Uma das principais dúvidas sobre vendas na plataforma do Mercado Livre são os anúncios pausados. Seja para entender o que fez eles ficarem impossibilitados de aparecer nas buscas dentro da plataforma ou saber como e quando usar a alternativa de pausar um anúncio no Mercado Livre.
Qualquer que seja a sua dúvida, hoje vamos apresentar um guia completo sobre o que quer dizer anúncio pausado no Mercado Livre. Você verá em detalhes:
- O que é anúncio pausado no MercadoLivre,
- Quais os motivos para um anúncio ficar pausado,
- Por que o Mercado Livre pausa um anúncio,
- Quando você deve deixar o anúncio pausado e
- Como pausar anúncio no Mercado Livre.
Se você quer resolver questões relacionadas aos anúncios pausados no Mercado Livre, este GUIA é pra você! Confira agora!
1. O que significa um anúncio pausado no Mercado Livre?
Um anúncio pausado no Mercado Livre é um anúncio que estava ativo e foi interrompido por algum motivo, portanto, não pode concretizar a venda.
Isso pode ocorrer quando o vendedor precisa fazer ajustes no anúncio, como atualizar informações ou fotos, ou quando há insuficiência de estoque.
O Mercado Livre também pode pausar anúncios que violem suas regras ou que de alguma forma não estão em conformidade com as políticas da plataforma.
Então, o que acontece quando um anúncio é pausado no Mercado Livre?
Os produtos não podem ser adicionados ao carrinho. A pausa impede que os compradores encontrem as publicações e comprem os produtos naquele momento.
Agora que você já sabe o que quer dizer anúncio pausado no Mercado Livre, vamos ver os principais motivos para isso acontecer.
2. Porque um anúncio fica pausado no Mercado Livre?
Um anúncio pausado no Mercado Livre pode ter vários motivos. Mas, tudo se resume em dois fatores: o vendedor ou o próprio Mercado Livre pode pausar um anúncio.
Confira os motivos mais comuns quando aparece anúncio pausado no Mercado Livre.
1- Editar um anúncio
O vendedor pode escolher pausar um anúncio por necessidade de atualização de informações, ajustes no preço, entre outros motivos operacionais que não são rápidos ou estratégicos.
Por exemplo, se o vendedor quer atualizar informações, como descrição ou imagens, o anúncio é pausado no Mercado Livre manualmente para fazer essas edições sem interferir na experiência de compra dos usuários. Ou seja, não há o risco de uma compra ser concretizada durante o processo de atualização do anúncio.
Solução: prepare e organize com antecedência as informações que serão modificadas. Não pause os anúncios sem antes ter tudo em mãos. Ao deixar tudo preparado, o tempo de edição é mais curto e o anúncio ficará pouco tempo pausado enquanto faz as alterações.
2- Estoque insuficiente
Apesar de não ser a ação mais indicada, é comum vermos vendedores deixando o anúncio pausado quando acaba o estoque. Entendem que é só reativar o anúncio depois que o repor o estoque.
No entanto, se o anúncio já possui um desempenho de vendas, deixar este anúncio pausado no Mercado Livre vai comprometer a relevância e visibilidade que ele já conquistou. O que isso significa?
Ele vai perder posições nos resultados orgânicos e diminuir o número de visitas, consequentemente, pode perder vendas.
Solução: se você sabe a data que o produto vai chegar, uma alternativa para não ter que pausar o anúncio é entrar nele e alterar o campo de “Prazo de fabricação”. Dessa forma, aumentará seu prazo de entrega para cobrir o período que ficará sem estoque. Vale salientar que isso ainda pode impactar na relevância dos anúncios durante o período. Porém, é a melhor alternativa para não precisar ficar com o anúncio pausado no Mercado Livre.
3- Garantir o estoque para uma campanha
Datas especiais como a Black Friday, Natal, Dia das Crianças, Dia das Mães ou Dia dos Pais, também são motivos para pausar anúncio no Mercado Livre, pois o vendedor quer garantir seu estoque por saber que terá aumento de demanda. O mesmo acontece quando o produto é sazonal, com procura somente em certas épocas do ano.
Como resultado disso, decide colocar o anúncio pausado no Mercado Livre para garantir o estoque.
