Publicidade Mercado Livre: O que é? Como fazer?

Publicidade no Mercado Livre vale a pena
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Para aumentar as vendas no Mercado Livre uma coisa é fato, você precisa dar mais visibilidade e exposição aos seus anúncios. Outro ponto também importante é fazer seus anúncios aparecerem nas primeiras posições dos resultados das pesquisas. Como fazer isso de forma escalável? Usando a publicidade no Mercado no Livre como estratégia para vender mais.

Mas isso não deve ser feito de qualquer jeito. É preciso entender como funciona uma campanha de publicidade do Mercado livre, o que significa venda por publicidade no Mercado Livre e como as campanhas são cobradas.

Para lhe ajudar a entender tudo sobre esse assunto, hoje nosso especialista em anúncios patrocinados no Mercado Livre, Joel Jonathan Cunha, vai esclarecer tudo sobre como funciona e se fazer publicidade no Mercado Livre vale a pena ou não.

Não deixe de ler esse conteúdo especial!

O que é publicidade no Mercado Livre?

Publicidade é uma ferramenta do Mercado Livre Ads que permite dar maior visibilidade e exposição aos seus produtos, mostrando-os em posições que impactam os potenciais clientes. Quem usa essa solução pode aumentar as vendas em 26%. 

Sabe aqueles anúncios que aparecem com uma tarja “Anúncios Patrocinados” ou apenas “Patrocinado” ou os banners que aparecem no topo das páginas? Então, eles são um dos recursos de publicidade no Mercado Livre para os vendedores impulsionarem as vendas.

exemplo de publicidade no mercado livre

Isso é uma realidade em muitos E-commerces no mundo todo e faz parte da nova onda do Marketing Digital conhecida como Retail Media.

Cada vez mais veremos esse tipo de solução em grandes sites e Marketplaces, sobretudo para que vendedores consigam aumentar as vendas de seus anúncios.

Como fazer Publicidade no Mercado Livre?

O Mercado Ads oferece quatro grandes tipos de soluções de publicidade:

  • Trade MKT (solução de branding)
  • Audience Display Native (solução de brandformance)
  • Performance
  • Audience Deals (solução de programmatic)

Trade MKT, Audience Display e Audience Deals são soluções específicas para objetivos de branding. Indicadas para grandes marcas e lojas oficiais. Por isso, a gestão destes recursos é feita pelo próprio Mercado Livre (não existe um painel para o seller gerenciar este tipo de publicidade).

A solução de Performance está disponível para todos que vendem na plataforma. São os anúncios patrocinados de PADs (Product Ads) e sua gestão é feita no painel de publicidade.

Agora, vamos ver como funciona. Fique tranquilo que você vai aprender tudo sobre o assunto.

Como funciona a campanha de publicidade do Mercado Livre?

Como dito, a ferramenta de publicidade no Mercado livre para performance de anúncios de produtos é o PADs ou Product Ads. É através dela que os vendedores podem criar e gerenciar suas campanhas.

O recurso de Performance, é ideal quando você quer que seus anúncios apareçam em posições de destaque nos resultados de busca e nas página de produtos. Mais a frente vamos mostrar em detalhes como isso acontece.

Como é cobrada a campanha de publicidade do Mercado Livre?

A cobrança é feita por cada clique que o anúncio patrocinado recebe. Para determinar o valor, existe um sistema de leilão que considera o ACOS objetivo e a qualidade do anúncio

Saiba mais em nosso artigo sobre ACOS Mercado Livre.

Onde aparecem as campanhas de publicidade no Mercado Livre?

Como dito antes, os anúncios de publicidade no Mercado Livre para performance aparecem em posições de destaque e há duas posições para isso:

  1. Resultados das buscas
  2. Página de Produtos

Resultados nas buscas

Aqui, os anúncios aparecem nas primeiras posições e em espaços destacados dentre os resultados das pesquisas no Mercado Livre.

Ou seja, são posições relevantes que chamam a atenção dos potenciais compradores.

