As perguntas feitas nos anúncios do Mercado Livre são uma oportunidade real de concretizar uma venda. Se o vendedor responder com mais agilidade, ele estará mais próximo de concluir uma venda. Mas, e se o tempo de resposta no Mercado Livre for alto?
De fato, essa é uma situação que ocorre com certa frequência nos anúncios do Mercado Livre. Mas, as consequências disso podem ser desastrosas.
Por isso é importante entender como funciona o tempo de resposta no Mercado Livre, como melhorá-lo e quais são as faixas consideradas ideais para aproveitar o interesse do comprador.
Para você que chegou até aqui querendo entender melhor porque o tempo de resposta no Mercado Livre é importante e como ele funciona, veja o que nosso CEO e consultor certificado, Joel Jonathan Cunha, fala sobre o assunto.
Preparado? Então bora lá que o conteúdo de hoje é exclusivo e com várias informações úteis para você não ficar mais com essa dúvida.
Tempo de resposta Mercado Livre e a decisão de compra.
O tempo de resposta no Mercado Livre é um fator extremamente importante para quem quer aumentar as vendas na plataforma. É uma métrica que, além de mostrar a capacidade de atendimento, tem o poder de fazer as vendas aumentarem.
Para você que tem alguma dúvida do quanto o tempo de resposta influencia na decisão de compra, veja o estudo que o próprio Mercado Livre disponibiliza sobre como responder a tempo é fundamental para manter o interesse do seu comprador.
Entenda melhor as zonas de respostas:
● Zona 1: de 0 a 2 minutos: o usuário está pensando no produto que deseja, nas opções de compra que possui, e está conectado ao seu anúncio.
● Zona 2: 2 a 5 minutos – Talvez o comprador esteja vendo o anúncio de outro vendedor e não mais 100% conectado ao seu, mas continua no processo de pesquisa. Neste caso, o comprador está avaliando as características e benefícios dos produtos de outros vendedores e comparando-os.
● Zona 3: 5 e 10 minutos: o usuário está pesquisando o produto, mas já se dispersou, e pode ser que ele esteja navegando e vendo outras coisas.
● Zona 4: após 10 minutos: podemos considerar que o comprador está fora da zona. Ele entrou no Mercado Livre e fez as perguntas que precisava, mas já está fora do processo de compra. Pode até já ter comprado de outro vendedor.
Observe que se o tempo de resposta no Mercado Livre for acima de 5 minutos, o comprador já começa a se distrair. Se for na faixa acima de 10 minutos, ele perdeu o impulso da compra.
Isso significa que você pode deixar de vender por não responder o comprador no momento em que ele estava mais disposto para comprar.
Mais visitas, mais perguntas no anúncio!
Uma coisa é fato, o número de perguntas no anúncio vai aumentar à medida que você receber mais visitas no Mercado Livre.
Ainda mais se você fizer publicidade com Product Ads que aumenta a exposição de seus anúncios. O número de visitas aumenta e, como resultado, terá mais perguntas no anúncio.
Isso é inevitável! Mesmo que você tenha uma boa descrição e preencha toda a ficha técnica.
Entenda uma coisa, muitas pessoas acabam não prestando atenção no anúncio ou param para ler. Há ainda aquelas que só leem o título, dão uma olhada nas fotos e, se não identificam o que querem, vão direto no campo de perguntas.
Seja qual for o motivo, você não vai mudar o comportamento do usuário. Isso é motivo para perder sua venda?
Claro que não! As perguntas que os compradores fazem nos seus anúncios são uma oportunidade para criar um vínculo com eles.
No entanto, sabemos que o aumento de perguntas pode impactar na capacidade de o vendedor conseguir responder com agilidade e, isso vai comprometer o tempo de resposta no Mercado Livre.
O que acontece quando o vendedor do Mercado Livre não responde?
Não responder às perguntas no Mercado Livre é um grande erro! Você conseguiu uma das coisas mais importantes que é fazer um potencial comprador entrar no seu anúncio para não dar atenção para ele?
Além de perder oportunidade de vendas, isso vai comprometer uma métrica muito importante para a relevância de um anúncio: a taxa de conversão.
Saiba de uma coisa, quando um anúncio recebe muitas visitas e tem poucas vendas, isso significa que ele tem uma baixa conversão.
Na prática o que o algoritmo do Mercado Livre entende?
