First party Data: porque atualmente é tão importante na sua estratégia de marketing.

First party data dados primários na publicidade digital
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Com o crescimento exponencial das vendas online aqui no Brasil, o conceito de First Party Data cada vez mais ganha destaque no universo do marketing digital. Esses dados primários são gerados pelas empresas através de seus canais de venda, pesquisa e promoção, e podem ser extremamente valiosos para apoiar estratégias de publicidade segmentada em plataformas e canais de varejo de vendas online.

Por isso, no artigo de hoje, nosso especialista em Retail Media e CEO da Conecta ADs, Joel Jonathan Cunha, vai explicar melhor tudo sobre first party nas estratégias de publicidade paga e como os profissionais de marketing podem utilizá-los de maneira estratégica.

Vamos começar?

O que é first-party data?

First-party data (dados primários), em marketing, refere-se aos dados coletados diretamente por uma empresa sobre seus próprios clientes ou usuários, a partir de suas interações com a marca, como compras, cadastros em sites ou aplicativos, preenchimento de formulários, entre outros. 

Esses dados são considerados valiosos na publicidade, porque são coletados diretamente pela empresa a partir de fontes reais e podem ser usados ​​para personalizar e otimizar as estratégias de marketing

Com os dados primários as empresas podem oferecer uma experiência mais relevante e personalizada para o consumidor.

Alguns exemplos de first party data incluem: informações demográficas, histórico de compras, comportamento de navegação e desejo de produtos.

O marketing baseado em dados.

Com o avanço da tecnologia e das ferramentas de análise de dados, as empresas têm agora a oportunidade de coletar e analisar informações importantes sobre seus clientes, incluindo dados demográficos, influências de compra, comportamento de navegação e histórico de compras. 

Esses dados podem ser usados ​​para criar campanhas publicitárias altamente personalizadas e eficazes, aumentando a taxa de conversão e gerando maior retorno sobre o investimento (ROI).

Ao contrário de dados de terceiros (Third Party Data), que são adquiridos de outras empresas e podem ser imprecisos ou desatualizados, o First Party Data é uma fonte confiável e precisa de informações sobre seus clientes. 

Além disso, você pode utilizá-lo para criar campanhas altamente personalizadas e direcionadas, com maior possibilidade de atingir o público certo.

De acordo com o eMarketer, o ano de 2022 marca o amadurecimento das Redes de Mídia de Varejo (RMNs), com estimativas de gastos que alcançam os US$40 bilhões somente nos Estados Unidos.

A Forbes publicou uma matéria em 01 dez de 2022, em que trouxe a projeção da consultoria McKinsey sobre um robusto crescimento de investimento em publicidade de Retail Media para mais de $100 bilhões até 2026.

Isso mostra que a mídia de varejo de marketing vem se consolidando como indispensável para as grandes marcas, bem como uma estratégia obrigatória para os profissionais de marketing.

Campanhas com First-Party Data vs campanhas tradicionais.

Quando comparamos o uso de campanhas de anúncios pagos no Google ou em redes sociais com as campanhas que usam First Party, temos um grande diferencial. 

Os dados primários em redes de varejo permitem maior capacidade de segmentar de perto tipos específicos de clientes. Mais ainda, potenciais compradores que já estão na fase de decisão de sua jornada de compra.

Esse é o maior objetivo do profissional de marketing que elabora campanhas com foco na venda de produtos. Atingir o público certo.

Algumas vantagens do first-party data em comparação com a publicidade tradicional incluem:

  1. Precisão no direcionamento dos anúncios;
  2. Maior relação entre visibilidade e investimento;
  3. Oportunidade mesmo para quem não vende em marketplaces;
  4. O first party sofre menor impacto com a privacidade dos dados;
  5. É bom para as marcas, melhor ainda para os varejistas.

Como usar o 1st Party nas ações de marketing?

O uso de 1st Party Data é especialmente importante em canais de varejo que disponibilizam recursos para publicidade patrocinada, como Mercado Ads, Shopee Ads, Amazon Ads e outros. 

