.

Logo, se você usar as palavras-chave certas no seu anúncio do Mercado Livre, as suas campanhas de Product Ads performam melhor.

Entretanto…

Se você usa palavras chaves no Mercado Livre sem qualquer objetividade e que não correspondem ao que realmente seu comprador usa, as campanhas de anúncios patrocinados no Mercado Livre vão aparecer para as pessoas erradas.

Como resultado, você vai pagar por cliques que não vendem, gastar seu orçamento diário e aumentar a taxa de rejeição do seu anúncio.

Por isso, ao criar uma campanha de performance com Product Ads na plataforma do Mercado Livre Ads, é importante escolher anúncios com as palavras-chave corretas para garantir que os anúncios sejam exibidos para os compradores certos.

Não esqueça de fazer um monitoramento frequente das suas campanhas para fazer ajustes e otimizações de acordo com os resultados obtidos.

Conclusão

No artigo de hoje você viu que escolher as palavras chave certas e incluí-las nos títulos e descrições dos seus anúncios pode ser uma estratégia importante para aumentar as suas vendas no Mercado Livre.

Além disso, usar as palavras-chave certas pode ajudar a melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca do Mercado Livre. 

O algoritmo de busca do Mercado Livre leva em consideração a relevância e a qualidade dos anúncios para determinar a sua posição nos resultados de pesquisa. Usar palavras-chave relevantes e de alta qualidade pode ajudar a melhorar a sua classificação e aumentar a visibilidade do seu anúncio.

Quer ficar por dentro das melhores dicas sobre como aumentar suas vendas no Mercado Livre? Fique ligado em nosso Blog ou em nossas redes sociais. Estamos sempre publicando conteúdos relevantes e dicas exclusivas para ajudar os vendedores no Mercado Livre.  

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