Como criar anúncios que vendem muito no Mercado Livre?

criar anúncios no Mercado Livre
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Você já se perguntou por que alguns anúncios no Mercado Livre conseguem uma enxurrada de cliques e vendas, enquanto seus anúncios recebem meia dúzia de gatos pingados? 

Anúncios que vendem no Mercado Livre, que realmente convertem vendas, não são uma questão de sorte ou de ter um produto popular. 

Trata-se de uma combinação de estratégias bem pensadas, saber criar um anúncio atraente e entender o comportamento do consumidor. 

Pensando em lhe ajudar nesse assunto, convidamos nosso CEO e especialista em anúncios do Mercado Livre, Joel Jonathan Cunha, para explicar as principais Características dos Anúncios de Produtos que Vendem Muito no Mercado Livre

Neste artigo, ele compartilha os segredos para você transformar seu anúncio de “apenas mais um” para “o campeão de vendas”. 

Se você quer aumentar as vendas no Mercado Livre, continue lendo e descubra como otimizar seus anúncios!

Bora conferir?

Primeiro vamos entender a estrutura de um anúncio no Mercado Livre.

Componentes-Chave de um Anúncio no Mercado Livre.

Cada detalhe do seu anúncio pode ser o diferencial entre uma venda bem-sucedida e uma oportunidade perdida. 

Mas, quais são os elementos importantes que compõem um anúncio no Mercado Livre irresistível

Vamos ver os componentes-chave que não só atraem cliques, mas também convertem visitantes em compradores:

Títulos: O título de um anúncio no Mercado Livre é o primeiro ponto de contato do comprador com o seu produto. Ele deve ser claro, conciso e, acima de tudo, cativante. Um título bem elaborado pode ser a diferença entre um clique e um deslize.

Fotos: “Uma imagem vale mais que mil palavras”, especialmente no comércio eletrônico. Fotos de alta qualidade, que mostrem o produto de diferentes ângulos e em detalhes, podem eliminar dúvidas e impulsionar a decisão de compra do cliente.

Campo de Descrição: Aqui está sua chance de “aquecer o comprador” e mostrar que seu anúncio é a melhor oferta para o produto que ele procura. Uma descrição detalhada e bem formatada pode responder as perguntas não formuladas e destacar os benefícios únicos do seu produto.

Ficha Técnica: Muitas vezes deixada de lado a ficha técnica no Mercado Livre é muito importante para a indexação do anúncio e para esclarecer dúvidas dos compradores. Ela deve estar completa e precisa, facilitando a pesquisa e a decisão do cliente.

Perguntas e Respostas: Este é o espaço para interação direta com seus potenciais compradores. Responder as perguntas, rápido e com clareza, pode não apenas esclarecer dúvidas, mas garantir a venda no momento que o comprador ainda está em seu anúncio.

Repare que se você entender bem estes componentes já é possível criar anúncios no Mercado Livre que vendem muito mais.

Mas eu sei que você quer ir além e criar um anúncio campeão de vendas, que tenha alta taxa de cliques e alta taxa de conversão, não é mesmo?

Então vamos lá!

Como Criar Anúncios no Mercado Livre que Vendem Muito Mais?

Agora vamos lhe apresentar 11 dicas para criar um anúncio que pode brilhar mais do que os demais. 

Vou explorar bem as características que transformam um anúncio comum em um verdadeiro campeão de vendas.

1. Preço Competitivo

Um preço competitivo, não significa apenas ser o mais barato. Seu preço pode estar na média de mercado. No entanto, se seu anúncio oferece algum diferencial como frete grátis, parcelamento ou até um brinde, esse pode ser o diferencial que atrai o cliente.

2. Demanda do Produto

A procura pelo produto e a quantidade de consumo também influenciam na hora de criar o anúncio. Por exemplo, um produto altamente desejado pode ter um bom volume de vendas se você fizer um anúncio com kits. Isso inclusive contribui para aumentar o ticket médio em suas vendas.

Se quiser saber mais com os anúncios de kits podem fazer suas vendas decolarem no Mercado Livre, deixe nos comentários “#kitsnomercadolivre”.

3. Público-alvo 

Conhecer seu público e saber o que eles desejam é primordial na hora de criar um anúncio no Mercado Livre. Vendedores que anunciam produtos só porque acreditam que atendem a uma necessidade dos clientes, estão fadados ao fracasso. Por que será que meu anúncio não vende?

4. Fotos de Qualidade

Os compradores adoram ver detalhes dos produtos, fidelidade de cores e ter a noção mais próxima do real daquilo que vão comprar.

Além disso, existem recomendações de imagens nos anúncios do Mercado Livre. Principalmente para a primeira imagem. Capriche nela.

Falamos disso em nosso artigo sobre como vender mais no Mercado Livre, recomendo dar uma olhada nele.

5. Análise de Palavras-chave

É muito importante que você crie títulos e descreva seus produtos com a palavra-chave certa. Aquela que o cliente usa, não a que você acha certo.  

Utilizar palavras-chave relevantes garante que seu produto apareça para as pessoas certas nos resultados de busca, aumentando a visibilidade e as chances de venda.

6. Descrição Detalhada 

Muitos vendedores desprezam a descrição e preenchem de qualquer jeito. Não faça isso se você quer um anúncio no Mercado Livre que vende muito mais.

Uma boa descrição deve informar ao máximo sobre o seu produto. Isso vai mostrar para o seu cliente que é o produto que ele realmente está procurando. Certamente, vai transmitir confiança na compra.

Além disso, para os vendedores que usam ferramentas de mensagens automáticas, as descrições completas permitem que a inteligência artificial encontre a resposta no próprio anúncio.

