Quer dar aquela turbinada no faturamento da sua conta e alavancar as vendas no Mercado Livre? Para isso, você precisará realizar algumas melhorias nos seus anúncios e adotar estratégias que permitam aumentar as vendas no Mercado Livre.
É exatamente isso que abordaremos hoje em nosso artigo. Nosso CEO e Especialista Certificado no Mercado Livre, Joel Jonathan Cunha, separou 12 dicas comprovadas para você otimizar seu anúncio e aumentar o volume das suas vendas.
Confira agora nossas dicas e depois deixe em nossas redes sociais os resultados que você alcançou!
Como atrair mais clientes no Mercado Livre?
Em uma busca rápida no Google você encontrará respostas do tipo:
- Escreva bons títulos.
- Capriche na descrição.
- Tire boas fotos dos seus produtos.
- Aproveite ao máximo os anúncios de moda.
- Ofereça frete grátis.
- Gere volume de vendas.
- Ofereça um bom atendimento ao cliente.
Mas, será que essas recomendações atendem todos os vendedores que procuram dicas para aumentar as vendas no Mercado Livre e querem levar seu faturamento ao próximo nível?
Nossa experiência na gestão de contas Platinum e Lojas Oficiais mostra que somente isso não é suficiente para um vendedor aumentar as vendas no Mercado Livre.
Antes de tudo, é muito importante o vendedor ou gestor da conta entender como funcionam as vendas no Mercado Livre. Além disso, existem dinâmicas em cada um dos 4 pilares que estruturam o Ecossistema da plataforma.
Os 4 pilares para alavancar as vendas no Mercado Livre são:
- Oferta,
- Tráfego,
- Serviço,
- Escalabilidade.
Você já conhecia estes pilares? Na verdade, poucos vendedores sabem disso (muitos poucos mesmo).
Este tipo de informação só é passada para os vendedores que contratam uma consultoria especializada em vendas no Mercado Livre ou para aqueles que pagam pelos programas de aceleração oferecidos pela empresa.
Mas, como queremos ajudar o maior número de vendedores que querem saber como melhorar suas vendas no Mercado Livre, vamos desvendar esse mistério agora!
Depois de ler este artigo você será capaz de identificar e detectar oportunidades, ajustar sua operação, melhorar seu fluxo de trabalho e vender mais no Mercado Livre (rapidamente!).
Preparado para ver nossas dicas de como aumentar as vendas no Mercado Livre?
Não dá para impulsionar as vendas no Mercado Livre sem entender como ele funciona!
Um anúncio do Mercado Livre só é competitivo se ele atender um conjunto de elementos (que se complementam) e fizer parte de uma estratégia de vendas.
Existe um Ciclo de Visibilidade que ajuda a aumentar as vendas no Mercado Livre que começa com um anúncio de qualidade para conseguir se destacar da concorrência.
Depois disso, você vai precisar investir em ações que gerem tráfego e aumentem a visibilidade do anúncio e gerem mais cliques. Em outras palavras, atrair potenciais compradores que realmente estejam interessados no seu produto. Somente assim você conseguirá avançar para a etapa seguinte que é a concretização da venda.
Se você oferece um serviço excelente, está sempre atento à qualidade e tem agilidade no atendimento, suas chances de vender aumentam ainda mais.
Contudo, o que queremos é aumentar as vendas e continuar crescendo não é mesmo?
Então, você precisará dar escalabilidade em suas vendas e, nesta etapa, vai precisar usar tecnologia. Não tem outra alternativa, você deve incorporar em sua operação algumas ferramentas que vão permitir aumentar as vendas no Mercado Livre (ter escalabilidade).
No final deste artigo apresentaremos ferramentas que ajudam vender mais no Mercado Livre.
Agora que você já tem o entendimento de como funciona uma venda no Mercado Livre, vamos ao principal objetivo deste artigo.
O que fazer para aumentar as vendas no Mercado Livre?
Dividimos nossas dicas conforme os pilares que falamos anteriormente. Assim, você terá um passo a passo, bem explicado, em cada pilar de como fazer para aumentar as vendas no Mercado Livre.
Primeiro vamos ver o que você precisará fazer do ponto de vista para fortalecer seu anúncio:
Pilar 1: Oferta.
O anúncio é o principal e primeiro contato com os seus compradores em potencial, portanto, é preciso muita atenção a este ponto.
Ele deve ter informações precisas do seu produto, com dados que agreguem valor, porém de uma forma estratégica.
Não fique “enchendo linguiça” para não deixá-lo extenso ou irritante.
