Se você está sofrendo porque suas vendas caíram no Mercado Livre, este artigo é para você!
A queda nas vendas dentro do Mercado Livre é uma preocupação que aflige qualquer vendedor na plataforma. Afinal, ninguém quer perder faturamento, ficar com seus produtos encalhados no estoque e correr o risco de fechar o mês no vermelho.
Hoje vamos apresentar os principais motivos que derrubam as vendas no Mercado Livre e te fazem vender menos. Preparado para saber o que pode estar acontecendo em seus anúncios?
Por que as vendas caíram no Mercado Livre?
Logo que percebem a queda nas vendas, muitos vendedores se desesperam e se questionam o que pode estar ocorrendo. Sem fazer uma análise aprofundada na conta, fica difícil dizer porque suas vendas caíram no Mercado Livre.
Os motivos podem variar do comportamento do consumidor, aumento de concorrência ou mudanças de preço no mercado. Em nossa experiência, quando um anúncio que vende bem perde volume de vendas de uma hora para outra, pode ter ocorrido duas coisas:
1- O anúncio recebeu alguma denúncia e foi bloqueado;
2- O Vendedor cometeu algum erro na gestão do anúncio.
Você deve ficar muito atento aos erros que derrubam as vendas no Mercado Livre para não perder vendas.
O que fazer quando as vendas estão caindo?
Antes de tudo, o vendedor deve verificar se recebeu alguma mensagem ou comunicado do Mercado Livre sobre descumprimento da política de propriedade intelectual ou infração às regras de proteção de marca de terceiros. A partir disso, tomar as providências necessárias para corrigir o problema e solicitar reconsideração do bloqueio.
Seu anúncio não está bloqueado e suas vendas caíram? Então, veja se você não cometeu algum destes erros que fazem as vendas caírem no Mercado Livre.
7 erros que derrubam as vendas no Mercado Livre
- Atualização de anúncios com integradores ou ERPs.
Às vezes ocorre alguma falha ou problema técnico no ERP e/ou Hub de integração ao enviar atualizações para o Mercado Livre que pode inativar os anúncios. Por conta disso, eles não aparecem nos resultados de busca.
É essencial você verificar regularmente o seu painel para garantir que todos os anúncios estejam ativos e visíveis, de modo que isso não seja a causa de queda de vendas no Mercado Livre
- Ruptura de Estoque em Produtos Principais (Curva A)
A “Ruptura de Estoque em Produtos Principais (Curva A)” refere-se à falta de disponibilidade dos produtos mais vendidos em sua conta, os quais são classificados como “Curva A”.
Esses itens são vitais pois representam a maior parte das vendas de um vendedor no Mercado Livre. A ruptura de estoque desses produtos pode levar a uma queda significativa nas vendas, pois quando não há estoque disponível, a plataforma deixa de mostrar seu produto.
Isso inclusive traz consequências para a visibilidade do anúncio depois que o estoque for restabelecido. Ou seja, se suas vendas caíram no Mercado Livre e você tem produtos que recentemente ficaram sem estoque, mas já foram resolvidos, você pode estar sofrendo o impacto de perda da visibilidade.
Portanto, é fundamental monitorar o estoque desses produtos de alta rotatividade e planejar as compras e reposições com base na demanda observada e prevista para evitar essa situação.
Falhar em manter estoque suficiente dos produtos mais vendidos é um dos erros que derrubam as vendas no Mercado Livre.
- Mudanças na política de preços
Alterações de preços nos anúncios podem impactar negativamente as vendas, resultando em perda de vendas no Mercado Livre. Para alguns compradores o preço é um critério de decisão. Se você fez ajuste de preços e, a partir disso, notou uma queda nas vendas, é sinal que esta pode ter sido uma das causas.
A recomendação é fazer ajustes de preços de maneira gradual e monitorada para evitar impactos negativos no ranqueamento e na percepção do cliente.
