Taxa de conversão: Por que ela é importante em suas vendas no Mercado Livre?

Vender mais no Mercado Livre nem sempre é uma tarefa fácil. Vários fatores podem influenciar a visibilidade de um anúncio, um deles é a taxa de conversão. Entenda porque ela é importante e como otimizar a conversão de suas vendas.

taxa de conversão mercado livre
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Você já se perguntou por que alguns produtos vendem mais no Mercado Livre do que outros? Um dos principais motivos é o fato de terem maior visibilidade nos resultados de pesquisas dos usuários. Sabe qual métrica contribui para um produto aparecer mais? A taxa de conversão.

Claro que ela não é a única, mas essa métrica é um fator relevante para o algoritmo do Mercado Livre. Por isso, entender e melhorar essa taxa é essencial para aumentar suas vendas.

Hoje, vamos lhe explicar tudo que você precisa saber sobre a taxa de conversão nos anúncios do Mercado Livre, como melhorar a conversão e os benefícios que isso pode trazer para escalar suas vendas. Prepare-se porque este conteúdo é exclusivo!

O que é taxa de conversão de um anúncio?

Primeiro, vamos definir o que é a taxa de conversão: é uma métrica que indica a porcentagem de pessoas que realizaram uma ação desejada em relação ao total de visitantes

Qual a ação desejada dentro do Mercado Livre? Fazer a venda, é claro.

Dessa forma, a taxa de conversão de um anúncio é uma métrica que mostra a relação de vendas concretizadas em função do número de visitas no anúncio. Ou seja, quanto seu anúncio consegue converter visitantes em compradores. 

É fundamental calcular a taxa de conversão. No Mercado Livre, essa métrica é muito importante para aumentar a exposição dos produtos e ter maior visibilidade. Falaremos disso mais a frente.

Antes, veja como fazer esse cálculo.

Como calcular a taxa de conversão no Mercado Livre?

A fórmula para calcular a taxa de conversão não é complicada, basta seguir a equação abaixo:

Taxa de Conversão = (Número de Pedidos / Número de Visitas) x 100

Aplicando essa fórmula aos dados dos seus anúncios, você terá a porcentagem das suas vendas por visitas recebidas nos anúncios. 

Cálculo de taxa de conversão no Mercado Livre

Veja alguns exemplos práticos de cálculo:

  • Número de visitas em um mês: 4.500
  • Número de vendas: 56

Usando a fórmula:

(56 / 4.500) x 100 = 1,24%

Assim, a taxa de conversão é de 1,24%.

A importância da taxa de conversão na gestão dos anúncios.

Calcular e analisar sua taxa de conversão no Mercado Livre pode fazer toda a diferença na gestão de seus anúncios. Ela mostra se eles performam bem ou não em vendas. 

Se a porcentagem de vendas por visitantes está baixa em um anúncio, significa que esse anúncio precisa ser analisado mais de perto. Uma boa taxa significa que além de atrair visitas, seu anúncio atinge as pessoas certas.

Como analisar sua taxa de conversão no Mercado Livre?

Entender e melhorar a taxa de conversão de um anúncio é a chave para o sucesso de vendedores e vendedoras que desejam aumentar as suas vendas no Mercado Livre. Por isso, nosso CEO e especialista em gestão de anúncios patrocinados no Mercado Ads, Joel Cunha, vai dar algumas dicas.

Para entender melhor, veja um exemplo:

CenárioVisitasTaxa de ConversãoVendasReceita (R$)
A10.0001%10020.000
B5.0002%10010.000

Qual tem a melhor taxa de conversão?

O cenário B tem a melhor taxa de conversão (2%) em comparação ao cenário A (1%), porque, com menos visitas, conseguiu gerar o mesmo número de vendas. Isso significa que, no cenário B, a proporção de visitantes que se tornaram clientes foi maior.

