Ruptura de estoque nos anúncios do Mercado Livre: não deixe isso acontecer!

Ruptura de estoque nos anúncios do Mercado Livre
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A gestão eficiente do estoque é um dos pilares para o sucesso das vendas on-line. Por isso, os vendedores devem evitar que ocorra a ruptura do estoque. Isso afeta negativamente a experiência do comprador que quer comprar seu produto e ele não está disponível.

No contexto das vendas em Marketplaces isso pode se tornar um problema ainda maior e com consequências terríveis.

O que acontece se houver ruptura de estoque nos anúncios do Mercado Livre? 

Para esclarecer essa dúvida, nosso especialista e consultor certificado do Mercado Livre, Joel Cunha, elaborou este artigo especial.

Bora conferir?

Primeiro vamos explicar o conceito base:

O que é ruptura de estoque? Quais as consequências?

A ruptura de estoque é a situação em que o vendedor deixa seu estoque zerar, ou seja, a falta de um produto no momento da compra. Comparando com o varejo físico, é aquela situação em que você vai ao mercado e não tem o produto na prateleira. 

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O que você faz? Vai a outro mercado. 

Então, a ruptura de estoque traz consequências desastrosas para as vendas. Há casos em que o comprador desiste da compra inteira porque não tem um produto da sua lista.

Dito isso, vamos entender os impactos que a falta de um produto em estoque causa em um anúncio do Mercado Livre.

A importância de ter estoque disponível no anúncio do Mercado Livre.

Como já falamos das consequências diretas nas vendas, agora vamos abordar os efeitos da ruptura de estoque nos anúncios do Mercado Livre do ponto de vista técnico.

Mas não se preocupe, não é nenhum bicho de sete cabeças!

Fazer uma boa gestão de estoque nos anúncios do Mercado Livre é essencial, uma vez que a plataforma utiliza a quantidade de produtos em estoque como um dos critérios para classificar os anúncios. 

Em outras palavras, o algoritmo do Mercado Livre considera a disponibilidade de produtos ao mostrar os resultados de anúncios.

Portanto, se o seu anúncio está sem estoque, ele provavelmente não aparecerá nos principais resultados de pesquisa.

Mas, se mesmo assim os usuários conseguirem chegar até seu anúncio, eles não conseguirão comprar. Aí, surge outro problema: a taxa de conversão.

Vamos explicar isso melhor.

O impacto da ruptura de estoque na relevância e conversão do anúncio.

Caso você não esteja familiarizado com as métricas mais importantes no Mercado Livre, saiba que a taxa de conversão e o número de cliques recebidos no anúncio são importantes para o algoritmo dar visibilidade para seu anúncio.

Desse modo, se o seu anúncio recebe visitas mas não vende, o algoritmo entende que não ele não é bom para os usuários. Aí, começa a dar menos relevância para ele nos resultados das pesquisas. 

Na prática seu anúncio perde posições ou nem aparece nas buscas.

Então, imagine só o que pode acontecer se você deixar ter ruptura de estoque em um anúncio que vende bem? 

Não estamos falando de algo pontual e sim, daquela situação em que há total falta de controle do estoque.

Certamente isso vai impactar diretamente o seu desempenho no Mercado Livre e até afetar a indexação do anúncio.

Falaremos mais sobre isso no tópico a seguir.

E se o vendedor repor rápido o estoque? 

Você pode estar pensando, mas se eu repor meu estoque o anúncio volta a ter o desempenho de antes e tudo volta ao normal!

Veja bem, não é exatamente assim que a banda toca.

Depende de quanto tempo seu anúncio ficou sem estoque e quantas vezes isso aconteceu.

Temos uma analogia que explica bem isso:

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Imagine uma corrida de F1 em que o piloto em primeiro lugar entra no box, ele perde algumas posições e depois precisa recuperá-las. Se ocorrer algum atraso na troca de pneus ele vai perder mais posições. Se entrar mais vezes no box que os outros pilotos, perderá mais posições ainda.

Ele ainda tem as mesmas chances de chegar em primeiro?

Mesmo que o vendedor reponha rápido o estoque, ele ainda pode se perguntar: porque meus anúncios não aparecem no Mercado Livre?

Você já entendeu qual pode ser a resposta!

Então, para resumir, deixar um anúncio no Mercado Livre sem estoque, além de ser ruim para as vendas, mesmo quando é feita a reposição do estoque depois da ruptura, pode trazer consequências tais como:

06 Consequências da ruptura de estoque nos anúncios do Mercado Livre. 

1#- Perder relevância dentro da plataforma: vai precisar de tempo para recuperar as posições perdidas;

2#- Prejudicar a indexação: isso exigirá um esforço maior e talvez até um custo bem elevado com Product Ads para voltar ao que estava antes;

3#- Custos extras para rápida reposição do estoque: com transporte expresso ou até comprar de um fornecedor mais caro.  Isso encarece o produto e esmaga a margem.

4#- Prejudicar a reputação no Mercado Livre: se a ruptura ocorrer após a venda, vai despachar com atraso ou, pior ainda, cancelar o pedido por falta de estoque;

5#- Afeta o desempenho das campanhas de publicidade com Product Ads: Anúncios patrocinados sem estoque disponível dificilmente alcançarão o desempenho esperado, o que pode resultar em um desperdício de investimento, elevando os custos de orçamento diário e encarecendo o clique CPC;

6#- Perder o Fulfillment ou prazos de entregas mais longos: pode haver demora nos processos de recebimento no centro de distribuição, atrasando a entrada do produto e deixando o anúncio mais tempo ainda sem estoque. O tempo de reposição do estoque pode ser maior que o normal em épocas de datas especiais (Black Friday, Natal, etc).

04 Dicas para evitar a ruptura de estoque:

1. Mantenha um controle rigoroso do seu estoque: Utilize ferramentas de gestão de estoque (ERPs) para monitorar a quantidade de produtos disponíveis e prever possíveis rupturas.

2. Estabeleça uma boa relação com os fornecedores: Ter um bom relacionamento com os fornecedores pode ajudar a ter previsibilidade do mercado e garantir a reposição rápida de produtos, evitando a ruptura de estoque.

3. Planeje-se para datas especiais: Durante períodos de alta demanda, como feriados e datas comemorativas, é ainda mais importante garantir a disponibilidade de estoque.

4. Invista em estoque estratégico: produtos de alto giro (Curva A) merecem atenção especial, você pode ter um estoque estratégico em sua empresa ou no Full. Também vale negociar com seu fornecedor para que ele tenha um estoque de segurança ou consignado. 

Pra finalizar

A experiência do comprador é fundamental para o sucesso das vendas no Mercado Livre. Portanto, é essencial evitar a ruptura de estoque para manter a visibilidade dos anúncios e garantir uma experiência de compra positiva para os clientes. 

Uma gestão de estoque não só evita a ruptura, mas também contribui para a otimização dos processos e para a manutenção de uma boa reputação na plataforma.

Quer saber mais sobre como ter sucesso em seus anúncios do Mercado Livre? Fique ligado em nosso Blog ou acompanhe nossas redes sociais!

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