Mercado Livre Ads vale a pena? Quais as vantagens? Compensa investir nessa solução de publicidade?

Mercado Ads vale a pena?
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Para vender mais no Mercado Livre não basta ter preço baixo. Isso não garante que seus anúncios apareçam nas primeiras posições. Por isso, a plataforma possui uma ferramenta para os vendedores aumentarem a visibilidade e exposição dos seus anúncios. Mas será que o Mercado Livre Ads vale a pena para aumentar as vendas?

Bom, é sobre isso que iremos tratar neste artigo. Nosso CEO Joel Jonathan Cunha, especialista e consultor certificado no Mercado Livre, traz algumas dicas de quando e como usar esta solução nativa do Mercado Ads.

Assim, você poderá avaliar se o Mercado Livre Ads vale a pena para impulsionar as suas vendas.

Confira as perguntas que fizemos e as respostas do nosso especialista.

O que significa mercado Ads?

O Mercado Livre Ads é a plataforma de publicidade no Mercado Livre para vendedores atraírem clientes e impulsionar a venda dos produtos com anúncios de Product Ads. Dessa forma, os produtos têm maior exposição e visibilidade nos resultados de buscas.

Portanto, os vendedores podem impactar compradores em pontos de contato diferentes em cada momento das buscas na plataforma.

No Mercado Ads existem soluções para anúncios patrocinados (Product Ads), Display (Banners em Categorias e Páginas específicas) e Audience Deals (campanhas com audiência qualificada fora do Mercado Livre).

O que faz o Mercado Livre Ads valer a pena?

Algumas das razões para quem tem dúvidas se o Mercado Livre Ads vale a pena, são:

  1. Ter a exposição dos produtos;
  2. Dar maior visibilidade aos anúncios;
  3. Aumentar a conversão das vendas;
  4. Equilibrar lucro e custos de publicidade (ACOS);
  5. Aumentar as vendas orgânicas.

Além disso, podemos definir essas vantagens da seguinte maneira:

Audiência: ter a possibilidade de se destacar da concorrência e aparecer nas primeiras posições das buscas para os compradores que procuram seu produto.

Performance: aumentar a conversão das vendas e manter o equilíbrio entre o lucro e o custo de publicidade (ACOS).

Escalabilidade: aumentar as vendas também de forma orgânica. Com a estratégia certa de crescimento de vendas no Mercado Livre Ads, a conta pode se beneficiar também em produtos que não estão nas campanhas pagas.

De que forma isso acontece? Quando um comprador clica em um anúncio patrocinado e visita outros produtos do mesmo vendedor.

Além disso, quanto mais o vendedor vende na categoria do Mercado Livre e aumenta o número de vendas do anúncio, maior será sua Conversão. Isso melhora seu posicionamento e por essa razão as vendas de ADS auxiliam no orgânico.

Como é cobrado o Mercado Ads?

O Mercado Ads cobra pelo clique que o anúncio patrocinado recebe. O valor que o vendedor está disposto a pagar é determinado pelo orçamento da campanha, ou seja, o ACOS.

A partir desse ACOS, Product Ads calcula o CPC (custo por clique) máximo que o Mercado Ads vai cobrar

Para calcular o CPC a pagar, usa-se a seguinte fórmula:

Cálculo-do-CPC-em-Product-Ads

É aqui que a qualidade da conta vai fazer toda a diferença no leilão (como mencionado anteriormente).

Ad-rank é a pontuação que determina como os anúncios são priorizados nos resultados de busca. Depende da categoria, do ACOS objetivo e do histórico das conversões.

Já o Ad-score é a pontuação com base na qualidade do anúncio (imagens, ficha técnica, preço, reclamações, etc).

Considere o seguinte, por exemplo:

Seu Ad-rank foi de 2,52 e o seu Ad-score de 9 e seu concorrente mais próximo tinha o Ad-rank de 1,36.

O custo do seu clique será: 1,36 ÷ 9 + 0,01 = 0,16

Assim, esse será o CPC real que você vai pagar por cada clique em um anúncio do Product Ads.

E se o comprador não realizar a compra?

Essa é uma boa pergunta. Mesmo assim o vendedor paga pelo clique. Em seguida, a plataforma do Mercado Ads abre a “janela de atribuição de conversão“ e conta até 30 dias para considerar que a venda foi feita graças ao primeiro clique feito no anúncio patrocinado.

Dessa forma, se o usuário efetuar a compra do produto após o 31º dia (ou depois), não será registrada como uma venda realizada através da publicidade. Porém, como dito antes, o vendedor pagará o clique mesmo assim.

Quantas vendas preciso ter para usar o Mercado Ads?