Entretanto, é importante notar que, apesar da taxa de conversão ser melhor no cenário B, o cenário A gera mais receita (R$ 20.000 contra R$ 10.000).

Qual análise pode ser feita com estas informações?

Apesar de no cenário B a taxa de conversão ser melhor (2%) ele gera menor receita, provavelmente devido a um ticket médio mais baixo. Melhorar a conversão aqui não traria um impacto tão expressivo quanto no cenário A.

“Se o vendedor ou vendedora conseguir melhorar a taxa de conversão do cenário A de 1% para algo próximo ao que o cenário B já apresenta (2%), a receita potencial dobraria, sem a necessidade de atrair mais visitantes. Isso aumentaria consideravelmente o faturamento.” (Joel Cunha – CEO Conecta Ads)

Este é apenas um exemplo fictício, mas que mostra bem o raciocínio de como analisar a sua taxa de conversão. Alguns, diriam para colocar seus esforços no cenário B, que possui melhor relação de vendas por visitas. 

No entanto, é no cenário A que seus esforços de otimização da taxa de conversão devem ser aplicados. Joel explica a principal razão de se fazer isso:

“Quando se tem um produto com ticket médio mais alto e volume de tráfego maior, pequenas melhorias na conversão podem gerar um impacto direto e significativo na receita. Como esse cenário já possui o dobro de visitas, qualquer aumento percentual na conversão (mesmo de 0,5%) geraria resultados financeiros expressivos.” (Joel Cunha)

Isso mostra como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença nas vendas. Portanto, a otimização da taxa de conversão não pode ser apenas pela relação matemática de visitantes por vendas concretizadas. Também é preciso avaliar o potencial impacto comercial que ela pode trazer. 

Fatores que influenciam a taxa de conversão no Mercado Livre

Fatores que influenciam a taxa de conversão no Mercado Livre

No Mercado Livre, alguns fatores afetam suas vendas. Por isso, é importante entender como os principais elementos influenciam no resultado final. E quando o assunto é taxa de conversão de um anúncio, podemos destacar alguns que certamente contribuem para o sucesso ou insucesso da venda.

Principais fatores:

  • Qualidade das imagens;
  • Títulos;
  • Descrições;
  • Frete grátis;
  • Reputação;
  • Avaliações;
  • Tempo de resposta;

Vamos ver em detalhes como estes fatores podem influenciar diretamente a taxa de conversão do seu anúncio? 

Qualidade das imagens

Qual a primeira coisa que os usuários veem nos resultados de uma busca dentro do Mercado Livre? As fotos! Por isso, é muito importante produzir imagens de boa qualidade. Para chamar atenção dos compradores. Seus anúncios devem ter fotos claras e que mostram bem o produto, para aumentar o desejo do comprador.

fotos para vender mais no mercado livre

Existem regras para fotos no Mercado Livre que foram definidas para fazer seu anúncio ter mais qualidade e ajudar na taxa de conversão. Você sabe quais? 

Veja em nosso artigo Fotos de produtos no Mercado Livre como devem ser e algumas dicas do que não fazer. 

Título dos anúncios

Depois das fotos, o segundo elemento de impacto para um comprador clicar em seu anúncio é o título. Ele deve utilizar as palavras-chave que o comprador usa em sua pesquisa.

Para fazer um bom título no seu anúncio siga a técnica PMME:  

Produto + Marca + Modelo + Especificação

Veja um exemplo de como aplicar essa técnica: Tênis Nike Revolution 6 Next Nature Masculino.

Além de facilitar a pesquisa, o usuário reconhece no seu anúncio o produto que ele quer. Afinal, se ele está procurando por um produto específico, é natural que ele preste mais atenção nos anúncios que têm o nome do produto no título.

Veja nosso artigo: 7 dicas para criar títulos em anúncios do Mercado Livre.

Nele, mostramos alguns segredos para você aumentar a taxa de conversão em seus anúncios com títulos que vendem muito mais no Mercado Livre.