Lembre-se de que o anúncio é o seu espaço para se destacar dos demais vendedores.
Para seu anúncio ser atrativo e competitivo, e consequentemente aumentar seu potencial de vendas no Mercado Livre, você deve atender alguns aspectos básicos:
1- Escreva bons títulos.
O título é um elemento importante de como aumentar as vendas do Mercado Livre porque permite que o comprador identifique rapidamente o que está procurando. Além disso, ele também é importante para o algoritmo saber qual produto está no seu anúncio. Então, seu título deve ter as palavras-chave certas.
Por quê? Quando um comprador faz uma pesquisa no Mercado Livre ele usa algumas palavras no campo de busca. Logo, o anúncio que tem o título com essa palavra-chave terá maiores chances de aparecer nos resultados de pesquisa.
Quer saber como escrever títulos que vão aumentar as vendas no Mercado Livre?
Veja nosso artigo: 07 dicas para criar Títulos no Mercado Livre que vendem muito mais.
2- Utilize fotos profissionais e de qualidade.
Não basta só fazer seu produto aparecer, ele precisa ser atrativo! As fotos possuem esse poder! Elas são o principal elemento de identificação do seu anúncio nos resultados de busca dos produtos.
Quando os produtos tem fotos de qualidade as suas chances de impulsionar as vendas no Mercado Livre aumentam.
Os compradores adoram ver detalhes dos produtos, fidelidade de cores e ter a noção mais próxima do real daquilo que vão comprar.
Do contrário, você vai acumular muitas impressões sem cliques, e consequentemente ter um baixo CTR (clique em relação às visualizações).
Contudo, lembre-se que o Mercado Livre tem requisitos para fotos em anúncios.
Os principais são:
- Tamanho 1200 x 1200 px;
- Sua primeira imagem deve ter fundo totalmente branco;
- Deixe o produto em destaque;
- Não mostre ele embalado;
- Não coloque itens extras como logomarcas, marcas d’água, bordas, banners, QR codes ou textos (jamais coloque o símbolo do full nas imagens);
- Não inclua suas condições de venda;
- Mostre apenas um modelo na foto. Se quiser mostrar outras cores ou modelos no seu anúncio, você deve criar variações;
- Use apenas fotos suas, dos seus fornecedores ou de domínio público. Se usar fotos de terceiros sem autorização você pode infringir os Direitos Autorais ou as Regras de Direito de Propriedade Intelectual no Mercado Livre (BPP).
3- Faça uma boa descrição do produto.
A descrição de produtos no Mercado Livre deve incluir informações que realmente interessam para o comprador. Qualquer informação que não esteja clara no anúncio, o comprador abandona e vai para o anúncio concorrente.
Se dedique em escrever uma descrição completa, assim o cliente se sentirá confiante para comprar de você.
Por isso, capriche na descrição! Não fique chovendo no molhado! Insira informações realmente importantes. Pense nesta seção como complemento da ficha técnica.
Uma outra dica é criar um espaço chamado “Perguntas Frequentes” com as perguntas que você mais recebe dos compradores.
Aqui vai uma dica bem valiosa para quem quer aumentar as vendas no Mercado Livre.
Qual a melhor estrutura de descrição para produtos?
Abaixo uma estrutura organizada em parágrafos:
- Inicie falando dos benefícios ao cliente e não do produto em si;
- Agora, sim, você vai falar do produto, focando nos diferenciais e/ou vantagens;
- Uma frase que faça a diferença! Um texto bem curto de 2 linhas falando sobre um diferencial de destaque do produto;
- Seção de características técnicas;
- Onde será aplicado (se fizer sentido);
- Avisos importantes caso o produto tenha compatibilidade, aqui é onde chama a atenção do cliente;
- Dúvidas frequentes, uma seção dedicada a responder aquelas perguntas repetitivas.
4- Preencha a ficha técnica.
É importante se atentar a ficha técnica bem preenchida, ela também ajuda na indexação dentro da plataforma. Se preenchida com os dados certos, não inserindo vários termos aleatórios, ela vai ajudar a trazer um tráfego bom ao anúncio.
Infelizmente hoje alguns influencers ou “Gurus” falam para inserir vários termos na ficha técnica. Não recomendamos isso, pois funcionará de forma inversa, seu produto perde a indexação da ficha técnica!
A ficha técnica deve ser preenchida com o maior número possível de informações ÚTEIS. É muito importante preenchê-la com dados reais, pois isso ajuda no posicionamento do seu anúncio.
