Coloque seus produtos na categoria do Mercado Livre certa.

Colocar seus produtos na categoria certa do Mercado Livre é importante não só para os compradores. Mas, também para a visibilidade do anúncio, para as comissões de venda e logística de envios.

categorias do mercado livre
Navegue pelo artigo:

A categoria do Mercado Livre é a classificação dos produtos na plataforma. Ela organiza os itens em grupos específicos, facilitando a busca e a navegação dos usuários para encontrar o que desejam.

Ao colocar seus produtos corretamente na categoria do Mercado Livre, você melhora a visibilidade dos anúncios e aumenta as chances de vendas. As categorias de produtos em qualquer Marketplace não servem só para organizar os anúncios e facilitar que os compradores encontrem aquilo que procuram. Elas também são importantes para as comissões que os vendedores pagam, especificações da ficha técnica e regras de logística de envios.

Quer saber como funcionam as categorias no Mercado Livre e categorizar os produtos corretamente?

No artigo de hoje vamos lhe mostrar a importância das categorias para conquistar mais compradores, quais existem e como escolher a categoria certa. 

Pronto para começar?

O que são as categorias do Mercado Livre?

Uma categoria em um site de e-commerce é o agrupamento de produtos que compartilham características comuns. Por exemplo, em uma categoria chamada “Eletrônicos”, você encontrará produtos como celulares, computadores, câmeras, entre outros itens tecnológicos. Essas categorias podem ser subdivididas em subcategorias mais específicas, como “Smartphones” e “Notebooks” dentro da categoria “Eletrônicos”, permitindo uma segmentação ainda mais detalhada.

As categorias no Mercado Livre, assim como em outros sites de e-commerce, são uma forma de classificar e organizar os produtos oferecidos para facilitar a navegação e a busca pelos usuários. Essa classificação é fundamental para manter o site acessível e compreensível, tanto para compradores quanto para vendedores

Qual a importância de escolher a categoria certa?

A escolha da categoria certa no Mercado Livre vai muito além de simplesmente organizar os anúncios. Este processo influencia em outros aspectos da venda e do posicionamento do produto dentro da plataforma. 

Se você utiliza Mercado Shops (ou pretende usar) tem Loja Oficial no Mercado Livre (ou quer ter uma), é importante entender que as categorias são integradas. Imagine o usuário escolhendo a categoria “Óculos” e no meio dos resultados aparece uma bolsa?

Veja os motivos pelos quais é tão importante categorizar corretamente seus produtos no Mercado Livre:

Impacto na Visibilidade e Busca

O Mercado Livre utiliza um algoritmo de busca que, dentre os critérios de ranqueamento dos resultados, seleciona os produtos com base na relevância e categorização correta. Um produto mal categorizado pode não aparecer nos resultados de busca, diminuindo drasticamente sua visibilidade.

Outro aspecto importante é que os compradores frequentemente usam filtros baseados em categorias para limitar suas buscas a tipos específicos de produtos. Se um item está listado na categoria errada, ele simplesmente não será visto pelo comprador.

exemplo de categoria do mercado livre

Comissão por categoria do Mercado Livre

Além do tipo de anúncio (Clássico ou Premium), as taxas de comissões no Mercado Livre seguem percentuais por categorias de produtos. Isso significa que a lucratividade de vender um determinado item pode ser afetada pela categoria em que o produto é listado.

Veja um exemplo de taxas (referência mai/2024):

CategoriaClássicoPremium
Calças14 %19 %
Leggings12.5 %17.5 %
Eletrônicos13 %18 %
Celulares e Smartphones11 %16 %

Se o vendedor cadastrar o produto Legging na categoria calças, vai pagar 1,5% a mais de taxa de comissão no Mercado Livre. Da mesma forma, se cadastrar um Smartphone na categoria eletrônicos vai pagar uma taxa maior de 2%.

Quer saber a lista de categorias Mercado Livre e suas taxas? Confira a página Tarifa de venda por categoria.

Especificações da Ficha Técnica

Cada categoria tem um conjunto específico de especificações técnicas ou ficha técnica que detalha as características do produto. Essas informações servem para os compradores na hora de usar os filtros de pesquisa e para o algoritmo indexar termos dentro do anúncio que estão relacionados com a pesquisa do usuário, como marca, modelo e características.