Descrições dos produtos

Descrições são o elemento de comunicação entre você e o seu potencial comprador. É uma forma de convencê-lo a comprar seu produto e ajudar na taxa de conversão do anúncio.

Muitos vendedores subestimam o poder de uma descrição para produtos do Mercado Livre. Saiba que uma descrição ruim, que não fornece informações suficientes, que é confusa ou que simplesmente não informa ao comprador o que ele vai adquirir, pode significar a perda de uma venda.

Além disso, uma descrição bem elaborada ajuda na visibilidade do anúncio dentro do Mercado Livre. Sabe por quê?

criar boas descrições para vender mais no mercado livre

O algoritmo da plataforma usa o campo de descrição para indexar palavras-chave e avaliar a relevância do anúncio. Por esse motivo, recomendamos que você use técnicas de SEO no Mercado Livre. Isso vai ajudar que seus anúncios cheguem aos compradores certos.  

Frete Grátis

Ter preços competitivos é essencial para se destacar no Mercado Livre mas, o frete grátis tem o poder de converter visitantes em compradores. Seu produto não atinge o valor para oferecer frete grátis? 

Você pode montar anúncios de kits. Eles são vantajosos para quem compra e quem vende. Além de ajudar a melhorar na relação vendas por vistas, é uma excelente alternativa para aumentar o ticket médio em suas vendas.

Reputação do vendedor 

A reputação do vendedor é muito importante para a taxa de conversão. Se o seu termômetro não estiver verde, será difícil fechar a venda. Por isso, cuide das métricas que o Mercado Livre utiliza para calcular a reputação.

Confira os limites para cada uma:

 MétricasVerdeAmareloLaranjaVermelho
ReclamaçõesAté 2%4,5%8%Mais de 8%
Vendas canceladas por vocêAté 1,5%3,5%4%Mais de 4%
Envios atrasadosAté 10%18%22%Mais de 22%

Atenção, a variável com pior desempenho vai definir a cor da sua reputação. Isso significa que você excedeu o limite permitido de vendas afetadas em pelo menos uma das métricas. 

Outro fator que vai afetar diretamente sua taxa de conversão são as avaliações dos produtos. Elas são a prova social para quem chega na página do seu produto e quer saber se ele funciona e como foi a experiência da compra.

Apesar de não ser critério no cálculo da reputação do vendedor no Mercado Livre, elas influenciam a decisão de compra, consequentemente a taxa de conversão.

Tempo de resposta

Quer melhorar a taxa de conversão do seu anúncio? Então, responda rapidamenteo as perguntas. 

O Mercado Livre realiza continuamente vários estudos e análises sobre as vendas na plataforma. Um destes estudos foi como a taxa de conversão está associada ao tempo de resposta no anúncio. A conclusão foi que o atraso nas respostas gera a perda de conversão.

taxa de conversão está associada ao tempo de resposta no anúncio

Repare quanto o tempo de uma resposta no Mercado Livre influencia na decisão de compra. Ou seja, responder no menor espaço de tempo é fundamental para manter o interesse do seu comprador.

Resumo dos fatores que influenciam a taxa de conversão nos anúncios do Mercado Livre.

FatorImpacto na ConversãoDica de Otimização
ImagensAltoUse fotos profissionais e detalhadas
TítulosAltoUse palavras-chave e a técnica PMME
DescriçõesMédioSeja claro e forneça informações completas
FreteAltoOfereça frete grátis
Reputação do vendedorMuito AltoPriorize a variável com pior desempenho
Tempo de respostaMuito AltoUse ferramentas de respostas automáticas

Estratégias para aumentar a taxa de conversão

Agora que você já sabe os fatores que influenciam a taxa de conversão, fica mais fácil buscar formas de otimizar seu anúncio para vender mais no Mercado Livre. No quadro acima você viu que apresentamos algumas dicas de otimização de conversão.

