Retail media não é mais tendência, é um fato!

Fabiana Manfredi - Retail media não é mais tendência
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A Retail Media é um fato! Essa afirmação vem da diretora sênior do Mercado Ads, Fabiana Manfredi, em matéria publicada pela PROMARK.

Conforme já vínhamos antecipando em nosso blog, a publicidade com Retail Media tem transformado o Marketing Digital. Ganhou espaço nos principais centros de comércio eletrônico e não é mais tendência em países como EUA e CHINA.

Segundo Fabiana, “O Retail Media é um caminho sem volta” na publicidade digital.

A executiva ainda ressalta que em países como EUA e China, a Retail Media deixou de ser tendência com a mudança de comportamento no consumo. As compras on-line continuam crescendo mesmo após o cenário da pandemia.

E o principal motivo para a Retail Media se consolidar na publicidade digital é “que não vamos voltar atrás” nessa mudança de comportamento, afirma Fabiana.

A Retail Media nesse novo contexto. 

Com mais consumidores utilizando sites e Apps de Marketplaces ou E-commerces, a comunicação de publicidade precisa ser mais assertiva. Deixa de ser massiva para entregar experiência ao consumidor em toda jornada de compra.

É por isso, que a retail media transformou e evoluiu os canais de vendas on-line. Além de entregar melhor experiência para as diferentes fases da jornada de consumo, ela permite melhor segmentação das campanhas de publicidade.

A relevância da personalização e os dados do comportamento das compras provam que direcionar as ações para cada etapa do consumo traz resultados mais efetivos.

Ainda mais em ambientes com alta audiência e consumidores dispostos a comprar, como é o caso dos E-commerces.

Por isso, é preciso alinhar melhor o e-commerce, marketing e tecnologia para que as estratégias sejam mais eficientes.

Mercado Ads é a maior plataforma de Retail Media no Brasil.

O ano de 2022 fechou com expressivos resultados para a plataforma de retail media do Mercado Livre. A aceleração foi na casa de três dígitos e para o ano de 2023 também deve seguir esse ritmo, afirma Fabiana Manfredi.

O ritmo acelerado em 2022 da unidade de publicidade patrocinada no Mercado Livre, Mercado Ads, foi de mais de 70% ano a ano em todas as principais regiões geográficas de acordo com estimativas preliminares da eMarketer

Esse crescimento deu ao Mercado Livre a arrecadação de 2,7% de todos os gastos com publicidade digital na América Latina durante o ano de 2022.

E não é por menos, pela primeira vez na história da empresa mais de 1 bilhão de itens foram vendidos e entregues pelo Mercado Livre. Número três vezes maior do que em 2019.

As vendas cresceram 21,5%, atingindo US$ 34,45 bilhões em 2022. E isso tem um motivo, o Mercado Livre valoriza muito a experiência do usuário. Em média, 54% dos pedidos foram entregues no mesmo dia ou no dia seguinte.

Mesmo assim, no início do ano de 2023 o Mercado Livre anunciou investimentos na ordem de R$ 19 bilhões em infraestrutura e tecnologia.

Desafios para o Retail Media no Brasil.

Mesmo diante de números que mostram a Retail Media como um fato, os desafios ainda existem.

Nosso CEO e especialista em Mercado Ads, Joel Cunha, aponta alguns fatores para isso ocorrer. 

1- Falta de conhecimento do que é retail media e seus benefícios;

2- Centralização das estratégias de publicidade em times de e-commerce ou comercial;

3- Ações com foco somente em performance (fundo do funil);

4- Excesso de campanhas direcionadas para um público em massa;

5- Pouco uso de inteligência de dados por parte dos profissionais de Marketing.

Muitos destes fatores estão na linha do que a executiva sênior do Mercado Ads (Fabiana Manfredi) afirma ser um desafio nos silos da indústria.

Segundo ela, existe uma construção necessária para ser feita onde as agências especializadas em publicidade Retail Media têm responsabilidade de integrar as indústrias não só às ações de performance, mas de branding também.

Em nosso artigo sobre fazer [Branding no Mercado Livre], mostramos as oportunidades de ações para as marcas.

Fabiana Manfredi, corrobora isso ao dizer: 

Existe uma construção necessária para ser feita, e eu tenho dois dados sobre isso. Primeiro: 80% das buscas de produtos já acontecem nos marketplaces e, segundo, oito em cada dez buscas são genéricas.

Oportunidades que vão além do fundo do funil.

Diante disso, podemos considerar que as empresas devem pensar em ações de campanhas de anúncios patrocinados no Mercado Livre para todo o funil da jornada de compra.

No fundo do funil estão os anúncios patrocinados com Product Ads, que buscam impactar o comprador que pesquisa produtos específicos, de uma determinada marca ou característica.

Este perfil é mais qualificado, pois utiliza palavras-chave na busca que descrevem exatamente o que querem comprar.

Por outro lado, o topo do funil ainda é pouco trabalhado nas estratégias de vendas no Mercado Livre.

Muitos usuários usam termos genéricos na busca que são uma ótima oportunidade para as marcas.

Por esse motivo, o Mercado Ads tem formatos de display e Mídia Programática para atingir esse público. Com atribuição de venda e resultado em real time. 

Essa é uma das razões para o Mercado Livre ser o primeiro na América Latina em E-commerce, em Retail Media. 

Incorporando soluções de negócios ao ecossistema conforme as necessidades das marcas e dos consumidores.

Quer saber como utilizar a publicidade de Retail Media nas suas estratégias de Marketing para vendas em Marketplaces e vendas on-line?

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Além de se manter informado, você receberá dicas valiosas para aproveitar ao máximo tudo que a publicidade de anúncios patrocinados pode oferecer.

Leia na integra a matéria publicada na PROMARK.

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