Ao cadastrar o produto na categoria errada, a plataforma não vai disponibilizar os campos da ficha técnica que correspondem às características daquele produto. Sem eles, o anúncio deixará de aparecer nas buscas segmentadas.

Regras de Logística de Envios

Algumas categorias têm regras específicas relacionadas ao envio, incluindo limitações de peso, dimensões e embalagem. A escolha incorreta da categoria pode resultar em problemas logísticos, atrasos na entrega ou até custos adicionais. Isso sem contar que pode ocorrer o bloqueio do uso do Fulfillment se você colocar seu produto na categoria errada.

Anúncio patrocinados (Product Ads) e Central de Promoções

A categorização afeta também a elegibilidade do anúncio para participação em campanhas promocionais específicas da categoria no Mercado Livre.

O Mercado Livre frequentemente lança campanhas promocionais que são específicas para certas categorias. Por exemplo, promoções especiais para produtos de tecnologia durante eventos de venda como o “Dia do Consumidor” ou descontos em moda durante a “Black Friday”. Desse modo, colocar o produto na categoria correta assegura que seu anúncio possa ser incluído nessas promoções (elegível), aumentando a visibilidade e as vendas potenciais durante períodos de alta demanda.

Outro ponto importante, as categorias de produto no Mercado Livre são essenciais para segmentar as campanhas de Product Ads. É com base nelas que o algoritmo vai mapear o comportamento e demografia dos usuários. 

Isso permite direcionar os anúncios patrocinados para os compradores mais propensos a realizar a compra do seu produto. Como resultado, o retorno do investimento em publicidade é otimizado e você não gasta seu orçamento com cliques irrelevantes.

Como escolher a categoria do Mercado Livre certa para seu produto?

Agora que você já sabe a importância de ter seus produtos corretamente nas categorias do Mercado Livre, vamos apresentar como fazer isso de forma fácil e confiável.

A maneira mais direta e eficaz de determinar a categoria adequada para um produto é usar a própria barra de busca do Mercado Livre. Veja como você pode fazer isso:

  1. Comece digitando o nome ou uma descrição do seu produto na barra de busca do Mercado Livre.
  2. Observe os resultados que aparecem, prestando atenção especial aos produtos que são mais semelhantes ao seu. Verifique em que categoria esses produtos estão listados. Se a maioria dos produtos semelhantes ao seu está em uma determinada categoria, essa é provavelmente a escolha certa para você também.
escolhendo a categoria certa para um produto no mercado livre

Você também pode usar o simulador de taxas no Mercado Livre para descobrir a categoria correta do produto. O simulador não apenas fornecerá uma estimativa dos custos envolvidos, mas também vai mostrar a categoria mais adequada para o produto informado.

usar o simulador de taxas no mercado livre para descobrir a categoria do produto

Acesse a página do simulador de taxas e descubra a categoria no Mercado Livre certa para seu produto.

Dá para alterar a categoria do produto depois do anúncio ativo no Mercado Livre?

Não. O Mercado Livre não permite trocar a categoria de um produto depois que ele tiver cadastrado. 

As alterações permitidas são no preço, tipo do anúncio (Clássico ou Premium), formas de envio, condições do produto (novo ou usado) estoque, campos da ficha técnica e descrição.

O Mercado Livre possui uma vasta gama de categorias, desde Eletrônicos, Moda e Beleza, até itens mais específicos como Supermercado e Automóveis. Cada categoria principal tem subcategorias, e isso muitas vezes dificulta para o vendedor na hora de criar os anúncios de certos produtos. 

Quem dominar o uso de categorias no Mercado Livre terá melhor experiência de venda na plataforma. Lembre-se, escolher a categoria correta não só facilita a vida do comprador, como também otimiza sua visibilidade e taxas de comissão. 

Não queremos que você perca vendas e aumente seus custos! É por esse motivo que publicamos semanalmente várias dicas e conteúdos exclusivos sobre como melhorar suas vendas no Mercado Livre. Não deixe de acompanhar nosso Blog ou nossas redes sociais!

RELACIONADOS
Artigos relacionados

Conteúdos exclusivos para você aproveitar todo o potencial que o ecossistema do Mercado Livre lhe oferece!

CONTATE-NOS

Receba nossa NewsLetter

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Livre!

assessoria consultoria mercado livre para gestão de publicidade no mercado ads

Fale agora com nosso Especialista certificado no Mercado Livre.

Product Ads