Para ativar as as vendas de Ads no Mercado Livre sua conta deve ter um mínimo de 20 vendas. Além disso, ter reputação amarela ou superior e ser Mercado Líder. Vendedores recém cadastrados devem aguardar pelo menos 15 dias para ativar o Mercado Livre Ads.

Quando o Mercado Livre Ads vale a pena?

Essa é a pergunta que mais recebo dos nossos clientes e seguidores. E a resposta é: depende.

Mas, podemos dizer que o Mercado Livre Ads vale a pena para aumentar as vendas no Mercado Livre, impedir que a concorrência ganhe espaço e manter o seu ritmo de vendas alto.

Para saber se o Mercado Ads vale a pena, temos que avaliar cada caso. Não há uma receita mágica.

Temos contas que já cresceram 70% em vendas com anúncios patrocinados no Mercado Livre. Contudo, fizemos um estudo completo na conta do seller na categoria e nas margens de lucro do produto.

O Mercado Ads não é algo que se utiliza de qualquer maneira. E isso acontece muito. Inclusive em contas de vendedores Platinum.

Percebemos que os vendedores criam campanhas sem saber ao certo qual estratégia utilizar. Investem dinheiro e depois não conseguem resultados nas vendas.

Aí, falam mal da ferramenta e dizem que não vale a pena usar o Mercado Ads ou que o Mercado Livre só quer o dinheiro deles.

Certamente, não terão resultados dessa forma. 

“Precisamos entender aqui que o Mercado Ads (Product Ads) é uma ferramenta poderosa na geração de tráfego (visitantes) nos anúncios, se utilizada da forma errada, o poder dela poderá ser um tiro no pé, atraindo as pessoas erradas para os anúncios, torrando verba e não trazendo receita.” (Joel Jonathan Cunha)

O que fazer para o Mercado Livre Ads valer a pena?

Primeiro, vamos deixar claro que é preciso ter um anúncio bem feito. Ele precisa atender aos critérios de qualidade para ter boa performance. Não se pode querer que um anúncio ruim venda.

Ou pior ainda, quando o vendedor não cria um bom anúncio ele corre um sério risco de seus anúncios não não aparecerem no Mercado Livre.

Portanto, se você criar campanhas com anúncios de má qualidade, o Product Ads só vai piorar a situação.

Os principais critérios de qualidade são:

  1. Escreva bons títulos;
    Temos um artigo falando sobre isso! Veja em: 07 dicas infalíveis para criar bons Títulos no Mercado Livre.
  2. Capriche na descrição;
    Não fique chovendo no molhado! Insira informações realmente importantes, além disso, observe as perguntas frequentes dos compradores e insira na descrição (dica: crie um espaço chamado “Perguntas Frequentes”).
  3. Use fotos de qualidade em seus produtos;
    Não basta só fazer seu produto aparecer, ele precisa ser atrativo! Do contrário, você vai acumular muitas impressões sem cliques, e consequentemente ter um baixo CTR (clique em relação às visualizações). Utilize boas fotos em seus anúncios.
  4. Crie anúncios completos, preencha a ficha técnica;
    É importante se atentar a ficha técnica bem preenchida, ela também ajuda na indexação dentro da plataforma. Se preenchida com os dados certos e não inserindo vários termos aleatórios, ela vai ajudar a trazer um tráfego bom ao anúncio,
  5. Coloque o produto na categoria certa;
    Além disso, anunciar na categoria errada pode impedir que seu produto seja elegível para o envio no Full. Algumas categorias não podem usar Full, fique atento!
  6. Tenha uma boa reputação;
    Seus anúncios possuem uma nota chamada AdScore, uma espécie de pontuação. Sua reputação e reclamações do anúncio, afetam esta métrica. Desse modo, quanto pior ela for, mais caro será o seu custo de clique para posicionar o anúncio.
  7. Obtenha boas avaliações;
    Pode apostar que os clientes vão olhar para elas! Além disso, fica destacado logo abaixo do título do produto, se estiver baixo, o cliente vai sair do anúncio. Tá, e como resolvo? Peça avaliações positivas de clientes satisfeitos, com o tempo melhora a nota.
  8. Responda rápido;
    Você pagou pelo clique deste cliente no Ads! Não é hora de deixar ele escapar. Se deixar ele ir embora, você não vende, mas pagará o clique dele (game-over).
  9. Ofereça frete grátis;
      

Acredite.. todos nós podemos ter um Julius em nós!

  1. Use Mercado Envios;
  2. Utilize anúncio Premium;
    Estudando o seu público e até avaliando suas vendas no Mercado Pago, poderá observar se os usuários compram parcelado. Logo, usar o anúncio Premium permite oferecer parcelamento sem juros. Isso pode ser uma boa jogada nestes produtos!