Algumas palavras-chave que os clientes usam no Mercado Livre podem se relacionar com as funcionalidades ou especificações do produto. Nem tudo cabe no título, por isso, use a ficha técnica do anúncio para incluir informações relevantes que o comprador usa no momento das buscas.
Importante! Não polua a ficha técnica, muitos vendedores hoje inserem milhares de termos ali, o que na verdade gera um efeito negativo! Não faça isso! Coloque termos realmente relevantes!
5- Coloque o produto na categoria certa.
Se você anunciar seu produto na categoria errada pode impedir que seu produto apareça nos filtros de buscas dos usuários ou seja elegível para o envio no Full. Algumas categorias não podem usar Full, fique atento!
Além disso, saiba que utilizar a categoria correta facilitará caso um dia utilize o Mercado Shops. Outra coisa, usar termos no seu anúncio que estejam de acordo com a categoria ajuda a aumentar a indexação para aumentar as vendas no Mercado Livre.
Pilar 2: Tráfego.
Tráfego é a soma de todos os usuários que estão na plataforma e entram para ver seu anúncio. Eles podem chegar de maneira orgânica e não orgânica.
O tráfego orgânico ocorre quando seus anúncios ganham posicionamento natural dentro dos resultados de busca (sem usar anúncio patrocinado). Para conseguir isso, você deve dedicar uma parte do seu tempo para otimizar seus anúncios com técnicas de SEO.
Nosso Guia de SEO para Mercado Livre mostra como fazer isso!
Já o tráfego não orgânico pode ocorrer de duas maneiras:
- Com Publicidade (anúncios patrocinados): Quando você investe em publicidade no Mercado Livre é possível criar campanhas de performance (Product Ads) para impulsionar e aumentar as vendas no Mercado Livre.
- Com Google Ads e posts impulsionados nas redes sociais: mesmo não sendo a alternativa mais indicada, é possível criar campanhas para os seus produtos.
Dito isso, para conseguir tráfego orgânico e fazer o Mercado Livre Ads valer a pena, é importante considerar estes dois pontos.
6- Tenha uma boa reputação.
Ela é fundamental para o seu anúncio conseguir aumentar as vendas no Mercado Livre. Saber cuidar das métricas de Reputação te posicionará entre os primeiros lugares. Atenção principalmente em 4 variáveis que podem levar sua reputação para o vermelho: quantidade de reclamações, tempo de envio, mediações e cancelamentos.
Avalie quais produtos estão gerando reclamações e o porquê! Vale a pena manter? Posso resolver? Vale a pena colocar minha reputação em risco por causa dele?
Saiba mais sobre a importância da reputação para melhorar as vendas em nosso artigo: Reputação no Mercado Livre: porque ela é importante?
7- Obtenha boas avaliações.
Pode apostar que os clientes vão olhar para elas! Além disso, fica destacado logo abaixo do título do produto. Logo, se tiver notas baixas o cliente vai sair do anúncio.
Quer saber como ter boas avaliações para aumentar seu potencial de vendas no Mercado Livre? Peça avaliações positivas de clientes satisfeitos, com o tempo a nota melhora.
Você pode enviar materiais impressos com o produto solicitando para avaliar a compra.
Dica: envie estes panfletos em produtos que possuem menos ou nada de incidência de reclamação. Além disso, analise se vale a pena manter aquele produto que fica prejudicando a sua reputação ou gerando avaliações negativas. Pode estar na hora de encontrar um produto melhor ou até mesmo criar um anúncio onde o possível problema que gerou aquelas avaliações já esteja sanado.
Pilar 3: Serviço.
Para alavancar vendas no Mercado Livre, antes de tudo é importante oferecer um excelente serviço aos compradores.
Isso envolve ter bom atendimento, dar informações claras e precisas, oferecer condições de pagamento e ter um bom pós-vendas.
Então, seu anúncio terá maiores chances de aumentar as vendas.
8- Oferecer pagamento parcelado.
Esse é um recurso disponível apenas nos anúncios Premium. Mas, é uma boa alternativa para os compradores que preferem parcelas as suas compras ou ficam inseguros diante dos produtos mais caros.
Além disso, se os anúncios concorrentes da sua categoria oferecem esse benefício ao cliente, você também deve fazer o mesmo.
Permitir que o comprador parcele as suas compras é um diferencial em casos onde o produto é até um pouco mais caro. É a típica situação do brasileiro que não consegue efetuar as compras à vista.
É importante avaliar como as pessoas geralmente compram o seu produto, isto é mostrado na venda, se elas parcelam com muita frequência vale oferecer o parcelamento sem juros (permitido no anúncio Premium).