Veja um exemplo de como funciona a campanha de publicidade nos resultados da busca do Mercado Livre:

posição dos anúncios de mercado ads nos resultados de busca

Página de Produtos

A página de produto também tem uma sessão para publicidade. Quando um usuário visita uma página específica, seu anúncio pode aparecer em espaços de produtos patrocinados.

posição dos anúncios de mercado livre ads na pagina de produtos

Veja que todas as posições de destaque são estratégicas para o comportamento do usuário e, melhor ainda, para o vendedor aumentar as vendas no Mercado Livre.

Agora que você já sabe como e onde aparecem os anúncios, vamos ver como ativar a publicidade no Mercado Livre.

Como ativar campanha de publicidade Mercado Livre:

Para ativar as campanhas de publicidade no Mercado Livre, sua conta deve ter um mínimo de 20 vendas. Além disso, ter reputação amarela (ou superior) e ser Mercado Líder.

Vendedores recém cadastrados devem aguardar pelo menos 15 dias para ativar a publicidade no Mercado Livre.

Uma vez que o vendedor atenda aos requisitos necessários, veja como criar uma campanha de publicidade no Mercado Livre:

  1. Fazer login no Mercado Livre pelo computador;
  2. Ir para a aba da sua conta e clicar em Vendas;
  3. No administrador de vendas, abrir o menu à esquerda e clicar em Publicidade;
  4. Na tela de início de Product Ads, clicar em Começar agora;
  5. Aparecerá uma tela com um orçamento máximo por dia e quantos cliques pode conseguir. 
  6. Clicar em Ativar Product Ads. 

Observação: os valores nessa etapa são uma expectativa daquilo que o vendedor poderá obter segundo o orçamento diário definido. Não é o orçamento diário ainda, depois isso será definido melhor em cada campanha.

Dica na hora de ativar o Product Ads Mercado Livre.

Por padrão, a plataforma adiciona as melhores publicações a uma única campanha chamada de “Campanha Principal”. 

Esse é o modo automático de gestão de anúncios onde uma campanha terá todos os anúncios e um único orçamento. 

Porém, isso não é recomendado visto que há objetivos de estratégias diferentes para cada grupo de produtos.

Então, nossa dica extra sobre como fazer publicidade no Mercado Livre é que o vendedor mude o gerenciamento de anúncios para o modo personalizado, onde terá um maior controle sobre as campanhas.

Por que fazer publicidade no Mercado Livre?

Antes de tudo, aumentar a performance nas vendas, ou seja:

  1. Aumentar a exposição dos produtos;
  2. Gerar mais cliques (mais visitas);
  3. Fazer o anúncio aparecer em buscas relacionadas;
  4. Colocar os anúncios em posições de destaque e nas primeiras posições (à frente dos concorrentes);
  5. Não depender só das vendas orgânicas.

Fazer publicidade no Mercado Livre permite que os vendedores aumentem a visibilidade dos seus produtos. Sobretudo quando a CONCORRÊNCIA da sua categoria é alta.

Caso tenha uma Loja Oficial no Mercado Livre e, além de melhorar a performance dos anúncios, também queira aumentar o reconhecimento da marca, você tem ferramentas para aumentar o reconhecimento da marca em até 224%.

Veja nosso artigo sobre recursos do Mercado Ads para Branding e entenda melhor como isso pode ser feito.

Publicidade no Mercado Livre vale a pena?

A melhor maneira de responder essa pergunta é mostrar alguns resultados reais. Assim você pode tirar suas próprias conclusões.

Esse exemplo é de uma conta real que gerenciamos aqui na Conecta Ads.

Resumo em outubro:

  • Início da assessoria:  novembro de 2021
  • Nº de vendas por publicidade: 101 vendas
  • ACOS da conta: 12,59%
  • Receita de vendas com publicidade: R$ 17.362,00
  • Investimento: R$ 2.186,00
  • Investimento por nº de vendas: (2186 ÷ 101) = R$ 21,64

O que significa venda por publicidade Mercado Livre?