Mas sabemos que você quer ir além e transformar visitantes em compradores. Por isso, vamos dar 5 dicas que realmente vão melhorar sua taxa de conversão. Mas atenção, se a sua reputação estiver ruim, alinhe suas expectativas. Nossas dicas podem não trazer o resultado que você espera.

Dica 1: Ative o “Minha Página”

Para posicionar sua marca e ganhar destaque em relação aos seus concorrentes, você deve ativar o recurso “Minha Página”. Dessa forma, os potenciais compradores poderão acessá-la pelos seus anúncios e também pelo link da sua página.

ative o minha página para melhorar a taxa de conversão

Uma vantagem desse recurso é a possibilidade de personalizar e colocar produtos em destaque na sua página dentro do Mercado Livre. Logo, você pode destacar os produtos que já possuem boa conversão. Assim, pode aumentar seu faturamento mais rapidamente.

Dica 2: Respostas automáticas

As perguntas nos anúncios do Mercado Livre são uma excelente oportunidade de conversão de vendas dentro da plataforma. Mas sabemos que, por vezes, o volume de perguntas é grande e o vendedor não dá conta de responder. 

Então, as ferramentas para respostas automáticas são um recurso muito útil para os vendedores que buscam otimizar as taxas de conversão dos anúncios. Além disso, elas vão ajudar a: 

  1. Aumentar a produtividade no atendimento;
  2. Não depender exclusivamente de uma equipe para responder as perguntas nos anúncios.
  3. Garantir que os potenciais compradores sejam atendidos, independentemente do horário.
  4. Padronizar o atendimento e garantir que as informações sejam consistentes e precisas.
  5. Reduzir o tempo de resposta e não perder uma venda por deixar de responder uma dúvida do comprador.

Cada pergunta no Mercado Livre é uma oportunidade de converter uma venda.

Dica 3: Faça Testes A/B para melhorar a taxa de conversão

Os testes A/B são ferramentas poderosas para otimização de conversão no Mercado Livre. Eles permitem comparar diferentes versões de elementos em seus anúncios. Assim, você vê quais geram melhores resultados.

Para fazer testes A/B da forma certa, siga estas etapas:

  1. Escolha um elemento de cada vez para testar (título, imagem principal, descrição),
  2. Crie duas versões do elemento (A e B),
  3. Analise os resultados após um período significativo,
  4. Implemente a versão vencedora.
  • Títulos dos anúncios
  • Imagens principais dos produtos
  • Descrições detalhadas
  • Preços e opções de frete

Faça mudanças uma de cada vez para ver o que faz diferença. O processo de otimização é contínuo. Revise os dados com frequência e faça ajustes. Com o tempo, você vai achar o que funciona melhor para seu anúncio no Mercado Livre.

A otimização de conversão com testes A/B melhora a experiência do usuário e aumentará suas vendas no Mercado Livre.

Teste diferentes abordagens para ver o que funciona melhor. Análise e ajustes baseados em dados são chave para melhorar as vendas.

“É muito importante analisar dados para melhorar as vendas no Mercado Livre. Eles servem de base para definir as estratégias. Dados são como um farol para o vendedor e vendedora. Eles iluminam o caminho para melhorar e aumentar as vendas.”

Entender os dados é o primeiro passo para vender mais e se destacar no Mercado Livre.

Análise de dados para otimização de conversão

Dica 4: Use variações de produto

As variações nos anúncios do Mercado Livre podem ter um grande impacto positivo na taxa de conversão de suas vendas. Ao criar anúncios de produtos com variações, você concentra em um único anúncio as visitas que iriam para anúncios separados.

variações de produtos na otimização da taxa de conversão

Para as vendas isso é muito importante porque você terá uma taxa de conversão melhor. Além disso, pode aumentar a visibilidade do anúncio no Mercado Livre.