- Queda na reputação
Se você começa a acumular atrasos nas entregas ou tem problemas frequentes com os clientes, a reputação da sua conta pode ser afetada negativamente. Mesmo que isso não aconteça nos anúncios que você vende mais, vai refletir na conta como um todo.
Isso faz com que o Mercado Livre diminua a visibilidade de seus anúncios nas buscas, resultando em menos visitas e, portanto, queda de vendas no Mercado Livre.
Anúncios com avaliações baixas, altos índices de atrasos ou muitos cancelamentos, levam sua reputação para o vermelho. Qual a consequência disso? Vai atrapalhar o ranqueamento dos anúncios que vendem mais.
Avalie se não é hora de pausar esses anúncios que estão prejudicando o desempenho da conta ou até mesmo excluir e criar outro. Deixar anúncios com baixa qualidade dentro da sua conta é uma das principais causas de queda de vendas no Mercado Livre.
- Mudanças na logística
Aqui é preciso ter atenção em dois aspectos. O primeiro não está no seu controle, que é quando seus produtos no Full são transferidos de um centro de distribuição para outro. Infelizmente o Mercado Envios faz este tipo de movimentação logística e isso impacta diretamente em suas vendas.
O segundo caso ocorre quando você muda o tempo de envio dos produtos. Esse é um recurso útil para não precisar pausar o anúncio, no entanto, quando se altera o prazo de envios em um anúncio que tem muitas vendas, isso derruba as vendas no Mercado Livre.
- Interrupção nos Anúncios Pagos (Product Ads)
Se você investe em anúncio patrocinado no Mercado Livre é porque sabe o quanto isso contribui para aumentar as vendas dentro da plataforma. Mas, no intuito de economizar um pouco com os custos de tráfego pago, você decide pausar as campanhas de Product Ads. A conversão orgânica vai tão bem que se as vendas com publicidade caírem um pouco não terei tanto impacto no meu faturamento.
Aí você pausa os anúncios de Product Ads e vê as vendas orgânicas caírem. Como assim? Eu pausei os anúncios patrocinados, porque minhas vendas caíram no Mercado Livre no tráfego orgânico?
Nosso CEO Joel Cunha explica que o motivo:
“Pausar as campanhas reduz o número de visitas aos anúncios, uma vez que a exposição proporcionada pelo Ads no Mercado Livre é interrompida. Isso, por sua vez, afeta o ranqueamento orgânico, pois o algoritmo do Mercado Livre também considera o desempenho de vendas e tráfego como fatores para determinar a posição de um produto nos resultados de busca orgânica.”
Portanto, é essencial que você planeje cuidadosamente qualquer pausa nas campanhas e considere bem seus potenciais efeitos sobre a performance geral do anúncio. Antes de fazer isso, analise as métricas de Product Ads e pause somente os anúncios com baixa performance. Caso contrário você pode cometer um dos principais erros que diminuem as vendas no Mercado Livre.
Por fim, mas não menos importante, o sétimo erro.
- Mudança de Foto de Capa do Anúncio
Esse é sem dúvida um dos erros no Mercado Livre que mais derrubam vendas em anúncios que já vendem muito. Alterar a foto pode afetar negativamente o ranqueamento e as vendas?
Sim, a foto principal em um anúncio no Mercado Livre tem uma influência significativa tanto na taxa de cliques (CTR) quanto na decisão de compra dos usuários. A imagem de capa é o primeiro elemento visual que os potenciais compradores veem nos resultados de busca, e uma imagem atraente pode aumentar substancialmente o interesse e os cliques no anúncio.
Assim, uma mudança inadequada na foto de capa pode reduzir o interesse e o CTR, impactando negativamente o ranqueamento do anúncio e, consequentemente, as vendas.
Viu só como existem alguns erros que derrubam as vendas no Mercado Livre e te fazem vender menos? Mas não queremos que isso aconteça com você! É por esse motivo que publicamos semanalmente várias dicas e conteúdos exclusivos sobre como melhorar suas vendas no Mercado Livre. Não deixe de acompanhar nosso Blog ou nossas redes sociais!