9- Ofereça frete grátis.
Se tem uma coisa que de fato os consumidores gostam na internet é o FRETE GRÁTIS.
Entregas sem custo de frete são um incentivo e tanto para atrair compradores para seus anúncios. Pode acreditar, eles terão maior destaque, maior visibilidade e ajudam na conversão das vendas. Dentre as principais dicas para aumentar as vendas no Mercado Livre, podemos dizer que o frete tem um peso muito grande.
10- Responda rápido.
Responder às perguntas dos compradores de forma rápida fará com que eles não tenham tempo de comprar com outro vendedor.
Esse é um fator que poucos vendedores consideram para aumentar as vendas no Mercado Livre.
Além disso, considere o intervalo de tempo de resposta. Lembre-se de que a maioria das vendas se concretizam nos primeiros minutos que o potencial comprador acessar o anúncio.
Antes de tudo, avalie se a pergunta é frequente e coloque na descrição como mencionado neste artigo, o seu possível cliente pode estar vendo o seu produto e de mais outros 10 vendedores, aquele que sanar sua dúvida rapidamente fará com que ele se sinta mais seguro e feche a compra.
É como aquele ditado que as pessoas usam: “Se vendendo para mim demora tanto, imagina depois que eu comprar”. As pessoas confiam mais em empresas que atendem com maior prontidão e cordialidade.
11- Use Mercado Envios.
Uma maneira de entregar rápido e oferecer frete grátis é utilizar a rede de entregas do próprio Mercado Livre, o Mercado Envios.
O Mercado de Envios apresenta vantagens e segurança para os vendedores e compradores porque o sistema usa a logística de entrega do próprio Mercado Livre.
O sistema gera uma etiqueta a cada venda feita na plataforma. Depois disso, o vendedor cola no produto e leva ao ponto de entrega ou aguarda a coleta.
E ainda tem a possibilidade de alguns produtos serem elegíveis para o fulfillment. Isso é uma vantagem maior ainda porque em algumas cidades a entrega pode ocorrer no mesmo dia.
A logística reversa também é um diferencial para o vendedor (se já teve experiências em lojas virtuais sabe do que estamos falando).
Você pensa uma forma de como melhorar suas vendas no Mercado Livre? Não deixe de considerar o uso do Mercado Envios.
Bom, estamos chegando ao fim do nosso artigo mas, não podemos deixar de falar o último pilar. Ele é imprescindível para quem quer aumentar seu potencial de vendas no Mercado Livre!
Pilar 4: Escalabilidade.
Quando seu negócio alcançar um certo volume de vendas, foque em continuar crescendo de maneira sustentável a passos firmes, que apoiem seu negócio. Automatizando alguns processos, você pode focar em outros pontos importantes da sua empresa.
12. Repostas automáticas
Quando se tem muitas visitas no anúncio é natural ter um alto volume de perguntas. A questão é que responder todas elas ocupa muito tempo do vendedor ou da equipe de atendimento. Para ganhar produtividade nesse processo, as ferramentas de respostas automáticas são uma excelente alternativa.
Além de liberar tempo para cuidar de outras tarefas, essa também é uma solução para não perder uma venda quando um usuário faz uma pergunta simples, em horários e dias fora do atendimento comercial.
Em nossa experiência podemos afirmar que dificilmente um vendedor consegue escalar as vendas sem ter ferramentas que facilitem sua vida para:
- Gestão de Estoque;
- Carregar e alterar preços dos produtos;
- Responder perguntas e usar o serviço do Sistema de mensagens;
- Emitir NF-e;
- Integradores com outros Marketplaces;
- Gestão financeira e de custos;
- Analisar o Mercado.
Sendo assim, algumas boas alternativas de ferramentas para você escalar suas vendas no Mercado Livre são:
- TinyERP;
- Ideris Hub;
- Nubimetrics ou Real Trends;
- GoBots;
Mas, se mesmo aplicando nossas dicas de como aumentar as vendas no Mercado Livre você não consegue vender mais, avalie se não é hora de contratar uma das consultorias certificadas pelo Mercado Livre.
São empresas preparadas para oferecer um serviço de qualidade e te acompanhar no crescimento das suas vendas.
Gostou do conteúdo de hoje? Viu só como é possível dar aquela turbinada no faturamento da sua conta no Mercado Livre? Comente em nossas redes sociais o percentual de crescimento das suas vendas após colocar em prática as nossas dicas. Queremos saber os resultados que você alcançou!