Que o anúncio não é bom. Então, diminui a relevância dele. Ou seja, seu anúncio piora na classificação das pesquisas e perde posições.
Aí, você vai se perguntar: Por que meus anúncios não aparecem no Mercado Livre?
Portanto, é preciso responder às perguntas e, ainda, não deixar subir o tempo de resposta no Mercado Livre.
Como vimos anteriormente, o tempo de resposta alto no Mercado Livre também faz o anúncio perder vendas. Causando os mesmos problemas na taxa de conversão e relevância.
Bom, acredito que ficou claro.
Quanto tempo o vendedor do Mercado Livre tem para responder?
A melhor resposta seria: – Na hora que o comprador fizer a pergunta!
Mas sabemos que essa não é a realidade. De modo geral, o Mercado Livre considera um bom tempo de resposta até 1 hora. Ele informa isso no painel de vendedores.
![tempo de resposta no painel de vendedores do mercado livre](https://www.conectaads.com.br/wp-content/uploads/2023/09/tempo-de-resposta-painel-de-vendedores.webp)
Como se chegou nesse tempo?
O Mercado Livre realiza continuamente vários estudos e análises, um destes foi como a taxa de conversão está associada ao tempo de resposta no anúncio. A conclusão foi que o atraso nas respostas gera a perda de alguns pontos percentuais de conversão (concretização da venda):
● Tempo de resposta de 5 minutos: a taxa de conversão é reduzida – 0,1pp
● Tempo de resposta 30 minutos: a taxa de conversão é reduzida – 0,2pp
● Tempo de resposta 90 minutos: Taxa de conversão reduzida – 0,4pp
● Tempo de resposta 240 minutos: a taxa de conversão é reduzida – 0,7pp
Portanto, a conversão máxima é obtida respondendo nos primeiros 2 a 5 minutos.
Se a resposta demorar mais de 4 horas, é o mesmo que não ter respondido.
Mas, o que fazer então?
Como melhorar o tempo de resposta no Mercado Livre?
Colocando uma célula de atendimento (SAC) só para responder as perguntas? Se você pensou assim, saiba que muitos vendedores fazem exatamente isso!
E não há nada de errado nisso.
O fato é que esta alternativa tem alguns aspectos:
1- se o atendimento é feito por um departamento, vai sobrecarregar o setor e perder produtividade.
2- se for contratar uma pessoa só para responder perguntas, vai ter o salário e os respectivos encargos na folha de pagamento.
Além disso, há também outro ponto: a pessoa precisará de treinamento para conhecer os detalhes dos produtos e responder adequadamente às perguntas para atrair o cliente e motivá-lo a realizar a compra.
Sabia que existem boas práticas para respostas no Mercado Livre?
- Não informar dados do vendedor como endereço, telefone ou site.
- Não solicitar dados pessoais do comprador sem que ele tenha efetuado uma compra.
- Não manipular a venda dentro do Mercado Livre, sugerindo que ele compre de um anúncio mais barato, por exemplo.
- Não induzir o comprador a realizar a compra fora do Mercado Livre.
Veja que o Mercado Livre deixa claro que o espaço de perguntas e respostas não pode ser usado para compartilhar algumas informações.
Qualquer deslize da pessoa que ficar responsável por responder as perguntas no anúncio do Mercado Livre é passível de bloquear a conta.
Por isso, recomendamos utilizar ferramentas de inteligência artificial para responder automaticamente às perguntas no Mercado Livre.
As respostas automáticas no Mercado Livre permitem que você responda de forma rápida e eficiente, aumenta as chances de venda e evita o uso de informações não permitidas.
Além de serem uma ferramenta útil para aumentar suas vendas no Mercado Livre, as respostas automáticas reduzem o seu custo com o atendimento. Ou seja, não é necessário mais ter uma pessoa só para responder às perguntas dos anúncios.
Outra vantagem é que muitas dessas soluções para respostas automáticas permitem que você também automatize a comunicação do pós-venda.
Por exemplo, confirmação de compra, informações de envio e instruções de uso.
Certamente isso vai agilizar o seu processo de venda e te deixar focar em tarefas mais importantes.
Bom, terminamos por aqui nosso artigo de hoje e esperamos que ele tenha contribuído de alguma forma para você melhorar seu tempo de resposta no MercadoLivre para aumentar as suas vendas.
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