Apesar de todos os esforços para criar um site atrativo e bem posicionado nos mecanismos de busca, nem sempre é possível obter o tráfego desejado. Com a concorrência cada vez mais acirrada na internet, investir em tráfego pago é uma alternativa para quem quer obter mais visitantes para o seu E-commerce.
No entanto, é importante saber como fazer isso da maneira correta, para não desperdiçar dinheiro.
Muitas empresas investem em anúncios de publicidade paga para promover o seus produtos com tráfego pago, sem saber como utilizar essa ferramenta de forma eficiente.
Por isso, vamos dar 5 dicas para você obter mais visitantes no seu E-commerce e aumentar as suas vendas. Acompanhe!
O que é tráfego pago?
Tráfego pago é o termo usado para descrever o tráfego gerado por anúncios pagos (mídia paga). Isso inclui anúncios em motores de busca, redes sociais e outros sites. Quando você paga para colocar um anúncio, você está pagando para gerar tráfego para o seu site ou loja virtual.
A vantagem do tráfego pago é que ele pode ser mais direcionado (segmentado) do que o tráfego orgânico. Em outras palavras, você pode colocar seus anúncios diante de um público que está mais propenso a comprar o que você está vendendo.
No entanto, o custo do tráfego pago pode ser um obstáculo para algumas empresas.
Existem muitas maneiras de gerar tráfego pago. Sendo assim, a escolha da melhor opção dependerá de fatores como o seu orçamento, as metas de marketing e a concorrência no seu mercado-alvo.
Aqui estão algumas das principais opções de tráfego pago:
Tipos de tráfego pago: quais são os principais canais para investir em publicidade paga?
Anúncios em motores de busca
Antes de tudo, os anúncios em motores de busca (também conhecidos como links patrocinados) são os anúncios que aparecem nas primeiras posições ou nas últimas posições na página de resultados de pesquisa. Eles são comprados através de leilões e os preços variam conforme a palavra-chave e concorrência.
Redes sociais
As redes sociais oferecem diversas maneiras de gerar tráfego pago através de anúncios. As principais plataformas sociais incluem Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Contudo, cada rede social tem sua própria estrutura de preços e formatos de anúncios, então você precisará pesquisar qual funcionará melhor para o seu negócio.
Display advertising
O display advertising envolve a colocação de banner ads em sites relevantes para o seu mercado-alvo. Os preços variam dependendo do site onde os banner ads serão exibidos e da quantidade de tráfego que este site recebe.
Dessa forma, um site relevante é aquele que tem conteúdo relacionado ao produto ou serviço, que enviará para seu site quando as pessoas clicarem nos seus banners Ads. Eles geralmente cobram por impressão (cada vez que um banner é carregado) – CPM, Custo por mil impressões; ou por clique (quando um usuário clica no banner) – CPC, Custo por clique.
Display advertising é uma forma efetiva de gerar visitantes para seu site que sejam compradores potenciais. Em outras palavras, visitantes que podem ser convertidos em usuários ou clientes.
Muitas vezes, essa forma de marketing pode ser subestimada porque muitos proprietários de sites ou lojas virtuais acham que Banner Ads é uma forma de publicidade paga ultrapassada.
Mas a verdade é que ela ainda pode ser um meio eficaz de gerar visitas no seu E-commerce se for feita corretamente.
Outros canais:
Além dos canais discutidos acima existem outros que também podem gerar visitantes para seu E-commerce. Tais canais incluem o YouTube anúncios, anúncios em artigos de blogs patrocinados (Anúncios sponsored).
Inclusive, se você vende em Marketplaces também é possível fazer publicidade paga para conseguir mais visitas em seus anúncios. Sites como Amazon, Shopee e Mercado Livre possuem ferramentas próprias para promover produtos e colocá-los em posições estratégicas para receber mais cliques.
Um exemplo disso é o Product Ads do Mercado Livre. Permite aos vendedores criarem campanhas de anúncios patrocinados com objetivos e limites de orçamento definidos.
Da mesma forma ocorre na Shopee Ads. A ferramenta permite a criação de anúncios pagos para impulsionar as vendas e aumentar a exposição dos produtos e lojas.
Repare que existem várias formas e meios de usar o tráfego pago para uma estratégia de Marketing. Por isso, você precisa avaliar bem qual canal de mídia funciona melhor para atrair público certo para seu E-commerce.
Por que investir nessa estratégia para obter mais visitantes no seu site?
Uma das principais razões para investir em tráfego pago para aumentar o número de visitantes no seu site é que essa estratégia permite direcionar o tráfego para as páginas certas do seu site. Isso é importante, pois significa que você estará enviando visitantes qualificados para as páginas que mais convertem, o que aumentará as chances de vendas.
Além disso, o tráfego pago também permite monitorar e medir os resultados com mais precisão, o que torna possível fazer ajustes nas campanhas com base em dados reais. Isso garante que você esteja sempre otimizando sua campanha para obter os melhores resultados possíveis.
5 Dicas para obter mais visitantes com tráfego pago:
- Defina bem o seu objetivo;
- Crie anúncios atrativos;
- Escolha as palavras-chave certas;
- Teste, teste e teste os seus anúncios;
- Monitore os resultados.
Se você quer aumentar as suas vendas no Mercado Livre, uma das principais estratégias é investir em tráfego pago. Esse tipo de tráfego permite gerar fluxo de visitas para seus produtos. Mas lembre-se que sua estratégia precisa ser bem elaborada e muito eficiente.
Então, quer vender mais no Mercado Livre e não sabe por onde começar? Se inscreva em nosso blog e fique conectado conosco, aprendendo cada vez mais sobre o Mercado Ads!