Como definir o orçamento diário para as campanhas de Product Ads?

A Publicidade no Mercado livre é uma das principais estratégias para aumentar as vendas na plataforma. E isso requer principalmente planejamento de custos para saber definir o orçamento diário para as campanhas de Product Ads.

Como estabelecer o orçamento diário para campanhas de product ads
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O orçamento diário em publicidade é o valor máximo a usado em uma campanha por dia. Ou seja, ele funciona como um Stop (trava) em seu investimento diário com os anúncios e, assim, não ultrapassar a verba planejada para aquele dia.

Logo, orçamento diário em Product Ads no Mercado Livre é o valor de investimento definido como limite diário de gasto no painel das campanhas de anúncios patrocinados.

A Publicidade no Mercado livre é uma das principais estratégias para aumentar as vendas na plataforma. E isso requer principalmente planejamento de custos para saber definir o orçamento diário para as campanhas de Product Ads.

Da mesma forma como em qualquer campanha de anúncios patrocinados na publicidade digital, o orçamento é um fator importante. Por meio dele é que se pode avaliar se os investimentos trazem o retorno esperado.

No artigo de hoje, nosso CEO e especialista em Mercado Livre, Joel Jonathan Cunha, vai mostrar algumas formas de como você pode estabelecer o orçamento diário para suas campanhas de Product Ads.

Pronto para começar?

Orçamento diário Product Ads Mercado Livre: por que ele é importante?

Os anúncios patrocinados no Mercado Livre funcionam de maneira similar como em qualquer outra ferramenta de publicidade paga. Da mesma forma como no Google Ads, por exemplo, o orçamento diário é o que faz a plataforma do Product Ads entender o quanto você está disposto a investir nas campanhas.

Com base nisso, o algoritmo distribui os anúncios patrocinados para a audiência que busca pelo seu produto.

Se você definir um valor diário muito pequeno, a visibilidade dos seus anúncios será reduzida, ou seja, aparecerá em quantidade menor para os usuários. Na prática, suas vendas não decolam.

O desafio em qualquer orçamento de campanha publicitária é o equilíbrio entre investimento e retorno que ele trás. Isso você aprende no dia a dia, observando o comportamento de seus consumidores(as), acompanhando de perto seus custos e, principalmente, monitorando quais anúncios patrocinados realmente trazem vendas.

Como saber seu meu orçamento diário é o suficiente?

Existe uma métrica no gerenciador de campanhas de Product Ads, chamada % Impressões perdidas por orçamento. Ela mostra o quanto seus anúncios deixaram de aparecer por falta de investimento. Isso significa que existe uma procura maior pelo produto e que seu orçamento está limitando a plataforma de mostrar seu anúncio aos potenciais compradores.

Em outras palavras, você pode vender muito mais com Product Ads se ajustar os valores diários de suas campanhas.

Agora, antes de ver como estabelecer orçamento diário Product Ads, entenda melhor como ele cobra cada clique. 

Como é calculado o preço do Product Ads Mercado Livre?

O preço do Product Ads é cobrado por cada clique que o anúncio recebe (chamado de PPC pay-per-click). O valor depende do orçamento e do ACOS objetivo definido para as campanhas.

A partir desse ACOS, o sistema de leilão do Product Ads calcula o valor do clique que o vendedor vai pagar em cada anúncio.

Cálculo do CPC em Product Ads

Portanto, o valor do clique é o custo máximo cobrado que será descontado do seu orçamento.

Por isso, é importante você saber como esse cálculo é feito. Assim ficará mais fácil saber como estabelecer o orçamento diário para suas campanhas de Product Ads.

Caso tenha interesse em saber em detalhes como funciona o Ad-score, o Ad-rank e se aprofundar nos estratégias de campanhas no Product Ads, confira nosso artigo:

O que é Product Ads? Qual preço vou Pagar? 

Agora, vamos ao próximo ponto.

Conheça os custos do seu produto e sua margem de lucro.

O lucro é o resultado que vai indicar se a empresa consegue ou não ser um   bom negócio. Ele vai determinar se a operação é rentável, se o negócio é sustentável e se a empresa consegue honrar seus compromissos financeiros.