Depois de analisar estes pontos, o próximo passo é saber qual estratégia usar. Não há como saber se a publicidade no Mercado Livre vale a pena sem definir um objetivo para as campanhas.

Com estratégias de campanhas certas, o Mercado Livre Ads vai valer muito a pena.

Toda campanha de anúncio patrocinado no marketing digital deve ter uma estratégia. No Ads do Mercado Livre isso também é uma verdade.

Ocorre que os vendedores não observam isso e criam campanhas de Product Ads sem entender qual objetivo querem alcançar.

É um anúncio novo? Tem muitos cliques e poucas vendas? Tem muitas impressões e poucos cliques?

Veja, você não pode colocar anúncios com diferentes objetivos em uma mesma campanha. Isso não vai dar certo!

Então, quais estratégias você pode adotar?

  • Estratégia de crescimento: ela aumenta a exposição dos seus anúncios. Indicada para produtos de média rotação. Essa estratégia gera maior exposição dos seus anúncios e mantém equilíbrio entre visibilidade e rentabilidade.
  • Estratégia de visibilidade: para adquirir melhores posições. Indicada para produtos novos ou categorias muito concorridas. Essa estratégia permite ganhar mercado rápido e escalar posições.
  • Estratégia de rentabilidade: para manter o rendimento do investimento. Indicada para produtos mais vendidos ou com baixo lucro. Essa estratégia otimiza o investimento e mantém boa presença digital.

Atenção: olhar só para o ACOS no Mercado Livre é um erro. Pois, ele é uma métrica que depende do objetivo da campanha. Por exemplo:

  • Rentabilidade: 5 a 15%
  • Crescimento: 15 a 30%
  • Visibilidade: acima de 30%

Portanto, não adianta configurar uma campanha para crescimento ou visibilidade e querer um nível de ACOS em 5%. 

Isso até pode ocorrer depois que a campanha estiver madura e gerando muitas vendas. Mas não no início. Tudo vai depender do quanto a concorrência está disposta a pagar no leilão.

Se o produto é muito procurado, pode ter certeza que outros vendedores vão subir o ACOS para ganhar de você.

Dessa forma, o Acos da sua categoria depende muito do quanto os concorrentes estão colocando no Acos deles.

Como escolher a estratégia certa e fazer o Mercado Livre Ads valer a pena?

Antes de tudo, precisamos entender qual a margem de lucro do produto. Depois disso, utilizamos ferramentas como o Nubmetrics, para analisar a concorrência e comparar com os preços dos vendedores que vencem o leilão.

Somente depois disso, sugerimos ao cliente uma estratégia que sirva para seu produto.

Tudo é feito com muita análise e critério. Só assim podemos avaliar as campanhas e dizer com propriedade que o Mercado Ads vale a pena para aquele produto ou categoria.

Quais recomendações você daria para quem quer fazer anúncios pagos no Mercado Livre? 

Primeiro, conhecer como o Mercado Ads funciona. Não dá para sair usando de qualquer jeito. Apesar de ser uma ferramenta fácil de usar, ela requer alguém que saiba usar. 

Um bom começo para isso é fazer o curso no Mercado Ads Academy. Inclusive com emissão de certificado para quem passar na prova. Ele é gratuito!

Outra dica importante é conhecer seus custos e o seu mercado. Infelizmente vejo muitos vendedores que não sabem definir o preço de venda. Desconsideram seus custos e colocam preços nos produtos copiando a concorrência.

Isso é um perigo tremendo, pois não se sabe se o concorrente está queimando dinheiro para se livrar do estoque. Também não se sabe se paga aluguel, impostos ou salários dos funcionários. Além disso, tem o tipo de enquadramento fiscal.

Por isso é importante conhecer seus custos e definir a margem de lucro para cobrir as despesas, pagar o fornecedor e, claro, sobrar dinheiro na conta.

E por último, eu diria para o vendedor conhecer seu público-alvo. Saber se ele valoriza o atendimento, a qualidade do produto, entrega rápida, parcelamento ou preço baixo.

Muitas vezes, o preço não é o principal fator para vender mais no Mercado Livre.

Vale mais aparecer nos primeiros resultados porque os compradores não têm paciência para pesquisar. Querem realizar uma compra rápida e que o produto chegue logo. Então é importante estar no Full também.

Finalizando

Bom, chegamos ao fim do nosso papo com o especialista e CEO da Conecta Ads, Joel Jonathan Cunha.

Temos certeza que você tirou várias dúvidas e está pronto para decidir se o Mercado Ads vale a pena para seus anúncios. Se mesmo assim tiver alguma dúvida, entre em contato conosco através das nossas redes sociais ou nos mande um e-mail. Teremos o prazer em te ajudar a vender mais no Mercado Livre.

Até o próximo artigo!

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