Hoje vamos mergulhar em um tema muito importante para os vendedores que querem anunciar no Mercado Livre com a ferramenta de PADs: saber quando e quais produtos escolher para as campanhas de anúncios patrocinados.
Muitos “especialistas” ou “gurus” em vendas no Mercado Livre diriam que você deve fazer campanhas para todos os produtos. Mas, será que isso é verdade?
Nosso CEO e Consultor Certificado no Mercado Livre, Joel Jonathan Cunha, traz no artigo de hoje algumas dicas sobre quais produtos escolher em suas campanhas de Product Ads e quando utilizar a estratégia de publicidade em seus anúncios.
Primeiro precisamos falar de um ponto importante:
Publicidade no Mercado Livre Vale a pena?
Se o seu objetivo for alcançar o maior número possível de clientes, se destacar da concorrência e aumentar as chances de vendas, a resposta é SIM.
Além disso, a Publicidade no Mercado Livre tem outra vantagem, não só aumenta o número de visualizações por meio de anúncios patrocinados, como também melhora a classificação na busca orgânica.
No entanto, para ter sucesso nos resultados é preciso saber quando usar o Product Ads. Veja o que diz nosso especialista.
Quando anunciar no Mercado Livre com Product Ads?
Se você busca performance no Mercado Livre (melhorar a taxa de CTR), seja porque tem baixo volume de vendas ou quer manter sua visibilidade perante os concorrentes, a publicidade Product Ads (Pads) tem tudo para aumentar a eficácia de suas publicações.
Porém, ao criar campanhas de anúncios patrocinados, você deve adotar estratégias de posicionamento conforme seu objetivo de vendas.
Existem três estratégias principais:
- Crescimento: Esta estratégia aumenta a exposição dos seus anúncios e é indicada para produtos de média rotação. Ela gera maior exposição dos seus anúncios e mantém equilíbrio entre visibilidade e rentabilidade.
- Visibilidade: Se você tem produtos novos ou está em categorias muito concorridas, essa estratégia é para você. Ela permite ganhar mercado rápido e escalar posições.
- Rentabilidade: Para manter o rendimento do investimento, essa estratégia é indicada para produtos mais vendidos ou com baixo lucro. Ela otimiza o investimento e mantém boa presença digital. É uma estratégia conhecida também como de ‘manutenção’, ou seja, manter o produto nas primeiras posições mesmo que já esteja organicamente, pois concorrentes podem pagar para pegar estas posições.
Além disso, ao conhecer bem quais são os objetivos de vendas no Mercado Livre, você vai garantir o nível de ACOS ideal em suas campanhas.
Ele é o indicador de sucesso (ou não) do seu investimento em anúncios patrocinados.
Agora, a pergunta que não quer calar:
Quais produtos compensa anunciar com o Product Ads?
A resposta curta é: depende.
Mesmo que o Product Ads permita anunciar no Mercado livre todo e qualquer produto, é importante avaliar cuidadosamente qual vale a pena.
Isso porque a plataforma de publicidade do Mercado Livre tem um sistema de leilão baseado em fatores como Ad-rank e Ad-score para definir quem vai aparecer nas posições de destaque de anúncios patrocinados.
Ela considera fatores como reputação, qualidade do anúncio, estoque, anúncios em fulfillment, relevância, conversão, o histórico das vendas dos produtos entre outros.
Diante disso, recomendamos deixar nas campanhas somente os produtos com boa qualidade. Sem muitas reclamações, devoluções ou cancelamentos.
Isso vai garantir um melhor retorno sobre o seu investimento publicitário e otimizar seu orçamento diário.
Caso você crie campanhas com anúncios de baixa qualidade, você só terá custos.
Como criar uma boa estratégia de publicidade?
O primeiro passo é ter bem definido qual o seu objetivo de vendas. As ações pontuais podem até ter bons resultados, porém isso não é sustentável.
Em outras palavras, um concorrente pode tomar suas posições porque você não sabe o que quer atingir em suas campanhas.
Outra coisa é acompanhar e avaliar as métricas de Product Ads. No gerenciador de publicidade do Mercado Livre as métricas ajudam a entender se seus anúncios atingem o público certo, atraem a atenção deles e, finalmente, se vendem.
É muito comum o vendedor criar uma campanha de qualquer jeito e depois se perguntar: Porque meu anúncio não aparece na busca do Mercado Livre?
Além da visibilidade ao seu anúncio, pode ocorrer algo pior ainda. Seu anúncio receber muitos cliques e não vender nada. Aí você só vai jogar dinheiro fora.
Agora que você já sabe quando anunciar no Mercado Livre e quais produtos valem a pena no Product Ads, é hora de colocar nossas dicas em prática.
Revise suas campanhas, tire os produtos com baixa qualidade e crie uma campanha separada (com a estratégia certa) para aqueles que vendem pouco.
Depois nos conte como foi o desempenho de suas vendas!
Caso não tenha tempo ou não esteja conseguindo melhorar os resultados das suas campanhas, a Conecta Ads pode te ajudar com isso! Somos especialistas e consultoria certificada no Mercado Livre para otimizar, gerenciar e criar campanhas de Product Ads que realmente trazem resultados.
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