Solução: Em casos assim, a melhor alternativa é trabalhar com estoque baixo e acompanhar de perto as vendas para não deixar o anúncio esgotar a quantidade disponível. Isso evita que, ao reativar o anúncio, ele perca toda a relevância e visibilidade que já conquistou. Ou seja, diminui as consequências negativas quando precisar reativar o anúncio para que apareça novamente nas primeiras posições dos resultados de busca.
4- Estratégia para vender mais
Sim, às vezes o anúncio fica pausado no mercado livre por uma estratégia para vender mais. Como assim? Vamos explicar.
Anúncios com baixa performance podem atrapalhar o desempenho da sua conta e, até mesmo de suas campanhas de Product Ads. Então, é melhor focar nos que têm melhor desempenho, ajudando a melhorar a visibilidade e as vendas no Mercado Livre.
Até que se tenha o entendimento dos motivos nos quais seu anúncio não tem boas vendas, e para não excluí-lo, a solução é deixar o anúncio pausado.
Solução: Depois de ter pausado seu anúncio, avalie a qualidade dele. Veja se:
- O título está correto?
- Tem uma boa descrição?
- A ficha técnica está preenchida corretamente?
- Está na categoria correta?
- Tem boas fotos? São de qualidade?
- Usa Mercado Envios?
Observe estes pontos e otimize seu anúncio corrigindo todos os problemas que encontrar. Reative o anúncio e observe se houve melhora na performance de vendas. Se depois disso ele não melhorar, deixe o anúncio pausado por enquanto e veja o próximo tópico.
5- Problemas de qualidade no anúncio
Quando a reputação do vendedor está ruim (cor amarela ou vermelha) é sinal que a qualidade do seu atendimento não é boa. Isso vai influenciar diretamente nas vendas. O Mercado Livre não vai colocar um anúncio nas primeiras posições de um vendedor que não tem bom atendimento.
Em casos assim, não precisa pausar todos os anúncios do Mercado Livre que possuem alto índice de reclamação, atrasos nos envios ou muitas devoluções e tempo de resposta alto. Mas é importante avaliar se algum deles tem baixa performance e, talvez, pausar.
Solução: Se você tem anúncios com esses problemas, trabalhe a qualidade do seu atendimento para melhorar sua reputação. Você pode:
- Abrir contestação quando uma reclamação não for pertinente.
- Avaliar seu processo logístico para melhorar o tempo de envio.
- Colocar os produtos no Full.
- Usar mensagens automáticas para melhorar o tempo de resposta.
Se o problema é a qualidade do produto, troque de fornecedor, exclua o anúncio e crie outro. Não adianta insistir em um anúncio que não vende!
O vendedor deve pausar seus anúncios no Mercado Livre?
Não recomendamos isso para nossos clientes. Principalmente para contas Platinum e Lojas Oficiais.
As consequências com a perda de relevância, indexação e posicionamento dos anúncios podem ser desastrosas. Já tivemos casos em que levamos mais de 6 meses para recuperar o posicionamento dos anúncios nos resultados das buscas.
Deixar seus anúncios pausados no Mercado Livre só é alternativa e só deve ser utilizada se o anúncio tiver um histórico de poucas vendas.
Meu anúncio foi pausado pelo Mercado Livre! O que fazer?
Saber por que o Mercado Livre pausa um anúncio nem sempre é algo claro e fácil de descobrir. Mesmo assim, nossos especialistas fizeram uma lista dos principais motivos para isso acontecer. Veja quais são as possibilidades:
Problemas ao Categorizar o Produto
Se o produto foi categorizado incorretamente, o Mercado Livre pode pausar o anúncio até que o vendedor corrija e cole o anúncio na categoria correta. Muitas vezes o vendedor nem sabe que esse pode ser um motivo porque o anúncio do Mercado Livre fica pausado.
Violação de Políticas da Plataforma
Anúncios que são plágio ou ofertam produtos falsos ou proibidos, podem ser pausados pelo Mercado Livre. Da mesma forma se induzem vendas por outras plataformas ou apresentam ambiguidade entre o que está anunciado no título e descrição.
Em casos assim, pode até haver suspensão de anúncio no Mercado Livre. Nesse caso, o vendedor precisa corrigir os problemas apontados para conseguir reativar o anúncio.
