Estratégia de vendas Mercado Livre: veja 03 maneiras para escalar suas vendas!

Estratégia de vendas no Mercado Livre Ads
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O Mercado Livre é a maior plataforma online de vendas da América Latina, e se você planeja vender mais e aumentar as suas conversões, ter uma estratégia de vendas no Mercado Livre é essencial. O que isso significa?

Não basta só apostar em preço baixo, isso não garante que seu anúncio vai aparecer nas primeiras posições.

Essa até pode ser uma estratégia para quem está começando no Mercado Livre e quer fazer as primeiras vendas para conquistar uma medalha, pois existem compradores que filtram por ordem de preço.

Porém, isso não é sustentável no longo prazo. Vai precisar de muitas vendas para conseguir ter lucro.

Neste artigo, vamos mostrar algumas estratégias que podem ajudar a melhorar suas conversões e, certamente, aumentar as suas vendas no Mercado Livre sem perder dinheiro.

– Por que a estratégia é tão importante para o seu negócio?

Quando não se sabe qual caminho seguir, qualquer um serve.

Nesse contexto, uma estratégia de negócio bem definida é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Ela aumenta o potencial de lucro, aumenta as vendas e melhora a sustentabilidade global do negócio. 

Ter estratégia de vendas é importante para definir objetivos de curto, médio e longo prazo, a partir de um ponto de vista financeiro, de marketing e de vendas. 

O processo de desenvolvimento de uma estratégia requer tempo e esforço, pois envolve a determinação dos objetivos da empresa, do público-alvo, do posicionamento de marca e da identificação de oportunidades. 

Mas, vale muito a pena. Sobretudo porque ao implementar uma estratégia bem estruturada, os vendedores podem melhorar o foco, otimizar o uso de recursos, ter maior desempenho nas vendas e conquistar resultados duradouros.

Como fazer para a estratégia de vendas no Mercado Livre funcionar?

Para que uma estratégia de vendas no Mercado Livre funcione e as vendas aumentem, antes de tudo, é preciso olhar para a qualidade do seu anúncio.

  1. Ele tem boas fotos de produtos?
  2. O título tem palavras-chave que os compradores utilizam nas buscas?
  3. A descrição tem as informações relevantes e atraentes para escolher comparar do seu anúncio?
  4. A ficha técnica está preenchida?
  5. Sua reputação é boa?

Sem isso, não há estratégia de vendas no Mercado Livre que funcione!

Uma vez que seu anúncio atende esses requisitos base, você pode iniciar uma estratégia para escalar as suas vendas. Vamos apresentar algumas delas.

Nº1 – Utilize o fulfillment.

O Mercado Livre oferece o serviço de Fulfillment para seus vendedores por meio do seu serviço de Envios. Para produtos acima de R$ 79,00 o Mercado Livre pode assumir até 50% dos custos de frete.

Mas a principal vantagem não é essa, ao utilizar o Full do Mercado Livre, seus anúncios ganham mais visibilidade na plataforma, uma vez que:

1- As entregas são mais rápidas;

2- Todos os pacotes estão assegurados. 

3- Os envios têm acompanhamento;

Então, avalie utilizar o serviço de Envios na sua estratégia de vendas no Mercado Livre para conseguir escalar as suas vendas.

Nº2 – Parcelamento sem juros.

Muitos vendedores decidem criar seus anúncios no modo clássico porque possuem um custo de taxa menor. No entanto, quando você escolhe essa opção, isso pode ser ruim por conta de alguns motivos:

1- anúncios clássicos possuem menor exposição de visibilidade na plataforma;

2- seu produto não vai ter a opção de parcelamento sem juros.

Neste último, a experiência do comprador será ruim, principalmente se ele estiver adicionando vários produtos ao carrinho. No momento em que for escolher o método de pagamento do seu produto, verá que não pode parcelar sem juros. Isso é motivo para ele cancelar a compra e comprar do seu concorrente.

Nº3 – Use técnicas de SEO no anúncio.

Usar técnicas de SEO nos anúncio do Mercado Livre vai ajudar que seu anúncio apareça em melhores posições nos resultados de pesquisas. Mas como isso é feito?

Basicamente, você deve incluir palavras-chave nos títulos e descrições do seu anúncio para que as pessoas possam encontrá-lo mais facilmente. Quando mais o seu anúncio corresponder às palavras que os compradores buscam, mais fácil será para o algoritmo do Mercado Livre.

Nº4 – Use as Tendencias do Mercado Livre.

Poucos vendedores sabem que as tendências no Mercado Livre são uma excelente maneira para aumentar as vendas.

Como assim? Dá para usar a página de tendências como estratégia de vendas no Mercado Livre?

Dá sim, e mostramos como fazer isso em nosso artigo: Tendências No Mercado Livre, Como Utilizá-Las Para Melhorar Suas Vendas?

Você vai se surpreender com o poder que ela pode dar para seu anúncio.

Nº5 – Ferramentas de Análises.

Pode ter certeza de uma coisa, não há estratégia que funcione sem ferramentas de análise para acompanhar as estatísticas do seu anúncio. É muito importante você verificar os resultados dos anúncios e descobrir quais estão funcionando melhor, a fim de aumentar ainda mais as suas conversões.

Dentre as principais ferramentas de análise, destacamos as ferramentas Nubmetrics e Real Trends.

N6º – Responda rápido as perguntas nos anúncios.