7. Frete Grátis 

Se tem uma coisa que os consumidores gostam na internet é o FRETE GRÁTIS.

Entregas sem custo de frete são um incentivo e tanto para atrair compradores para seus anúncios no Mercado Livre. Eles terão maior destaque, maior visibilidade e aumentarão suas chances de vender mais.

8. Pagamento parcelado

O pagamento parcelado pode influenciar diretamente a decisão do comprador. Observe se os concorrentes vendem mais com anúncios que oferecem essa possibilidade. Se o seu não tiver esse benefício, será difícil ter um anúncio que vende mais no Mercado Livre. 

9. Reputação

Não espere ter um anúncio campeão de vendas com uma reputação ruim. Você precisa ter uma reputação verde para vender mais.

Além de ser útil para quem vai comprar, esse indicador também impacta na performance de exibição dos anúncios patrocinados e orgânicos.

Se mesmo após usar a ferramenta de recuperação de reputação para ficar verde no Mercado Livre suas vendas não decolam, você deve avaliar os seguintes pontos:

  • Índice de reclamações;
  • Tempo de envio das mercadorias;
  • Número de vendas canceladas pelo vendedor;

Veja nosso artigo sobre Reputação no Mercado Livre e entenda porque isso é muito importante.

10. Ficha técnica

Uma ficha técnica completa e bem estruturada dá maior visibilidade ao seu anúncio. Além disso, melhora seu posicionamento nos resultados de pesquisa e, consequentemente, aumenta as chances de venda.

Se você despreza a ficha técnica dos produtos na hora de criar seus anúncios no Mercado Livre, saiba que pode estar perdendo muitas vendas!

Temos um artigo que traz 8 Dicas para uma ficha técnica vencedora! 

Confira no link: Ficha Técnica no Mercado Livre: como preencher corretamente?

11. Ruptura de Estoque

Por último, e não menos importante, em hipótese alguma deixe seu anúncio no Mercado Livre ficar sem estoque. 

Nada é mais frustrante para um cliente do que encontrar o produto desejado e descobrir que está fora de estoque.

Recentemente escrevemos sobre Ruptura de estoque no Mercado Livre e mostramos as consequências que há se você deixar isso acontecer.

Para criar um anúncio no Mercado Livre você não precisa de volume em estoque, no entanto, você precisará garantir disponibilidade para ele performar bem.

Fazer uma boa gestão de estoque nos anúncios do Mercado Livre é essencial, uma vez que a plataforma utiliza a quantidade de produtos em estoque como um dos critérios para classificar os anúncios. 

Veja, todos os detalhes fazem muita diferença quando precisamos escalar as vendas.

Mas, acredito que tudo começa na criação de um bom anúncio no Mercado Livre, que vai além de simplesmente listar os produtos dentro da plataforma. Então, você deve utilizar técnicas de SEO no Mercado Livre.

12. SEO para Mercado Livre

Essas técnicas incluem a otimização de títulos, descrições, uso de palavras-chave relevantes, qualidade das imagens, e muitos outros fatores que influenciam o algoritmo de busca a posicionar melhor seu anúncio entre os resultados apresentados aos usuários. É essencial para qualquer vendedor investir tempo e aplicar as melhores práticas de SEO para os anúncios no Mercado Livre.

Termômetros essenciais para medir o sucesso dos anúncios que vendem no Mercado Livre.

A Taxa de Cliques (CTR) e a Taxa de Conversão são métricas essenciais para os vendedores no Mercado Livre.

E o que elas significam? Vamos decifrar:

Taxa de Cliques (CTR): Esta métrica representa a proporção de pessoas que viram seu anúncio e decidiram clicar nele. Em termos simples, se 100 pessoas visualizaram seu anúncio e 5 clicaram nele, sua CTR é de 5%. Uma CTR elevada indica que seu anúncio é relevante e atraente para o público-alvo.

Taxa de Conversão: Uma vez que o cliente clica no seu anúncio, a jornada não termina aí. A Taxa de Conversão mede quantos desses cliques se transformaram em vendas reais. Se 5 pessoas clicaram no seu anúncio e 1 comprou o produto, sua Taxa de Conversão é de 20%. 

Esta métrica é um indicador direto da eficácia do seu anúncio em levar os clientes até a linha de chegada – a compra.

Entender e otimizar essas taxas é fundamental para qualquer vendedor no Mercado Livre. 

Elas não apenas fornecem insights sobre a performance do seu anúncio, mas também indicam áreas de melhoria. Por exemplo, uma CTR baixa pode sugerir a necessidade de ajustar o título ou as imagens, enquanto uma Taxa de Conversão baixa pode indicar problemas na descrição do produto ou no preço.

Portanto, a Taxa de Cliques e a Taxa de Conversão são os batimentos cardíacos do seu anúncio no Mercado Livre. 

Conforme apresentamos no artigo de hoje existe uma combinação de fatores para ter um anúncio campeão de vendas. Ao dar atenção a cada uma das características acima, você não apenas aumenta suas chances de venda, mas também melhora a performance de anúncios patrocinados com Product ADs.

Isso mesmo! As campanhas de Product Ads trazem melhores resultados quando um anúncio é de boa qualidade. Se não for, o algoritmo potencializa o que é ruim, faz você gastar seu orçamento diário e não vender nada.

Portanto, dedique mais atenção na hora de criar seu anúncio no Mercado Livre que, certamente, suas vendas serão melhores.

E aí, gostou do artigo de hoje? Corre lá em seus anúncios e revise os principais pontos que apresentamos. Para saber mais sobre como ter sucesso em seus anúncios do Mercado Livre, fique ligado em nosso Blog ou acompanhe nossas redes sociais!

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