São vendas concretizadas por anúncios patrocinados no Mercado Livre que aparecem para os compradores nas buscas e em posições relevantes nas páginas de produtos.

Agora veja os resultados após configurarmos corretamente e otimizarmos as campanhas de publicidade.

Resultado em dezembro:

  • Nº de vendas por publicidade: 345 vendas
  • ACOS da conta: 7,24%
  • Receita de vendas com publicidade: R$ 58.248,00
  • Investimento: R$ 4.215,00
  • Investimento por nº de vendas: (4215 ÷ 345) = R$ 12,21

Repare que aumentamos as vendas em 341% e reduzimos o ACOS em 58%. Além disso, o faturamento triplicou e o investimento por cada venda caiu pela metade.

Esse é um exemplo real do que se pode obter com campanhas de publicidade no Mercado Livre Ads. Sobretudo quando a conta e os anúncios atendem aos requisitos necessários e são elegíveis para anúncios patrocinados.

Mas, se mesmo assim, você ainda tem dúvidas se a publicidade no Mercado Livre vale a pena, confira o que nosso especialista certificado no Mercado Livre fala sobre isso no artigo: Mercado Ads vale a pena?

Sabemos que cada conta no Mercado Livre requer uma análise antes de sair criando campanhas. Da mesma forma, analisar os custos de cada produto e ver se eles têm margem para investimento em publicidade.

Somente assim, podemos dizer se compensa investir em campanhas de anúncios patrocinados no Mercado Ads.

Porém, se tudo for feito da forma correta, fazer publicidade no Mercado Livre vale muito a pena.

Ocorre que alguns vendedores não conseguem ter os resultados que esperam com os anúncios patrocinados e, como resultado, pensam que não vale a pena fazer publicidade no Mercado Livre.

Por que minhas vendas não aumentam com anúncios patrocinados no Mercado Livre?

Há diversos fatores para suas campanhas de publicidade no Mercado Livre Ads não terem os resultados desejados.

Mas isso ocorre principalmente porque muitos vendedores não sabem usar a plataforma ou porque não usam a estratégia certa.

Aqui na Conecta Ads a maior dúvida que recebemos dos vendedores é: “Por que meu anúncio não aparece no Mercado Livre?“.

Os principais motivos podem ser:

  1. Falta de conhecimento da ferramenta Product Ads;
  2. Baixa qualidade dos anúncios;
  3. Títulos mal elaborados;
  4. Fotos ruins;
  5. Não preencher a ficha técnica;
  6. Estratégia de Acos errada;
  7. Anúncios com objetivos diferentes na mesma campanha;

O que fazer para aumentar as vendas com publicidade paga no Mercado Livre?

Se não fez o curso do Mercado Ads e não tem uma consultoria para cuidar das suas campanhas, veja algumas dicas do nosso time de especialistas:

  1. Calcule os custos dos seus produtos;
  2. Defina um orçamento diário;
  3. Escolha os produtos que realmente vendem (melhores anúncios);
  4. Faça anúncios de boa qualidade;
  5. Não crie uma campanha única para todos os anúncios. Crie campanhas de acordo com os objetivos estratégicos no Mercado Livre (rentabilidade, crescimento ou visibilidade);
  6. Acompanhe as métricas;
  7. Aproveite datas especiais.

Posteriormente, você deve ter os objetivos das suas campanhas de publicidade bem definidos.

Objetivos das campanhas de Publicidade no Mercado Livre:

A publicidade Mercado Livre vale a pena se as campanhas tiverem um objetivo definido. Sem objetivos, você corre sérios riscos de gastar seu dinheiro em campanhas de anúncios que não vendem nada.

Além disso, se seus anúncios patrocinados não estão aparecendo no Mercado Livre, um dos motivos pode ser a escolha errada dos objetivos estratégicos.