Nas vendas on-line, o lucro muitas vezes é confundido com o percentual que se coloca sobre o custo do produto para definir o preço de vendas. 

Na verdade, isso é o que comercialmente chamamos de Markup.

Entenda melhor com nosso exemplo:

Você adquire do seu fornecedor por 100,00 e decide vender por 150,00, seu lucro foi de 50,00?

Não, o lucro só vai ser auferido após descontar do preço de venda todos os custos da sua operação. Aluguel, folha de pagamento, despesas, contas de consumo, transporte, e por aí vai.

O valor de 150,00 é resultado do markup de 1,5 x o preço de compra.

Dito isso, para estabelecer o orçamento diário para suas campanhas de Product Ads, você precisará saber quanto há de verba disponível para investir em anúncios patrocinados no Mercado Livre.

Definindo seu orçamento diário no Product Ads.

Primeiro de tudo, o orçamento diário Product Ads tem relação direta com a métrica de quantidade de cliques possíveis que um anúncio pode receber. 

Logo, o valor é uma expectativa daquilo que você poderá obter segundo o orçamento diário definido. 

Lembre-se que o preço do clique segue um sistema de leilão, se seus concorrentes aumentam o ACOS das campanhas deles, o valor fica mais caro e diminui o número de possíveis cliques com o mesmo orçamento.

Segundo, para definir o orçamento diário para suas campanhas de Product Ads você precisa saber qual estratégia de vendas vai utilizar (quer dizer, aquilo que você deseja atingir com sua campanha).

Ela está diretamente relacionada com sua margem de lucro. (Viu só porque falamos disso antes?)

Em cada uma dessas estratégias de Product Ads, existem porcentagens recomendadas como níveis de rentabilidade ideais.

porcentagens de acos para definir orçamento diário

Definir Orçamento diário Product Ads na prática.

Vamos lá! Imagine que sua estratégia é de RENTABILIDADE, significa que você quer equilibrar a visibilidade dos anúncios (desempenho dos cliques) e o orçamento.

Neste caso a porcentagem de ACOS fica entre 5 e 15%. Ou seja, você considera que ao final das vendas por publicidade seu lucro poderá ser entre 35 e 25%.

Por exemplo, você definiu um ACOS objetivo de 14%. Isso significa que está disposto a ter um lucro de 26% nas vendas com Product Ads.

Calcular-a-Margem-de-Contribuição-Para-o-Acos

Dito isso, você cria sua campanha, dá um nome para ela e define um valor máximo para o orçamento diário.

definir um valor máximo para o orçamento diário

Ok, mas como estabelecer orçamento diário para as campanhas de Product Ads?

Calma gafanhoto!!! (rs)

como estabelecer o orçamento diário para suas campanhas de Product Ads

Vamos mostrar isso agora!

Suponha que seu produto é vendido por R$ 100,00 e sua margem de lucro é 45%, logo você fica com R$ 45,00 certo?

Aí, você paga todas as suas despesas e tem um lucro líquido de R$ 30,00 para cada venda.

Muito bem, sabendo que há margem para trabalhar um ACOS de 14% (R$ 14,00) e você tem a expectativa de receber pelo menos 10 cliques por dia, seu orçamento diário deve ser no mínimo 10 x 14,00 = 140,00.

Veja como isso fica em uma tabela:

Valor da venda100,00
Margem de Lucro45,00
ACOS14,00
Expectativa de cliques10 por dia
Orçamento diário14 x 10 = 140,00
Lucro final= preço de venda (-) custo da mercadoria (-) valor do clique

Orçamento diário campanhas de product ads é o ACOS que eu definir?

NÃO. O Acos é o percentual que você está disposto a dar no sistema de leilão. Ele é um objetivo de verba em publicidade em função das margens que você tem em seu produto.

O valor que você paga por cada clique será definido no sistema de leilão do Product Ads e depois servirá para você ajustar seu orçamento diário!

Viu só como se faz para estabelecer o orçamento diário para suas campanhas de Product Ads? Ficou com alguma dúvida? Comente em nossas redes sociais que vou responder pessoalmente. Para saber mais sobre Product Ads e Mercado Ads, fique ligado em nosso blog!

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