Com essas ferramentas, as marcas podem criar anúncios patrocinados que utilizam os dados de comportamento de compra dos usuários dentro desses marketplaces, permitindo que criem campanhas mais segmentadas e personalizadas.

Saber de fato a jornada que expressa o ciclo de consumo dos potenciais clientes é, sem dúvidas, um diferencial importante para uma campanha de publicidade. Ainda mais se estas informações não ferirem a privacidade dos dados coletados e atenderem às leis de proteção de dados (LGPD).

“Se você ainda não está usando First-Party Data em suas campanhas de publicidade digital, está perdendo uma oportunidade valiosa de aumentar a eficácia e o ROI de suas campanhas. Com a crescente importância do marketing digital, é fundamental que as empresas estejam atentas a essa nova era do marketing e adotem as melhores práticas de coleta e análise de dados”. (Especialista em Retail Media – Joel Jonathan Cunha)

Maior E-commerce brasileiro para usar o first party data.

O comércio eletrônico no Brasil em 2022 apresentou um expressivo crescimento no número de compradores on-line. Segundo o relatório Webshoppers ed. 47, produzido pela NielsenIQ Ebit, o crescimento atingiu a marca de 24% em comparação com o ano de 2021.

 relatório Webshoppers ed. 47

Isso mostra o quanto o canal de vendas on-line ganha espaço no dia a dia do consumidor. A expectativa para 2023 é que o total de vendas pelo comércio eletrônico atinja a marca de R$ 185,7 bilhões, crescendo 9,5% em relação ao ano de 2022.

E porque estamos falando isso?

Pelo fato de o maior canal de vendas on-line da América Latina estar aqui no Brasil e se chamar: Mercado Livre.

Logo, qual plataforma usar quando se pretende usar o first party data para criar campanhas de publicidade paga em uma rede de varejo? O Mercado Ads.

Em matéria publicada pela Marketing Future Today, a Head de Mercado Ads no Brasil, Fabiana Manfredi, explica o motivo pelo qual o Mercado Ads se destaca entre as soluções de Retail Media no Brasil:

“Como Mercado Ads, temos três diferenciais principais: audiência massiva com mentalidade de compra, soluções por toda jornada de decisão, e dados prioritários que só um marketplace pode oferecer”. 

“Nosso objetivo é demonstrar o impacto que a publicidade digital em e-commerce tem, com o apoio de toda expertise de insights, e ajudar nossos anunciantes a alcançarem seus objetivos e estratégias de marca”, completa a executiva. (fonte: Mercado Ads celebra crescimento de 90% e liderança em Retail Media.)

Em 24 de fevereiro de 2023, o site Insider Intelligence (eMarketer) publicou seu relatório sobre o fechamento das vendas do Mercado Livre no ano de 2022. A plataforma atingiu a marca de $34.45 bi.

Se em 2022 o total de vendas no comércio eletrônico brasileiro foi de $169,59 bi, em números frios, podemos assumir que o Mercado Livre detém expressivos 20,3% do mercado.

fechamento das vendas do Mercado Livre no ano de 2022 justificando o uso de first party data

Mercado Ads é a plataforma de Retail Media com maior potencial de resultados em publicidade patrocinada.

Os números mostram isso. Uma vez que o Mercado Livre detém o maior volume de vendas on-line, ele também detém o maior banco de dados primários de consumidores brasileiros.

Em outras palavras, seu first party é altamente relevante e necessário para as empresas que querem atingir consumidores dispostos a comprar.

Como fazer isso?

Nosso artigo sobre: Publicidade do Mercado Livre explica bem isso.

Em resumo, o uso de First Party Data pode trazer benefícios para a sua empresa, incluindo: maior precisão na segmentação de audiência, campanhas mais personalizadas, maior taxa de conversão e ROI, e maior vantagem competitiva sobre outras marcas que não estão usando essa estratégia.

Portanto, não deixe de investir nessa nova era do marketing digital e aproveite ao máximo as oportunidades que o First Party Data tem a oferecer.

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