Loja Oficial no Mercado Livre: Uma Estratégia Assertiva em Branding.

Loja Oficial no Mercado Livre, Uma Estratégia Assertiva em Branding
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Uma Loja Oficial no Mercado Livre possui soluções de Branding para toda a jornada de compra na plataforma. Grandes marcas como Apple, JBL, Heineken, Hering entre outras já estão aproveitando isso.

Quando se trata de vendas on-line uma coisa é certa: você deve estar onde seu público-alvo está.

Além disso, é imprescindível entender o que eles querem de experiência de compra e como preferem realizá-la. 

Nisso o Mercado Livre sai na frente. Além de ser o maior marketplace da América Latina, sua plataforma é desenhada para proporcionar aos usuários uma experiência de compra completa.

Então é por essa razão que estamos vendo um grande número de marcas importantes abrirem suas lojas oficiais no Mercado Livre? 

Grandes marcas com Lojas Oficiais no Mercado Livre.

Em um movimento estratégico que se intensificou em 2021, o Mercado Livre vem ampliando o número de Lojas Oficiais de grandes marcas. Já são mais de 360 na plataforma.

Em entrevista à EXAME, Fernando Yunes, Vice-Presidente Sênior do Mercado Livre no Brasil, afirma que o movimento de levar marcas oficiais para o site é estratégico. “Uma forma de consolidar a confiança no Meli”.

Marcas importantes como Nike, Apple, Samsung, Brastemp, Arezzo, Hering, Nestlé e tantas outras possuem lojas oficiais no Mercado Livre. (fonte: https://exame.com/negocios/com-marcas-oficiais-mercado-livre-continua-buscando-confianca-do-cliente/)

O que as grandes marcas têm a ganhar com uma loja oficial no Mercado Livre?

Nesse sentido, podemos citar alguns fatores para uma marca criar sua Loja Oficial no Mercado Livre:

  1. Audiência Massiva;
  2. Usuários engajados;
  3. Ecossistema completo (atendimento, garantia, entrega e pagamento);
  4. Participação de Mercado;
  5. Soluções para posicionamento de branding

Mas talvez um grande fator para grandes marcas seja o fato de que a confiança é um pilar importante para o Mercado Livre.

Sobretudo com ações que impedem a venda de produtos falsificados e vendedores mal intencionados que usam marcas famosas em seus anúncios sem entregar um produto original.

Além de equipe dedicada e políticas antifraude, o Mercado Livre investe forte em tecnologia para identificar e para ‘baixar’ anúncios dessa natureza.

Algoritmos de inteligência artificial varrem os mais de 300 milhões de anúncios no Mercado Livre e, em menos de 1 segundo, quase que em tempo real, os produtos são analisados considerando 5.000 variáveis. Só em 2020 foram mais de 80.000 vendedores excluídos da plataforma.

Isso certamente é uma garantia para grandes marcas mundiais como Samsung e Apple decidirem vender em um Marketplace. Elas não estariam num local com produtos fraudados.

Uma estratégia que fortalece o branding das grandes marcas.

Adotar estratégias que aumentem a percepção dos consumidores para os valores de uma marca, em resumo, isso é fazer branding.

Porém, muitas vezes algumas empresas só trabalham o relacionamento com os clientes (pré e pós venda) ou em conteúdos institucionais para engajamento (Branded Content).

E quando o cliente já está na fase de compra e tem a intenção clara de realizar uma transação?

Nesse momento, é importante que grandes marcas estejam presentes em canais que consigam dar a experiência que o cliente espera.

Isso nem sempre é fácil com uma loja virtual própria. Exige muito investimento em Customer  Experience, tecnologia, métodos de pagamentos e logística integrada para vendas on-line.

De certo modo isso obriga que grandes marcas também passem a depender de infraestrutura específica e de alto custo, que muitas vezes fica distante do seu Core Business.

A solução para não perderem foco em seu negócio e se concentrarem no relacionamento, atendimento e gestão das vendas, é utilizar canais que entreguem o ecossistema adequado e completo para a venda on-line.

Com Loja Oficial no Mercado Livre você se concentra no seu cliente.

As vendas pela internet demandam certa logística, desde o momento que o cliente faz a compra (gera o pedido) até a entrega.

Agora, imagine não ter que se preocupar com toda a infraestrutura necessária para vender no on-line, separar as mercadorias e entregar ao cliente. 

Ainda, mandar seus produtos para um centro de distribuição Fulfillment e só cuidar da gestão do estoque e das vendas.

Imagine a economia com horas de equipe e os custos operacionais? Além de você, enquanto gestor, poder se dedicar àquilo que realmente demanda sua atenção e responsabilidade.

Ou seja, pensar e elaborar ações que aumentem o reconhecimento da sua marca e façam os consumidores comprarem seus produtos.

Quem tem Loja Oficial no Mercado Livre pode usufruir disso e com uma vantagem!

Grandes marcas podem utilizar as soluções de Branding dentro do próprio Mercado Livre para atingir o público certo.

Ele não é só um canal para se trabalhar a venda final. Você pode criar ações para aproveitar as oportunidades ao longo da jornada do comprador. 

As marcas que fazem Branding no Mercado Livre crescem em média 12% na lembrança dos consumidores. Ainda, em comparação com outros meios de publicidade on-line, ações desse tipo geram 224% mais efetividade em awareness.

Como fazer isso? Utilizando o Mercado Ads para impactar sua audiência e adquirir performance nas vendas.

O Mercado Livre utiliza os dados primários dos usuários cadastrados na plataforma (first-party-data) para auxiliar as marcas a atingirem um público muito bem selecionado com base nos comportamentos de compra. Além disso, pelo fato do Mercado Livre ser uma plataforma completa, ele consegue coletar dados desde o início da jornada até a entrega do produto ao cliente (literalmente física).

A solução do Mercado Livre Ads permite desde anúncios patrocinados (Product Ads), Display (Banners em Categorias e Páginas específicas) até Audience Deals (campanhas com audiência qualificada fora do Mercado Livre).

Assim, atende toda a jornada do consumidor em sua plataforma.

Viu só como uma Loja Oficial no Mercado Livre pode trazer vantagens para uma estratégia de Branding das marcas?

Mas para ter bons resultados é preciso saber como o Mercado Ads funciona para criar campanhas em sua loja oficial.

Você pode saber mais em nosso artigo: Mercado Livre Ads vale a pena?

Assim, poderá criar e gerenciar as campanhas de anúncios patrocinados do modo certo.

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