Veja quais objetivos você pode definir em suas campanhas de anúncios patrocinados:

  • Crescimento: aumenta a exposição dos seus anúncios. Indicado para produtos de média rotação. Essa estratégia gera maior exposição dos seus anúncios e mantém equilíbrio entre visibilidade e rentabilidade.
  • Visibilidade: para adquirir melhores posições. Indicado para produtos novos ou categorias muito concorridas. Essa estratégia permite ganhar mercado rápido e escalar posições.
  • Rentabilidade: para manter o rendimento do investimento. Indicado para produtos mais vendidos ou com baixo lucro. Essa estratégia otimiza o investimento e mantém boa presença digital.

Para fazer suas vendas aumentarem, utilize da maneira certa os objetivos de anúncios patrocinados no Mercado Livre.

Então, veja agora com um anúncio patrocinado Mercado Livre pode aumentar as vendas.

Por que fazer publicidade paga no marketing digital?

Quando usamos tráfego pago no marketing digital queremos, acima de tudo, ganhar maior exposição e ATRAIR potenciais compradores.

Por isso, profissionais de Marketing utilizam estratégias diferentes que vão da Retail Media a links patrocinados no Google Ads. Da mesma forma, com impulsionamento de posts nas redes sociais.

Todas têm o mesmo objetivo: aumentar a visibilidade dos seus produtos ou marca (brand).

As campanhas de publicidade são de fato uma excelente fonte de tráfego. Se forem bem elaboradas, podem ajudar muito na conversão de vendas.

A nova era do marketing digital já está em curso e será marcada por aqueles que souberem utilizar com maior eficiência os canais que atinjam os consumidores desejados.

Não é por menos que grandes sites e Marketplaces já estão atualizando suas plataformas para permitir o uso de publicidade patrocinada.

A mídia de varejo promete ser a nova onda em anúncios patrocinados. É uma maneira eficiente para obter maior retorno sobre investimento em anúncios patrocinados.

Se você deseja vender mais no Mercado Livre terá que buscar maneiras de aumentar a visibilidade dos produtos para atrair mais cliques. E a forma mais rápida e eficiente para isso é com anúncios patrocinados.

Porque o Mercado Livre?

Segundo o relatório de setores do E-commerce no Brasil (Agência Conversion), o Mercado Livre é o líder no ranking dos Marketplaces com 27% de participação de mercado.

posicionamento-competitivo-dos-marketplaces-mercado-livre
Fonte: relatório de setores do E-commerce – Agência Conversion

Em números absolutos são mais de 230 milhões de vistas por mês. Portanto, você pode ver que não faltam pessoas querendo comprar no Mercado Livre.

Mas para vender, é preciso que mais compradores vejam os seus anúncios. Esse é o conceito do funil de vendas.

Ou seja, ter maior exposição dos anúncios para aumentar o número de visitas e conseguir vender mais.

Por isso, existe a publicidade no Mercado Livre ADS. Para aumentar a taxa de cliques (CTR) em seus anúncios e, como resultado disso, você vender mais!

No entanto, para ter bons resultados e fazer o Mercado Livre Ads valer a pena é preciso conhecer a ferramenta antes de sair usando.

Resumo

Neste artigo você viu como funciona publicidade no Mercado Livre e porque utilizar essa ferramenta.

Posteriormente apresentamos algumas dicas para criar boas campanhas e que o primeiro passo é conhecer os custos do seu produto. Além disso, falamos sobre definir corretamente os objetivos em cada campanha.

Por fim, mostramos um exemplo com resultados reais de como uma campanha de publicidade funciona para você ver como o Mercado Livre Ads vale a pena.

Então, quer fazer suas campanhas de publicidade no Mercado Livre vender mais?

Fale com nosso time de especialistas e Venda mais no Mercado Livre! Pare de gastar seu dinheiro com campanhas que não vendem nada. Otimizamos seu investimento para você vender mais!

Parte das referências para a elaboração deste artigo foram retiradas do MercadoAds Academy.

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