Dica 5: Crie anúncios patrocinados

Nossa última dica é a mais poderosa para aumentar a taxa de conversão de um produto no Mercado Livre: os anúncios patrocinados. Eles são uma forma eficiente de aumentar a exposição e visibilidade dos seus anúncios.

Quanto mais compradores virem seu produto, maiores são as chances de cliques (CTR). Em certos casos, ela pode representar mais de 70% no aumento das vendas de seus produtos (Fonte: Mercado Livre).

Mas cuidado, com um ponto. Se a qualidade do seu anúncio for ruim, você pode até receber mais cliques, mas não terá conversão. Ou seja, vai gastar o orçamento diário das campanhas e não vender nada.

“As campanhas de Product Ads são um canhão para aumentar a visibilidade e exposição dos produtos. Porém, se o anúncio for ruim, a ferramenta vai potencializar os cliques e não trazer conversão. Isso será um tiro no pé para o bolso do seller.” (Joel Cunha)

Conforme explicado pelo nosso CEO, a publicidade no Mercado Livre vai trazer resultados positivos para a taxa de conversão em vendas, se a qualidade do anúncio for boa. 

Outro fator importante a destacar é que a baixa taxa de conversão no anúncio do Mercado Livre ainda pode prejudicar a visibilidade. Entenda como isso acontece.

O impacto da taxa de conversão na visibilidade dos anúncios

Até aqui você já entendeu que a taxa de conversão é muito importante para vender no Mercado Livre. Se for alta, mostra que seus anúncios atendem bem os compradores. Mas se for baixa, aí pode ser um problema sério.

Dentro do Mercado Livre a taxa de conversão é um dos sinais para o algoritmo identificar se o anúncio vai atender aquilo que o potencial comprador deseja. Logo, se o anúncio tiver uma taxa ruim, vai afetar como seus anúncios aparecem na plataforma.

Como o algoritmo do Mercado Livre considera a taxa de conversão?

O algoritmo do Mercado Livre considera vários fatores para decidir quais anúncios mostrar nos resultados das buscas. A taxa de conversão é uma delas e muito importante. 

O raciocínio é o seguinte: os anúncios que vendem mais, aparecem mais nos resultados de busca.

Então, se seu anúncio vende bem, o algoritmo entende que é bom para os compradores. Logo, ele aparece mais nos resultados de pesquisa. A visibilidade sendo maior, a probabilidade de cliques aumenta. 

Relação entre cliques, vendas e posicionamento nos resultados de busca.

Para seus anúncios aparecerem no Mercado Livre eles dependem de cliques e vendas. Anúncios atrativos e relevantes para a pesquisa do usuário são mais propensos a receber cliques. 

ciclo-de-visibilidade-de-um-anuncio

Cliques frequentes em um anúncio, seguidos de uma alta taxa de conversão, indicam ao algoritmo que o anúncio é relevante para os compradores. Isso melhora a classificação do anúncio nas buscas e, consequentemente, dá mais visibilidade.

Muitos cliques sem vendas é ruim para classificar e aparecer nas primeiras posições orgânicas. Por isso a taxa de conversão é importante para melhorar sua posição. O algoritmo busca anúncios que dão uma boa experiência de compra.

Conclusão

A taxa de conversão é muito importante para vender no Mercado Livre. Além de dar a direção de onde colocar seus esforços de otimização, ela vai mostrar qual anúncio você está convertendo visitantes em compradores.

Além disso, como vimos no artigo de hoje, a taxa de conversão é um indicador importante para o algoritmo do Mercado Livre dar ou não maior visibilidade em um anúncio. Se a taxa for baixa, seus anúncios encontrarão maior dificuldade para aparecer nos resultados das pesquisas que os usuários fizerem.

Portanto, para melhorar suas vendas, é importante monitorar e ajustar a taxa de conversão dos seus anúncios. Use as dicas deste artigo para fazer as otimizações necessárias e aumente suas vendas.

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