Sabia que as perguntas no Mercado Livre são uma excelente oportunidade para vender mais? Elas são uma oportunidade real para criar vínculo com os potenciais compradores e esclarecer as dúvidas antes de comprar o produto. 

Isso vai garantir uma boa experiência de compras e evitar problemas que possam causar devoluções, reclamações ou avaliações negativas do vendedor.

Mas é preciso responder as perguntas de forma adequada, assertiva e rápida! O tempo de resposta no Mercado Livre é um fator preponderante para a decisão de compra do usuário.

Se você que tem alguma dúvida do quanto o tempo de resposta influencia na decisão de compra, veja o estudo que o próprio Mercado Livre disponibilizou sobre como responder a tempo é fundamental para manter o interesse do seu comprador.

● de 0 a 2 minutos: o usuário está pensando no produto que deseja, nas opções de compra que possui, e está conectado ao seu anúncio.

● 2 a 5 minutos – Talvez o comprador esteja vendo o anúncio de outro vendedor e não está mais 100% conectado ao seu, mas continua no processo de pesquisa. Neste caso, o comprador está avaliando as características e benefícios dos produtos de outros vendedores e comparando-os.

● 5 e 10 minutos: o usuário está pesquisando o produto, mas já se dispersou, e pode ser que ele esteja navegando e vendo outras coisas.

● após 10 minutos: podemos considerar que o comprador está fora da zona de compra. Pode até já ter comprado de outro vendedor.

Isso significa que você pode deixar de vender por não responder o comprador no momento em que ele estava mais disposto para comprar. Se você tem dificuldades de responder com agilidade, recomendo fortemente que você procure uma ferramenta de respostas automáticas no Mercado Livre.

Elas vão lhe ajudar muito a aproveitar as perguntas como uma estratégia de vendas no Mercado Livre para escalar suas vendas.

Nº7 – Estratégia de vendas do Mercado Livre com Product Ads.

Product Ads é a plataforma para criar campanhas de anúncios patrocinados no Mercado Livre. Ela foi elaborada para que os vendedores possam utilizar a estratégia de vendas com anúncios pagos.

E para que os anúncios patrocinados tragam bons resultados, é preciso ter uma estratégia e um objetivo definido. Sem objetivos, você corre sérios riscos de gastar seu dinheiro em campanhas de anúncios que não vendem nada.

Portanto, se seus anúncios patrocinados não estão aparecendo no Mercado Livre, um dos motivos pode ser a escolha errada dos objetivos estratégicos.

Quais estratégias de vendas no Mercado Livre você pode definir em suas campanhas de Product Ads?

  • Crescimento: aumenta a exposição dos seus anúncios. Indicado para produtos de média rotação. Essa estratégia de vendas no Mercado Livre gera maior exposição dos seus anúncios e mantém equilíbrio entre visibilidade e rentabilidade.
  • Visibilidade: para adquirir melhores posições. Indicado para produtos novos ou categorias muito concorridas. Essa estratégia de vendas permite ganhar mercado rápido e escalar posições.
  • Rentabilidade: para manter o rendimento do investimento. Indicado para produtos mais vendidos ou com baixo lucro. Essa estratégia no Mercado Livre otimiza o investimento e mantém boa presença digital. É uma estratégia conhecida também como de ‘manutenção’, ou seja, para manter o produto nas primeiras posições mesmo que já esteja organicamente, pois concorrentes podem pagar para pegar as posições destes orgânicos.

Para fazer suas vendas aumentarem, utilize da maneira certa os objetivos de anúncios patrocinados no Mercado Livre.

– Por que você precisa investir em anúncios patrocinados para ter sucesso nas vendas no Mercado Livre?

Com a alta concorrência e elevado número de vendedores nos principais Marketplaces é necessário adotar uma estratégia para alcançar o maior número possível de clientes e aumentar as chances de vendas.

Por isso, é necessário considerar em sua estratégia o uso de anúncios patrocinados com Product Ads no Mercado Livre

Um dos fatores a considerar é o que comentamos aqui: a Concorrência. Mesmo que o produto esteja posicionado organicamente, é possível que concorrentes ‘comprem’ aquela posição por meio do anúncio patrocinado, e acabem derrubando posições do seu anúncio orgânico (reveja o ponto “Rentabilidade” citado anteriormente).

Publicidade no Mercado Livre vale a pena e tem uma vantagem, não só aumenta o número de visualizações, mas também pode melhorar sua classificação na busca orgânica. Além disso, ajuda a destacar seus produtos, mostrando-os a um público maior. 

Outra vantagem de fazer publicidade paga com Mercado Livre Ads é que o vendedor consegue criar campanhas com objetivos diferentes.

Dessa forma, os anúncios patrocinados aparecem para o público certo e o vendedor não perde dinheiro com cliques.

Mas o maior benefício de usar o Product Ads na estratégia de vendas no Mercado Livre é aumentar sua visibilidade, receber mais visitas no anúncio e aumentar as vendas. 

Quer ter ótimos resultados com a publicidade paga no Mercado Livre e fazer a sua estratégia de vendas atingir seus objetivos? Fale com um de nossos especialistas que podemos lhe ajudar.

A Conecta Ads é uma empresa certificada no Mercado Livre, especializada em anúncios patrocinados com Product Ads. Nosso foco é aumentar as suas vendas e manter o melhor custo-benefício do seu investimento. Entre em contato conosco agora mesmo.

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