Uso de integradores
Vendedores que usam plataformas de integração ERP ou Hubs para gerenciar os anúncios podem ter alguma falha ao enviar atualizações para o Mercado Livre.
Este é um caso típico de quando o anúncio fica pausado no Mercado Livre sem que o vendedor tenha realizado qualquer ação dentro da plataforma. Apenas por ter usado uma ferramenta externa para atualizar um anúncio específico ou em massa.
Falta de estoque
Se o produto anunciado esgotar o estoque, o Mercado Livre pode pausar automaticamente um anúncio até que o estoque seja reposto.
Inatividade
Em alguns casos, anúncios que não recebem interações por um longo período podem ser pausados automaticamente pelo Mercado Livre, incentivando os vendedores a revisá-los ou atualizá-los para melhorar seu desempenho.
Veja outros motivos que podem fazer o Mercado Livre pausar anúncios automaticamente:
- Títulos de produtos e descrições com informações inapropriadas: Evite indicar no título ou na descrição do produto que o comprador deve consultar a disponibilidade de estoque, que o frete é grátis ou tentar enganar o comprador com informações falsas.
- Contato e Links Externos: Nunca insira informações de contato pessoal ou links para sites fora do Mercado Livre nas descrições ou na sessão de perguntas e respostas.
- Publicidade de Produtos Externos: Concentre-se em divulgar apenas os produtos listados no Mercado Livre. Evite mencionar ou promover itens que não estejam na plataforma.
- Originalidade do Conteúdo: Utilize descrições e imagens próprias. Copiar conteúdo de outros usuários viola as políticas de propriedade intelectual.
- Autenticidade dos Produtos: Garanta que todos os produtos anunciados sejam originais e legítimos. Produtos falsificados são estritamente proibidos.
- Cumprimento das Políticas e Leis: Certifique-se de que seus produtos e anúncios estejam em conformidade com os Termos e Condições do Mercado Livre, bem como com as leis aplicáveis.
- Correspondência de Categoria: Escolha a categoria correta para seu produto. Anúncios em categorias erradas podem ser confusos para os compradores e são vistos como prática inadequada.
- Direitos de Propriedade Intelectual: Evite anunciar produtos que infrinjam patentes, marcas registradas ou quaisquer direitos de propriedade intelectual.
- Variações do Produto: As variações do produto anunciado devem corresponder ao padrão do anúncio. Por exemplo, se você está vendendo camisetas, as variações devem ser limitadas a tamanho e cor, e não incluir tipos diferentes de vestuário.
Bom, estamos chegando ao fim do nosso Guia. Até aqui você já sabe bem o significado de um anúncio pausado no Mercado Livre e os principais motivos para isso acontecer.
Mas antes de terminar, vamos abordar dois tópicos que podem ser do seu interesse.
Como Pausar um Anúncio no Mercado Livre?
Seja qual for o motivo para colocar um anúncio pausado no Mercado Livre, o procedimento é relativamente simples. Vá até o seu painel de Gestão de Anúncios e selecione seus produtos. Repare que este procedimento pode ser feito para um produto individual ou quando precisa pausar anúncios em massa.
Depois disso, escolha a opção “Pausar”.
Repare que além de pausar, você reativar ou excluir vários anúncios ao mesmo tempo, e fazer alterações em massa pelo editor ou planilha de Excel.
Quando você deve deixar o anúncio pausado?
Exceto aquelas alterações pequenas e rápidas que não interferem na experiência de compra, você deve deixar pausado o anúncio no Mercado Livre se:
- Tiver problemas de qualidade do produto que afete a reputação da sua conta.
- Se precisa fazer uma revisão completa que tome muito tempo.
- Se o anúncio não vende nada e precisa aplicar melhorias de otimização.
- Violação das políticas dentro do Mercado Livre.
- Em último caso, se a quantidade esgotou e não tem previsão de quando vai repor o estoque.
Viu só quantos motivos porque um anúncio aparece pausado no Mercado Livre?
Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a entender melhor este assunto. Não deixe de acompanhar nosso Blog para saber mais sobre como melhorar suas vendas e ganhar mais visibilidade no Mercado Livre! Toda semana trazemos um conteúdo novo, especialmente preparado para você.